Questões de Concursos: Instrutora do Programa Gente Miúda

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1 Q916704 | Pedagogia, Educação Infantil, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O processo de desenvolvimento da autonomia é fundamental na vida da criança e, por isso, deve ser promovido nos espaços educativos da primeira infância. À medida que vai conquistando a autonomia, a criança:

2 Q916697 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A educação especial, modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, na perspectiva inclusiva, promove:

3 Q916701 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando:

4 Q916702 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/96) a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:

5 Q916703 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Para Henri Wallon, estudioso do desenvolvimento da personalidade, o primeiro ano de vida da criança, é predominantemente:

6 Q916706 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

No planejamento e organização do trabalho pedagógico com crianças, há situações didáticas que acontecem com regularidade diária ou semanal, na rotina, como por exemplo, os ateliês ou os ambientes de trabalho nos quais são oferecidas diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens, para que elas escolham o que querem fazer. Por suas características, essas propostas são conhecidas como:

7 Q916698 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A estruturação de ambientes propícios à aprendizagem é um desafio, pois requer escolhas quanto à disposição de mobiliários e materiais coerentes com a intencionalidade pedagógica. Nesse sentido, o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis ao trabalho, e deve traduzir, na forma como é estruturado, a memória do trabalho desenvolvido pelas crianças, isto é:

8 Q916705 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A crítica ao uso constante da brincadeira com função pedagogizante se fundamenta no risco de:

9 Q916699 | Noções de Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Os acidentes são eventos inesperados e indesejados que ocorrem de forma abrupta, interrompendo o curso normal de uma atividade e resultando, em muitos casos, em danos físicos, materiais ou ambientais. Na ocorrência de um acidente, os primeiros socorros são decisivos, pois se caracterizam como:

10 Q916700 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Como prevê o Plano Nacional pela Primeira Infância, ao elaborar e implementar políticas públicas pela primeira infância, é preciso focar o olhar nas crianças e em suas realidades concretas de vida.
Para orientar a atenção e as ações, que visam à proteção e à promoção dos direitos da criança de até seis anos de idade, foram estabelecidos princípios, tais como:
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