Questões de Concursos: Gravador de Valores Prepare-se para a prova com questões de Gravador de Valores de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Gravador de Valores Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q352043 | Artes, História da Arte, Gravador de Valores, Casa da Moeda, CESGRANRIOSobre a forma estilística denominada Rococó, considere as afirmações a seguir. I - Sua denominação é proveniente da corruptela da palavra francesa rocaille, concha, um dos seus constantes e característicos elementos decorativos. II - Notabilizou-se pelo movimento das formas, através de contrastes de sombra e luz, ora dramático, ora patético, ora suntuoso e cenográfico. III - Evoluiu da arte barroca. IV - Expressava os sentimentos aristocráticos de galanteria, fantasia decorativa e requintado erotismo. V - Foi inspirada na antiguidade grega cuja regularidade das formas serviu de caminho para o desenvolvimento da arte romântica. Estão corretas APENAS as afirmações a) I, II e V. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) II, IV e V. e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q351896 | Artes, História da Arte no Brasil, Gravador de Valores, Casa da Moeda, CESGRANRIOA Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se a) Di Cavalcanti, pintor considerado o primeiro artista genuinamente abstrato do Brasil e Tarsila do Amaral, empresária que alugou o Teatro Municipal de São Paulo para a realização da Semana de Arte Moderna. b) Cândido Portinari, pintor responsável pela cenografia do Teatro Municipal de São Paulo na apresentação da Semana de Arte Moderna e Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XX. c) Monteiro Lobato, escritor que foi o precursor da literatura infantil e um dos maiores entusiastas do modernismo e Vila Lobos, compositor e maestro que regeu a primeira sinfonia modernista apresentada na Semana. d) Mário de Andrade, escritor considerado por muitos como um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e Anita Malfatti, pintora que foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo. e) Oswald de Andrade, ator que atuou no primeiro filme modernista feito a partir da Semana de Arte Moderna e Manuel Bandeira, poeta que foi idealizador do movimento de Arte Moderna no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q352132 | Artes, História da Arte, Gravador de Valores, Casa da Moeda, CESGRANRIONa história da Arte, os movimentos artísticos se sucedem, espelhando os contextos sociais nos quais se inserem. O Futurismo, movimento artístico do início do século XX, teve como marco inicial um manifesto assinado pelo escritor italiano Marinetti e, posteriormente, ratificado por outros artistas. O Futurismo tinha como principal concepção estética a a) postura iconoclasta de louvar o passado como único meio possível de se alcançar um futuro esteticamente pós-moderno e condizente com o novo século que se iniciava. b) ânsia de expressar o realismo visual da vertiginosa vida moderna para reafirmar a sensação de imobilidade dinâmica nas artes plásticas. c) definição da semelhança física e das intenções psicológicas do realismo figurativo, através das linhas de força e do abstracionismo universal. d) exaltação da velocidade e da força como meio de negar o passado e glorificar o porvir, em uma transformação incessante e indefinida. e) complementação do cubismo, unindo a explosão visual do objeto ao sentido sinético da forma em velocidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF
1 Q352043 | Artes, História da Arte, Gravador de Valores, Casa da Moeda, CESGRANRIOSobre a forma estilística denominada Rococó, considere as afirmações a seguir. I - Sua denominação é proveniente da corruptela da palavra francesa rocaille, concha, um dos seus constantes e característicos elementos decorativos. II - Notabilizou-se pelo movimento das formas, através de contrastes de sombra e luz, ora dramático, ora patético, ora suntuoso e cenográfico. III - Evoluiu da arte barroca. IV - Expressava os sentimentos aristocráticos de galanteria, fantasia decorativa e requintado erotismo. V - Foi inspirada na antiguidade grega cuja regularidade das formas serviu de caminho para o desenvolvimento da arte romântica. Estão corretas APENAS as afirmações a) I, II e V. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) II, IV e V. e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q351896 | Artes, História da Arte no Brasil, Gravador de Valores, Casa da Moeda, CESGRANRIOA Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se a) Di Cavalcanti, pintor considerado o primeiro artista genuinamente abstrato do Brasil e Tarsila do Amaral, empresária que alugou o Teatro Municipal de São Paulo para a realização da Semana de Arte Moderna. b) Cândido Portinari, pintor responsável pela cenografia do Teatro Municipal de São Paulo na apresentação da Semana de Arte Moderna e Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XX. c) Monteiro Lobato, escritor que foi o precursor da literatura infantil e um dos maiores entusiastas do modernismo e Vila Lobos, compositor e maestro que regeu a primeira sinfonia modernista apresentada na Semana. d) Mário de Andrade, escritor considerado por muitos como um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e Anita Malfatti, pintora que foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo. e) Oswald de Andrade, ator que atuou no primeiro filme modernista feito a partir da Semana de Arte Moderna e Manuel Bandeira, poeta que foi idealizador do movimento de Arte Moderna no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q352132 | Artes, História da Arte, Gravador de Valores, Casa da Moeda, CESGRANRIONa história da Arte, os movimentos artísticos se sucedem, espelhando os contextos sociais nos quais se inserem. O Futurismo, movimento artístico do início do século XX, teve como marco inicial um manifesto assinado pelo escritor italiano Marinetti e, posteriormente, ratificado por outros artistas. O Futurismo tinha como principal concepção estética a a) postura iconoclasta de louvar o passado como único meio possível de se alcançar um futuro esteticamente pós-moderno e condizente com o novo século que se iniciava. b) ânsia de expressar o realismo visual da vertiginosa vida moderna para reafirmar a sensação de imobilidade dinâmica nas artes plásticas. c) definição da semelhança física e das intenções psicológicas do realismo figurativo, através das linhas de força e do abstracionismo universal. d) exaltação da velocidade e da força como meio de negar o passado e glorificar o porvir, em uma transformação incessante e indefinida. e) complementação do cubismo, unindo a explosão visual do objeto ao sentido sinético da forma em velocidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro