Questões de Concursos: Gestor Legislativo

Prepare-se para a prova com questões de Gestor Legislativo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q905112 | Noções de Informática, Windows, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Qual das opções abaixo descreve corretamente o procedimento básico para compactar arquivos em um arquivo ZIP e, posteriormente, extrair o conteúdo no Windows?

2 Q905107 | Gestão de Pessoas, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Segundo Chiavenato (2004) as pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e as fraquezas de uma organização dependendo da maneira como são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como também podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos da Gestão de Pessoas (GP) sejam plenamente alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional. Os objetivos da GP são variados e deve contribuir para a eficácia organizacional por meio dos seguintes meios:

I. Construir a melhor equipe e a melhor empresa: não basta cuidar somente das pessoas. Ao cuidar dos talentos, a GP precisa cuidar também do contexto em que eles trabalham. Isso envolve a organização do trabalho, a cultura corporativa e o estilo de gestão. Ao lidar com essas variáveis, a GP conduz não somente à criação de uma força de trabalho engajada como também a uma nova e diferente organização.
II. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: toda atividade de GP deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e os seus direitos básicos devem ser garantidos. Tanto as pessoas quanto as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Essa não é uma exigência feita somente às organizações, mas também aos administradores e às pessoas que nelas trabalham.
III. Proporcionar à organização pessoas realizadas: construir o mais valioso patrimônio da empresa – as pessoas – significa preparar e capacitar continuamente as pessoas. É o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento às pessoas, não apenas ao dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não têm bom desempenho. Tornar os objetivos claros e explicitar como eles são medidos e quais são as decorrências do seu alcance. As recompensas devem ser proporcionadas às pessoas certas na fase certa do desempenho de um trabalho e no tempo certo para a organização.
IV. Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: antes, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes. Para que sejam produtivas, devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências e que estão sendo tratadas com carinho. Para elas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho e isso requer uma estreita identidade com aquilo que fazem. Pessoas satisfeitas não são necessariamente as mais produtivas. Mas pessoas insatisfeitas tendem a se desligar da empresa, a se ausentar frequentemente e a produzir pior qualidade do que pessoas satisfeitas. Afelicidade na organização e a satisfação no trabalho são determinantes do sucesso organizacional.

Assinale a alternativa correta:

3 Q905108 | Arquivologia, Conceitos e Definições, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

O Gestor legislativo tem sob sua responsabilidade a supervisão das atividades de protocolo, serviços administrativos e almoxarifado. Neste sentido, a organização da documentação e a sua manutenção em arquivo constituem importantes tarefas deste profissional.
São considerados arquivos municipais:

4 Q905109 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Quanto à licitação, é correto afirmar que, na modalidade diálogo competitivo, serão observadas as seguintes disposições:

5 Q905110 | Noções de Informática, Editor de Textos, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o procedimento para inserir uma fórmula matemática em um documento do Microsoft Word?

6 Q905111 | Noções de Informática, Microsoft Excel, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente como inserir fórmulas aritméticas e fórmulas baseadas em funções em uma célula de uma planilha, como no Microsoft Excel?

7 Q905113 | Noções de Informática, Sítios de busca e pesquisa na Internet, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a diferença entre um navegador de internet e um serviço de busca na web?

8 Q905106 | Gestão de Pessoas, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

A Gestão de Pessoas (GP) é uma área muito sensível à mentalidade e à cultura corporativa que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a arquitetura organizacional, a cultura corporativa, as características do seu mercado, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos, o estilo de gestão e uma infinidade de outras variáveis. Também depende das características das pessoas que a constituem. Tudo isso compõe um mix que a torna única em cada organização. Em relação aos aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas (CHIAVENATO, 2004), avalie as assertivas abaixo:

I. Pessoas como seres humanos são como elementos vivos e portadores de competências essenciais ao sucesso organizacional. Qualquer organização pode comprar máquinas ou equipamentos, comprar tecnologias para se equiparar aos concorrentes. Isso é relativamente fácil, mas construir competências é extremamente difícil, leva tempo, aprendizado e maturação.
II. Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais são como impulsionadores da organização e capazes de dotá-la do talento indispensável à sua constante renovação e competitividade em um mundo cheio de mudanças e desafios. As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização, não como agentes passivos, inertes e estáticos.
III. Pessoas como talentos fornecedores de competências são dotadas de personalidade própria e profundamente diferentes entre si, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis à adequada gestão dos demais recursos organizacionais. Pessoas como pessoas, não como meros recursos da organização.
IV. Pessoas como capital humano são como o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização, como se verá adiante.

Assinale a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.