Questões de Concursos: Intérprete de Língua de Sinais

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1 Q890126 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os itens a seguir.

I Na grande maioria das crianças surdas, a aquisição da LIBRAS se dá de forma tardia, pois 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais.
II Estudos apontam que, em contato com outras pessoas que usam a LIBRAS, a pessoa surda pode adquirir essa língua de forma espontânea.
III Pesquisas com filhos surdos de pais surdos comprovam que a aquisição precoce da língua de sinais dentro do lar é benéfica e contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.

Assinale a opção correta.

3 Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem.

I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS.
II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais.
III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais.

Assinale a opção correta

5 Q890120 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme o Decreto-lei n.º 5.626/2005,

6 Q890119 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base na Lei federal n.º 10.098/2000, assinale a opção correta.

7 Q890114 | Pedagogia, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com a política nacional da educação especial (PNEE) na perspectiva da educação inclusiva, julgue os itens seguintes.

I As diretrizes da PNEE dispõem que, devido às diferenças linguísticas dos estudantes surdos, estes devem ser matriculados em escola bilíngues para surdos.
II A PNEE admite a matrícula de estudante surdo em turmas exclusivas para surdos.
III A PNEE orienta que o estudante surdo pode ser matriculado em turmas comuns na escola regular juntamente com outros estudantes surdos.


Assinale a opção correta.

8 Q890115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma finalidade do atendimento educacional especializado é

9 Q890112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os próximos itens, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que incluiu em 2021 a educação bilíngue de surdos como uma nova modalidade educacional.

I A educação bilíngue de surdos deve ser oferecida, em LIBRAS, como primeira língua; e, em português escrito, como segunda língua.
II A oferta de atendimento educacional especializado é obrigatória em salas de recursos multifuncionais.
III A presença do tradutor intérprete de LIBRAS e português deve ser garantida em todas as atividades escolares.

Assinale a opção correta.

10 Q890116 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Os três momentos didático-pedagógicos do atendimento educacional especializado para estudantes surdos são
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