Início Questões de Concursos Intérprete de Língua de Sinais Resolva questões de Intérprete de Língua de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Intérprete de Língua de Sinais ××Intérprete de Língua de Sinais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q890126 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Acerca da aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os itens a seguir. I Na grande maioria das crianças surdas, a aquisição da LIBRAS se dá de forma tardia, pois 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais. II Estudos apontam que, em contato com outras pessoas que usam a LIBRAS, a pessoa surda pode adquirir essa língua de forma espontânea. III Pesquisas com filhos surdos de pais surdos comprovam que a aquisição precoce da língua de sinais dentro do lar é benéfica e contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q890112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue os próximos itens, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que incluiu em 2021 a educação bilíngue de surdos como uma nova modalidade educacional. I A educação bilíngue de surdos deve ser oferecida, em LIBRAS, como primeira língua; e, em português escrito, como segunda língua. II A oferta de atendimento educacional especializado é obrigatória em salas de recursos multifuncionais. III A presença do tradutor intérprete de LIBRAS e português deve ser garantida em todas as atividades escolares. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q890119 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Com base na Lei federal n.º 10.098/2000, assinale a opção correta. ✂️ a) Acessibilidade é a possibilidade e condição de utilização, com segurança e autonomia, de serviços e instalações abertos ao público, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ b) Ajuda técnica abrange qualquer ajuda que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico mediante tecnologias assistivas. ✂️ c) Uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida tem capacidade limitada de se relacionar com o meio, bem como de utilizá-lo. ✂️ d) As barreiras são classificadas em diferentes tipos, desconsiderando-se as de comunicações e informação. ✂️ e) Mobiliário urbano é o conjunto de elementos de urbanização cuja modificação provoque alterações substanciais e exija adaptação a pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q890135 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024No processo histórico da educação de surdos, houve um período no qual as línguas de sinais foram proibidas em detrimento da proposta educacional denominada ✂️ a) bilinguismo surdo. ✂️ b) comunicação total. ✂️ c) LIBRAS tátil. ✂️ d) inclusão. ✂️ e) oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q890127 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Assinale a opção que apresenta o nome de um importante personagem na história da educação de surdos, considerado o “pai dos surdos”. ✂️ a) l’Épée ✂️ b) Ane Sulivan ✂️ c) E. Huert ✂️ d) Graham Bell ✂️ e) Falk Moreira Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem. I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS. II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais. III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais. Assinale a opção correta ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q890115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma finalidade do atendimento educacional especializado é ✂️ a) eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes. ✂️ b) complementar a educação regular. ✂️ c) elaborar o currículo da educação especial. ✂️ d) suplementar a educação regular. ✂️ e) substituir a educação regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q890114 | Pedagogia, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com a política nacional da educação especial (PNEE) na perspectiva da educação inclusiva, julgue os itens seguintes. I As diretrizes da PNEE dispõem que, devido às diferenças linguísticas dos estudantes surdos, estes devem ser matriculados em escola bilíngues para surdos. II A PNEE admite a matrícula de estudante surdo em turmas exclusivas para surdos. III A PNEE orienta que o estudante surdo pode ser matriculado em turmas comuns na escola regular juntamente com outros estudantes surdos. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q890120 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Conforme o Decreto-lei n.º 5.626/2005, ✂️ a) a LIBRAS será disciplina curricular obrigatória em todos os cursos de nível superior e na educação profissional. ✂️ b) as instituições federais de ensino devem garantir ensino da língua portuguesa na modalidade oral, como segunda língua para pessoas surdas. ✂️ c) os estudantes surdos terão assegurada na escola uma educação bilíngue: LIBRAS e língua portuguesa escrita. ✂️ d) os professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, formados após a publicação do referido decreto, passaram por uma formação superior no curso de Letras em LIBRAS. ✂️ e) o Ministério da Educação promoverá programas para a criação de cursos nas escolas de nível médio, garantindo profissionais especializados para atuar nos cursos de graduação, com proficiência em LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q890116 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Os três momentos didático-pedagógicos do atendimento educacional especializado para estudantes surdos são ✂️ a) os ensinos da LIBRAS, do português oral e do português escrito. ✂️ b) o ensino da LIBRAS, a estimulação rítmica e o ensino do português escrito. ✂️ c) os ensinos da LIBRAS, dos demais conteúdos em LIBRAS e da língua portuguesa escrita. ✂️ d) o ensino da LIBRAS, a estimulação do português oral e o ensino dos demais conteúdos. ✂️ e) os ensinos do português oral, do português escrito e da LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q890128 | Libras, Código de Conduta e Ética, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com o código de conduta e ética dos tradutores e intérpretes de língua de sinais, julgue os próximos itens. I É dever exclusivo do tradutor conhecer as diferentes formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdas e conhecer as tecnologias assistivas. II É vedado ao tradutor usar informações confidenciais traduzidas ou interpretadas para benefícios próprios com ganho profissional. III O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, especialmente em palestras técnicas. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q890110 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Compreendendo que os sujeitos surdos são diversos e se comunicam de diferentes formas, as escolas comuns inclusivas devem adaptar os materiais didáticos conforme as necessidades comunicacionais de cada estudante surdo. Essa afirmação está relacionada ao seguinte princípio da educação inclusiva: ✂️ a) toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ✂️ b) toda pessoa aprende. ✂️ c) o ensino inclusivo diz respeito a todos. ✂️ d) o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ✂️ e) o convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q890113 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024O Brasil ratificou a convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência, quando se comprometeu a tomar medidas que fossem necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. I Realizar atividades culturais escolares sem acessibilidade em LIBRAS é uma forma de discriminação da pessoa surda. II Beneficiar os estudantes surdos em provas e avaliações por meio de consulta ao livro e tempo adicional é um modo de combater a discriminação. III Eliminar as barreiras comunicacionais, disponibilizando materiais didáticos em LIBRAS, legendas e janelas de LIBRAS em materiais audiovisuais possibilita plena participação dos sujeitos surdos em igualdade de condições. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q890122 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estado tem de assegurar à criança e ao adolescente o direito de I atendimento no ensino médio. II acesso aos níveis mais elevados do ensino, após a conclusão do ensino médio. III atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q890125 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A gramática da LIBRAS é estruturada por meio dos seguintes parâmetros. ✂️ a) movimentação, expressões manuais e faciais ✂️ b) configuração de mão, ponto de articulação, movimentação, orientação da palma e expressões não manuais ✂️ c) configuração de mão, ponto de articulação, leitura labial e dêiticos ✂️ d) configuração de mão, alfabeto manual, movimentação, orientação da palma e leitura labial ✂️ e) alfabeto manual, movimentação, dêiticos e expressões manuais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q890117 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Para atender às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, além do professor de LIBRAS ou instrutor de LIBRAS, as instituições federais de ensino devem prover as escolas com I tradutor e intérprete de LIBRAS - língua portuguesa. II professor para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para pessoas surdas. III professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q890132 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A Lei n.º 12.319/2010 regulamenta ✂️ a) os cursos de extensão universitária de LIBRAS. ✂️ b) a profissão do tradutor, intérprete e guia-intérprete de LIBRAS. ✂️ c) a profissão do professor de LIBRAS. ✂️ d) a escola bilíngue de surdos. ✂️ e) a língua de sinais indígena Urubu Kaapor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q890123 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Em uma escola, após reunião do conselho de classe, verificou-se que determinado estudante, já repetente do 3.º ano do ensino fundamental, esteve infrequente no terceiro bimestre, apesar de as suas faltas serem alternadas. Nessa situação hipotética, com base no ECA, o diretor do estabelecimento de ensino fundamental deverá ✂️ a) registrar a ocorrência no diário de classe, para posterior notificação ao conselho escolar. ✂️ b) notificar a secretaria da escola, para esta proceder ao devido registro do fato no livro de ocorrências. ✂️ c) encaminhar o caso ao Ministério Público, para a devida advertência ao aluno, após esgotados os recursos escolares. ✂️ d) comunicar a ocorrência ao conselho tutelar, após esgotados os recursos escolares. ✂️ e) comunicar a ocorrência ao juiz da infância e juventude. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q890124 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Na estrutura linguística da LIBRAS, encontram-se os dêiticos, que consistem em ✂️ a) configurações de mão. ✂️ b) atos de passar do português para voz. ✂️ c) apontamentos/referenciação na LIBRAS. ✂️ d) expressões não manuais. ✂️ e) atos de passar do português para a LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q890131 | Libras, Noções de Guiainterpretação, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Com referência à acessibilidade de pessoas com surdo-cegueira, o profissional guia-intérprete deve dominar ao menos uma forma de comunicação, que pode ser ✂️ a) LIBRAS tátil, piso podotátil ou ledor digital. ✂️ b) tadoma, orientação ou mobilidade. ✂️ c) uso da bengala, leitura labial ou LIBRAS em campo reduzido. ✂️ d) orientação e mobilidade, cão-guia ou braille. ✂️ e) LIBRAS tátil, comunicação háptica ou tadoma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q890126 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Acerca da aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os itens a seguir. I Na grande maioria das crianças surdas, a aquisição da LIBRAS se dá de forma tardia, pois 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais. II Estudos apontam que, em contato com outras pessoas que usam a LIBRAS, a pessoa surda pode adquirir essa língua de forma espontânea. III Pesquisas com filhos surdos de pais surdos comprovam que a aquisição precoce da língua de sinais dentro do lar é benéfica e contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q890112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue os próximos itens, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que incluiu em 2021 a educação bilíngue de surdos como uma nova modalidade educacional. I A educação bilíngue de surdos deve ser oferecida, em LIBRAS, como primeira língua; e, em português escrito, como segunda língua. II A oferta de atendimento educacional especializado é obrigatória em salas de recursos multifuncionais. III A presença do tradutor intérprete de LIBRAS e português deve ser garantida em todas as atividades escolares. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q890119 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Com base na Lei federal n.º 10.098/2000, assinale a opção correta. ✂️ a) Acessibilidade é a possibilidade e condição de utilização, com segurança e autonomia, de serviços e instalações abertos ao público, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ b) Ajuda técnica abrange qualquer ajuda que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico mediante tecnologias assistivas. ✂️ c) Uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida tem capacidade limitada de se relacionar com o meio, bem como de utilizá-lo. ✂️ d) As barreiras são classificadas em diferentes tipos, desconsiderando-se as de comunicações e informação. ✂️ e) Mobiliário urbano é o conjunto de elementos de urbanização cuja modificação provoque alterações substanciais e exija adaptação a pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q890135 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024No processo histórico da educação de surdos, houve um período no qual as línguas de sinais foram proibidas em detrimento da proposta educacional denominada ✂️ a) bilinguismo surdo. ✂️ b) comunicação total. ✂️ c) LIBRAS tátil. ✂️ d) inclusão. ✂️ e) oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q890127 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Assinale a opção que apresenta o nome de um importante personagem na história da educação de surdos, considerado o “pai dos surdos”. ✂️ a) l’Épée ✂️ b) Ane Sulivan ✂️ c) E. Huert ✂️ d) Graham Bell ✂️ e) Falk Moreira Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem. I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS. II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais. III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais. Assinale a opção correta ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q890115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma finalidade do atendimento educacional especializado é ✂️ a) eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes. ✂️ b) complementar a educação regular. ✂️ c) elaborar o currículo da educação especial. ✂️ d) suplementar a educação regular. ✂️ e) substituir a educação regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q890114 | Pedagogia, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com a política nacional da educação especial (PNEE) na perspectiva da educação inclusiva, julgue os itens seguintes. I As diretrizes da PNEE dispõem que, devido às diferenças linguísticas dos estudantes surdos, estes devem ser matriculados em escola bilíngues para surdos. II A PNEE admite a matrícula de estudante surdo em turmas exclusivas para surdos. III A PNEE orienta que o estudante surdo pode ser matriculado em turmas comuns na escola regular juntamente com outros estudantes surdos. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q890120 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Conforme o Decreto-lei n.º 5.626/2005, ✂️ a) a LIBRAS será disciplina curricular obrigatória em todos os cursos de nível superior e na educação profissional. ✂️ b) as instituições federais de ensino devem garantir ensino da língua portuguesa na modalidade oral, como segunda língua para pessoas surdas. ✂️ c) os estudantes surdos terão assegurada na escola uma educação bilíngue: LIBRAS e língua portuguesa escrita. ✂️ d) os professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, formados após a publicação do referido decreto, passaram por uma formação superior no curso de Letras em LIBRAS. ✂️ e) o Ministério da Educação promoverá programas para a criação de cursos nas escolas de nível médio, garantindo profissionais especializados para atuar nos cursos de graduação, com proficiência em LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q890116 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Os três momentos didático-pedagógicos do atendimento educacional especializado para estudantes surdos são ✂️ a) os ensinos da LIBRAS, do português oral e do português escrito. ✂️ b) o ensino da LIBRAS, a estimulação rítmica e o ensino do português escrito. ✂️ c) os ensinos da LIBRAS, dos demais conteúdos em LIBRAS e da língua portuguesa escrita. ✂️ d) o ensino da LIBRAS, a estimulação do português oral e o ensino dos demais conteúdos. ✂️ e) os ensinos do português oral, do português escrito e da LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q890128 | Libras, Código de Conduta e Ética, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com o código de conduta e ética dos tradutores e intérpretes de língua de sinais, julgue os próximos itens. I É dever exclusivo do tradutor conhecer as diferentes formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdas e conhecer as tecnologias assistivas. II É vedado ao tradutor usar informações confidenciais traduzidas ou interpretadas para benefícios próprios com ganho profissional. III O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, especialmente em palestras técnicas. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q890110 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Compreendendo que os sujeitos surdos são diversos e se comunicam de diferentes formas, as escolas comuns inclusivas devem adaptar os materiais didáticos conforme as necessidades comunicacionais de cada estudante surdo. Essa afirmação está relacionada ao seguinte princípio da educação inclusiva: ✂️ a) toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ✂️ b) toda pessoa aprende. ✂️ c) o ensino inclusivo diz respeito a todos. ✂️ d) o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ✂️ e) o convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q890113 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024O Brasil ratificou a convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência, quando se comprometeu a tomar medidas que fossem necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. I Realizar atividades culturais escolares sem acessibilidade em LIBRAS é uma forma de discriminação da pessoa surda. II Beneficiar os estudantes surdos em provas e avaliações por meio de consulta ao livro e tempo adicional é um modo de combater a discriminação. III Eliminar as barreiras comunicacionais, disponibilizando materiais didáticos em LIBRAS, legendas e janelas de LIBRAS em materiais audiovisuais possibilita plena participação dos sujeitos surdos em igualdade de condições. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q890122 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estado tem de assegurar à criança e ao adolescente o direito de I atendimento no ensino médio. II acesso aos níveis mais elevados do ensino, após a conclusão do ensino médio. III atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q890125 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A gramática da LIBRAS é estruturada por meio dos seguintes parâmetros. ✂️ a) movimentação, expressões manuais e faciais ✂️ b) configuração de mão, ponto de articulação, movimentação, orientação da palma e expressões não manuais ✂️ c) configuração de mão, ponto de articulação, leitura labial e dêiticos ✂️ d) configuração de mão, alfabeto manual, movimentação, orientação da palma e leitura labial ✂️ e) alfabeto manual, movimentação, dêiticos e expressões manuais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q890117 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Para atender às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, além do professor de LIBRAS ou instrutor de LIBRAS, as instituições federais de ensino devem prover as escolas com I tradutor e intérprete de LIBRAS - língua portuguesa. II professor para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para pessoas surdas. III professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q890132 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A Lei n.º 12.319/2010 regulamenta ✂️ a) os cursos de extensão universitária de LIBRAS. ✂️ b) a profissão do tradutor, intérprete e guia-intérprete de LIBRAS. ✂️ c) a profissão do professor de LIBRAS. ✂️ d) a escola bilíngue de surdos. ✂️ e) a língua de sinais indígena Urubu Kaapor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q890123 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Em uma escola, após reunião do conselho de classe, verificou-se que determinado estudante, já repetente do 3.º ano do ensino fundamental, esteve infrequente no terceiro bimestre, apesar de as suas faltas serem alternadas. Nessa situação hipotética, com base no ECA, o diretor do estabelecimento de ensino fundamental deverá ✂️ a) registrar a ocorrência no diário de classe, para posterior notificação ao conselho escolar. ✂️ b) notificar a secretaria da escola, para esta proceder ao devido registro do fato no livro de ocorrências. ✂️ c) encaminhar o caso ao Ministério Público, para a devida advertência ao aluno, após esgotados os recursos escolares. ✂️ d) comunicar a ocorrência ao conselho tutelar, após esgotados os recursos escolares. ✂️ e) comunicar a ocorrência ao juiz da infância e juventude. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q890124 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Na estrutura linguística da LIBRAS, encontram-se os dêiticos, que consistem em ✂️ a) configurações de mão. ✂️ b) atos de passar do português para voz. ✂️ c) apontamentos/referenciação na LIBRAS. ✂️ d) expressões não manuais. ✂️ e) atos de passar do português para a LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q890131 | Libras, Noções de Guiainterpretação, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024Com referência à acessibilidade de pessoas com surdo-cegueira, o profissional guia-intérprete deve dominar ao menos uma forma de comunicação, que pode ser ✂️ a) LIBRAS tátil, piso podotátil ou ledor digital. ✂️ b) tadoma, orientação ou mobilidade. ✂️ c) uso da bengala, leitura labial ou LIBRAS em campo reduzido. ✂️ d) orientação e mobilidade, cão-guia ou braille. ✂️ e) LIBRAS tátil, comunicação háptica ou tadoma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro