Questões de Concursos: Gestão e Negócios Prepare-se para a prova com questões de Gestão e Negócios de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Gestão e Negócios Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q905342 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024A Resolução CNE/CP Nº 1 de 2021, que estabelece as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, determina as formas como os cursos técnicos de nível médio devem ser desenvolvidos. A forma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos indivíduos que já concluíram o Ensino Médio é denominada a) concomitante intercomplementar. b) concomitante. c) integrada. d) subsequente. e) subsequente intercomplementar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q905345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia do multiletramento. Em relação às suas características principais, podemos afirmar que o multiletramento a) ignora as culturas de referência dos estudantes, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em busca de um enfoque majoritário, de maneira a cristalizar seu repertório em direção a outros letramentos. b) parte da cultura majoritariamente reconhecida na sociedade, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, em busca de um enfoque único e aprovado pelo poder público, de maneira a ampliar seu repertório na direção dos letramentos permitidos. c) prioriza as culturas de referência dos estudantes e das diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em busca de um enfoque crítico e plural, direcionando seu repertório na direção de outros letramentos. d) suprime as culturas de referência dos estudantes e ignora as diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca de um enfoque conservador e único, de maneira a manter o seu repertório na direção dos letramentos considerados canônicos. e) parte das culturas de referência dos estudantes e das diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca de um enfoque crítico e plural, de maneira a ampliar seu repertório na direção de outros letramentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q905346 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024O Currículo Paulista – etapa Ensino Médio apresenta alguns pressupostos em seu texto, cuja função é orientar as propostas pedagógicas das escolas. A respeito dos princípios que orientam o Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Todos podem aprender, mas é necessário que se adequem às estratégias metodológicas pré definidas nos documentos oficiais.( ) É importante buscar caminhos para consolidar os saberes específicos de cada um dos componentes curriculares, sem ceder à pressão social que busca integrá-los a qualquer custo.( ) Práticas pedagógicas que consideram o estudante em sua integralidade são opostas às práticas que normatizam comportamentos, impõem rótulos ou tentam moldar os estudantes a um modelo ideal de pessoa.( ) No Ensino Médio, é necessário adotar estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia dos estudantes.As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, a) V, F, F, V. b) F, F, V, V. c) F, V, V, F. d) V, V, F, F. e) F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q905347 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares pensadas para o Ensino Médio devem ser pautadas por abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, e precisam a) reconhecer a cultura hegemônica e priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à memorização de conteúdos, de forma a garantir o desenvolvimento da disciplina, da responsabilidade e da obediência às normas e regras reconhecidas. b) compreender a transitoriedade das expressões culturais das juventudes, e definir quais delas devem ser consideradas no processo de ensino-aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de responsabilidade, disciplina e de seu projeto de vida. c) considerar as culturas juvenis, a diversidade e singularidade de cada estudante, garantindo o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, do protagonismo e de seu projeto de vida. d) definir a expressão cultural socialmente aceita, e organizar atividades que permitam aos jovens tomar contato com ela e desconsiderar outras expressões de cultura que conheçam, garantindo o desenvolvimento de responsabilidade, autonomia, protagonismo e de seu projeto de vida. e) considerar as culturas juvenis, a diversidade e singularidade de cada estudante, garantindo o desenvolvimento da responsabilidade e disciplina, evitando assim práticas que favoreçam o protagonismo e a autonomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q905348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024Em uma turma do ensino médio, o professor de Biologia optou por implementar a metodologia de "aprendizagem baseada em projetos" para explorar a biodiversidade local. Os estudantes foram organizados em grupos e orientados a desenvolver um projeto de pesquisa sobre as espécies de plantas encontradas no entorno da escola. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto? a) Os estudantes participam de uma série de workshops práticos sobre técnicas de coleta de dados em biodiversidade. b) O professor conduz uma atividade de aprendizagem colaborativa em que os estudantes aplicam a classificação taxonômica a espécies de plantas coletadas. c) Cada grupo realiza uma análise aprofundada de campo, documentando e analisando a ecologia de uma espécie de planta específica. d) Os estudantes organizam uma expedição de campo a um jardim botânico renomado para observar plantas em seu habitat natural. e) Os grupos apresentam seus projetos de pesquisa em uma conferência simulada, na qual são desafiados com perguntas detalhadas por um painel de especialistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q905349 | Pedagogia, Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024Em um curso de engenharia que adota um modelo de ensino híbrido, onde os estudantes têm acesso a laboratórios virtuais para simular experimentos e testar teorias antes de aplicá-las fisicamente, qual das seguintes atividades melhor ilustra o uso avançado dessa metodologia de ensino? a) Os estudantes assistem a uma série de webinars conduzidos por profissionais renomados da área de engenharia. b) Os estudantes utilizam softwares de modelagem avançada para desenvolver um projeto de pesquisa de forma individual. c) A turma participa de um desafio nacional de engenharia, realizando a apresentação dos resultados de forma online. d) Os estudantes colaboram em uma plataforma de realidade virtual para projetar e testar protótipos de engenharia, integrando trabalho remoto e simulação prática. e) O professor ministra um curso intensivo de matemática avançada, preparando os estudantes para desafios futuros na engenharia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q905343 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024A Lei nº 8.069, de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina em seu capítulo V, Art. 63, os princípios para a formação técnico-profissional, relacionados a seguir:I. garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; II. atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente; III. horário complementar obrigatório para o exercício de atividades remuneradasEstão corretamente expressos os princípios contidos a) nos itens I, II e III. b) nos itens I e II. c) nos itens II e III. d) nos itens I e III. e) apenas no item II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q905344 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a organização dessa etapa da Educação Básica por áreas de conhecimento tem por finalidade ____________ dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender e ____________ uma realidade complexa. Tal organização deve contribuir para a integração dos conhecimentos, entendida como condição para a ____________ de sentidos aos conceitos e conteúdos estudados nas escolas.Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são: a) organizar, aceitar, definição. b) integrar, aceitar, ressignificação. c) integrar, transformar, atribuição. d) organizar, transformar, atribuição. e) adaptar, reverter, ressignificação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q905350 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024O Currículo Paulista, em seu capítulo sobre as Juventudes, estabelece alguns princípios. De acordo com eles, por exemplo, é preciso eximi-los dos ____________, especialmente os das impossibilidades, e criar oportunidades para que cada um possa expressar seus ____________, dar sua contribuição e ser reconhecido por isso. O desânimo dos adolescentes e jovens também tem explicação: além de não verem ____________ em muitas das coisas que oferecemos nas escolas, eles estão passando por uma fase de mudança de humor, dispersão da atenção e busca de novos ____________. Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são: a) rótulos, talentos, sentido, estímulos. b) problemas, desejos, função, interesses. c) dissabores, sonhos, conexão, horizontes. d) desgostos, projetos, sentido, estímulos. e) rótulos, anseios, conexão, interesses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF
1 Q905342 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024A Resolução CNE/CP Nº 1 de 2021, que estabelece as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, determina as formas como os cursos técnicos de nível médio devem ser desenvolvidos. A forma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos indivíduos que já concluíram o Ensino Médio é denominada a) concomitante intercomplementar. b) concomitante. c) integrada. d) subsequente. e) subsequente intercomplementar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q905345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia do multiletramento. Em relação às suas características principais, podemos afirmar que o multiletramento a) ignora as culturas de referência dos estudantes, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em busca de um enfoque majoritário, de maneira a cristalizar seu repertório em direção a outros letramentos. b) parte da cultura majoritariamente reconhecida na sociedade, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, em busca de um enfoque único e aprovado pelo poder público, de maneira a ampliar seu repertório na direção dos letramentos permitidos. c) prioriza as culturas de referência dos estudantes e das diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em busca de um enfoque crítico e plural, direcionando seu repertório na direção de outros letramentos. d) suprime as culturas de referência dos estudantes e ignora as diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca de um enfoque conservador e único, de maneira a manter o seu repertório na direção dos letramentos considerados canônicos. e) parte das culturas de referência dos estudantes e das diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca de um enfoque crítico e plural, de maneira a ampliar seu repertório na direção de outros letramentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q905346 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024O Currículo Paulista – etapa Ensino Médio apresenta alguns pressupostos em seu texto, cuja função é orientar as propostas pedagógicas das escolas. A respeito dos princípios que orientam o Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Todos podem aprender, mas é necessário que se adequem às estratégias metodológicas pré definidas nos documentos oficiais.( ) É importante buscar caminhos para consolidar os saberes específicos de cada um dos componentes curriculares, sem ceder à pressão social que busca integrá-los a qualquer custo.( ) Práticas pedagógicas que consideram o estudante em sua integralidade são opostas às práticas que normatizam comportamentos, impõem rótulos ou tentam moldar os estudantes a um modelo ideal de pessoa.( ) No Ensino Médio, é necessário adotar estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia dos estudantes.As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, a) V, F, F, V. b) F, F, V, V. c) F, V, V, F. d) V, V, F, F. e) F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q905347 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares pensadas para o Ensino Médio devem ser pautadas por abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, e precisam a) reconhecer a cultura hegemônica e priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à memorização de conteúdos, de forma a garantir o desenvolvimento da disciplina, da responsabilidade e da obediência às normas e regras reconhecidas. b) compreender a transitoriedade das expressões culturais das juventudes, e definir quais delas devem ser consideradas no processo de ensino-aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de responsabilidade, disciplina e de seu projeto de vida. c) considerar as culturas juvenis, a diversidade e singularidade de cada estudante, garantindo o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, do protagonismo e de seu projeto de vida. d) definir a expressão cultural socialmente aceita, e organizar atividades que permitam aos jovens tomar contato com ela e desconsiderar outras expressões de cultura que conheçam, garantindo o desenvolvimento de responsabilidade, autonomia, protagonismo e de seu projeto de vida. e) considerar as culturas juvenis, a diversidade e singularidade de cada estudante, garantindo o desenvolvimento da responsabilidade e disciplina, evitando assim práticas que favoreçam o protagonismo e a autonomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q905348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024Em uma turma do ensino médio, o professor de Biologia optou por implementar a metodologia de "aprendizagem baseada em projetos" para explorar a biodiversidade local. Os estudantes foram organizados em grupos e orientados a desenvolver um projeto de pesquisa sobre as espécies de plantas encontradas no entorno da escola. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto? a) Os estudantes participam de uma série de workshops práticos sobre técnicas de coleta de dados em biodiversidade. b) O professor conduz uma atividade de aprendizagem colaborativa em que os estudantes aplicam a classificação taxonômica a espécies de plantas coletadas. c) Cada grupo realiza uma análise aprofundada de campo, documentando e analisando a ecologia de uma espécie de planta específica. d) Os estudantes organizam uma expedição de campo a um jardim botânico renomado para observar plantas em seu habitat natural. e) Os grupos apresentam seus projetos de pesquisa em uma conferência simulada, na qual são desafiados com perguntas detalhadas por um painel de especialistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q905349 | Pedagogia, Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024Em um curso de engenharia que adota um modelo de ensino híbrido, onde os estudantes têm acesso a laboratórios virtuais para simular experimentos e testar teorias antes de aplicá-las fisicamente, qual das seguintes atividades melhor ilustra o uso avançado dessa metodologia de ensino? a) Os estudantes assistem a uma série de webinars conduzidos por profissionais renomados da área de engenharia. b) Os estudantes utilizam softwares de modelagem avançada para desenvolver um projeto de pesquisa de forma individual. c) A turma participa de um desafio nacional de engenharia, realizando a apresentação dos resultados de forma online. d) Os estudantes colaboram em uma plataforma de realidade virtual para projetar e testar protótipos de engenharia, integrando trabalho remoto e simulação prática. e) O professor ministra um curso intensivo de matemática avançada, preparando os estudantes para desafios futuros na engenharia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q905343 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024A Lei nº 8.069, de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina em seu capítulo V, Art. 63, os princípios para a formação técnico-profissional, relacionados a seguir:I. garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; II. atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente; III. horário complementar obrigatório para o exercício de atividades remuneradasEstão corretamente expressos os princípios contidos a) nos itens I, II e III. b) nos itens I e II. c) nos itens II e III. d) nos itens I e III. e) apenas no item II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q905344 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a organização dessa etapa da Educação Básica por áreas de conhecimento tem por finalidade ____________ dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender e ____________ uma realidade complexa. Tal organização deve contribuir para a integração dos conhecimentos, entendida como condição para a ____________ de sentidos aos conceitos e conteúdos estudados nas escolas.Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são: a) organizar, aceitar, definição. b) integrar, aceitar, ressignificação. c) integrar, transformar, atribuição. d) organizar, transformar, atribuição. e) adaptar, reverter, ressignificação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q905350 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024O Currículo Paulista, em seu capítulo sobre as Juventudes, estabelece alguns princípios. De acordo com eles, por exemplo, é preciso eximi-los dos ____________, especialmente os das impossibilidades, e criar oportunidades para que cada um possa expressar seus ____________, dar sua contribuição e ser reconhecido por isso. O desânimo dos adolescentes e jovens também tem explicação: além de não verem ____________ em muitas das coisas que oferecemos nas escolas, eles estão passando por uma fase de mudança de humor, dispersão da atenção e busca de novos ____________. Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são: a) rótulos, talentos, sentido, estímulos. b) problemas, desejos, função, interesses. c) dissabores, sonhos, conexão, horizontes. d) desgostos, projetos, sentido, estímulos. e) rótulos, anseios, conexão, interesses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro