Questões de Concursos Públicos: História

Resolva online questões de História para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q388632 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

2 Q389685 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

3 Q899758 | História, Primeira Guerra Mundial, História, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

As rivalidades europeias que ascenderam ao final do século XIX sentiram-se cada vez mais alimentadas pela ascensão de sentimentos nacionalistas que se instauraram no imaginário social. Somados ao rápido crescimento do militarismo que aliava-se às políticas imperialistas, foi um cenário fértil para a instauração de uma "guerra total", denominação dada pelo historiador Eric Hobsbawn sobre a Primeira Guerra Mundial. Ao seu término, a determinação de quem foram os vencedores e os vencidos foi marcada pelo(a)

4 Q895329 | História, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831 1889, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o seguinte parágrafo da Lei do Ventre Livre de 28 de setembro de 1871:

§ 5º Em geral, os escravos libertados em virtude desta Lei ficam durante cinco anos sob a inspeção do Governo. Eles são obrigados a contratar seus serviços sob pena de serem constrangidos, se viverem vadios, a trabalhar nos estabelecimentos públicos. Cessará, porém, o constrangimento do trabalho, sempre que o liberto exibir contrato de serviço.
Fonte: Lei nº 2.040, de 28 de setembro de 1871. Acesso em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim2040.htm

De acordo com o disposto na lei, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a legislação em relação à situação laboral da população egressa do cativeiro.

5 Q907903 | História, República de 1954 a 1964, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A ‘desagregação’ da ‘família brasileira’ era o objetivo inicial dos subversivos, afinal ‘o comunismo começa não é pela subversão política. Primeiro, ele deteriora as forças morais, para que, enfraquecidas estas, possa dar o seu golpe assassino’. Desse modo, a censura era instalada a não esquecer, jamais ‘que vivemos uma ‘guerra total, global e permanente’, e o inimigo se vale do recurso da corrupção dos costumes para desmoralizar a juventude do país e tornar o Brasil um país sem moral e respeito’.

FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2014, p. 93. [Adaptado].


De que forma tal inflacionamento do conceito de comunismo colaborou com o projeto autoritário da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)?

6 Q906469 | História, República de 1954 a 1964, História, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O período do Regime Militar (1964-1985) no Brasil foi marcado por censura, repressão e restrições às liberdades civis. Especialmente após a implantação do Ato Institucional número 5 (AI-5) pelo governo de Costa e Silva, a situação político-social no país ficou ainda mais obscura. Indique o evento, ocorrido em 1968, que levou ao endurecimento do regime através do Ato Institucional Número 5 (AI-5).

7 Q903008 | História, República de 1954 a 1964, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia o trecho com atenção.

"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo".

O fragmento refere-se a uma carta de renúncia à Presidência da República, cujo autor(a) é

8 Q908033 | História, Questões Internacionais: história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Com início no próximo domingo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana se encaixa na tradição, na tentativa de equilibrar a oferta de espetáculos e oficinas. Segundo o coordenador do evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Armando Wood, a atual edição apresenta uma versão “bem equilibrada” dessas duas propostas, com atrações de diversas áreas, da música às artes plásticas. Com o tema Latinoamérica – ¿Libertas, Libertad, Liberdade?, a programação pretende se aproximar das manifestações culturais dos países da América Latina, o que poderá ser conferido com a presença de artistas estrangeiros. A integração da América Latina enfrenta dificuldades e obstáculos e isso pode ser atribuído em grande parte

9 Q895538 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Proclamação da República em 1889 marcou o início de uma nova fase na história do Brasil. Sobre os primeiros anos da República, assinale a alternativa CORRETA:

10 Q895540 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A economia cafeeira foi fundamental para a transformação econômica e social do Brasil no final do século XIX e início do século XX, influenciando diretamente a imigração europeia.


Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA: