Questões de Concursos Públicos: Gestor Governamental

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A comissão examinadora de um concurso é constituída por um Corregedor Geral de Justiça, dois Juízes de Comarca, um advogado da OAB e um representante do Ministério Público. Se no momento estão disponíveis um Corregedor Geral, vinte Juízes de Comarca, trinta Advogados da OAB e doze representantes do Ministério Público, então, o total de comissões distintas que se pode formar é:

Numa determinada região, existem alguns pólos de prestação de serviços. Ao final de cada mês, toda a documentação coletada é enviada ao setor público responsável, na capital dessa região, embalada em caixas de papelão. O encarregado do recebimento percebeu que a probabilidade de uma caixa chegar com um furo é 0,05; de chegar com um canto amassado é 0,08 e de chegar com um furo e um canto amassado é de 0,004. Se um inspetor de qualidade escolher uma caixa ao acaso, a probabilidade de ela ter um furo ou um canto esmagado é:

Um júri coloca 10% dos culpados em liberdade e 1% dos inocentes em prisão. No próximo julgamento, um suspeito vindo de um grupo com 80% de culpados será submetido a esse júri. A probabilidade de ele NÃO ser posto em liberdade é de:

Numa embaixada, trabalham oito brasileiros e seis estrangeiros. Necessita-se formar comissões de cinco funcionários, constituídas por três brasileiros e dois estrangeiros. Nessas condições, a quantidade de comissões possíveis de serem formadas é:

O documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é:

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO:

O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se lhes assegure uma educação efetiva. O professor que trabalha com a cultura viva é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos. Consciente dessas tensões vividas constantemente na escola e na sala de aula, cabe-lhe:

I. não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;

II. oportunizar a preparação para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente de qualificação acadêmica e profissional;

III. contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente;

IV. ressaltar a participação dos alunos em atividades curriculares, estabelecendo contato com associação médico-educativa.

Estão CORRETOS os itens:

O serviço de meteorologia prevê para o próximo final de semana que há 50% de chances de chover sábado e também registra 50% de chances de chover no domingo. A partir dessas informações, podemos concluir que há:

A coordenação pedagógica deverá ser capacitada em três dimensões básicas da formação humana, a saber:

Numa discussão sobre o que leva os indivíduos a aprender, vários pedagogos apresentaram suas opiniões, destacando diferentes teorias que podem ser observadas nas propostas a seguir:

Francisco: "No meu ponto de vista, o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos."

Maria Amélia: "Eu acho que a aprendizagem acontece por meio da ação do meio sobre a pessoa, e isso implica sua conduta às exigências da sociedade."

Luzia: "Penso que os indivíduos aprendem porque suas estruturas de aprendizagem já estão basicamente prontas desde o seu nascimento, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza."

A seqüência das idéias apresentadas pelos pedagogos corresponde, respectivamente, às seguintes teorias: