Questões de Concursos: Libras

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1 Q894243 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A educação bilíngue de surdos, segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Capítulo V-A, e incluso na Lei nº 14.191, será ofertada:

2 Q894247 | Libras, Aspectos Fonológicos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A Língua Brasileira de Sinais caracteriza-se pelos seguintes universais linguísticos, EXCETO:

3 Q894248 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

No ensino de Libras, assim como no ensino de qualquer disciplina na atualidade, impõe-se a necessidade de renovar as práticas de sala de aula, a fim de se obter resultados mais eficazes, principalmente tendo em vista as imposições de um universo tecnológico e inovador que conquista seus usuários e adeptos entre surdos e ouvintes igualmente.
É uma perspectiva metodológica na qual o estudante aprende por meio da articulação entre espaços e tempos on-line – síncronos e assíncronos – e presenciais. Considerada uma metodologia ativa, surgiu a partir de uma reflexão do professor de Ciências no Colorado (Estados Unidos), Aaron Sams, em 2007 (Bergmann e Sams, 2020). Aaron Sams e Jonathan Bergmann gravaram videoaulas para que os estudantes assistissem como “dever de casa” e, assim, eles usaram todo o tempo livre de sala de aula para tirar dúvidas, praticar e dar solução ao que os alunos não compreenderam. A explanação do conteúdo ocorre em casa, pode ser a partir de videoaulas ou outros recursos disponibilizados pelo professor, enquanto a resolução de exercícios, treinamentos e demais atividades, ocorrem em sala de aula. A prática da sala torna-se muito rica por meio de: atividades de simulação; atividades de projeto; trabalhos em grupo; debates. O papel do professor é o de mediador-mentor e o estudante ativo envolve-se e responsabiliza-se mais por sua aprendizagem. Os quatro pilares dessa metodologia são: ambiente flexível, cultura de aprendizagem, conteúdo dirigido, educador profissional.
Considerando as informações apresentadas, refere-se à metodologia:

4 Q894251 | Libras, Legislação e Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

As alternativas de atendimento educacional às crianças que apresentam necessidades educativas especiais, no Brasil, abrangem desde atendimento em instituições especializadas, dependendo da necessidade, até a completa inclusão nas várias instituições de educação. A qualidade do processo de inclusão depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem:

5 Q894245 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Analise as assertivas; marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O oralismo é um método de ensino para surdos que visa a capacitá-los para comunicação através da fala – oralização. É um movimento educacional que segue tendo seus defensores os quais se posicionam contra o uso da Libras.
( ) A filosofia bilíngue se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral.
( ) O bimodalismo foi implantado nas escolas brasileiras ofertando-se a modalidade de Libras como primeira língua e ensino do português escrito como segunda língua.
( ) O bilinguismo percebe a surdez enquanto um marcador cultural do povo surdo e, de acordo com essa abordagem, a língua materna destes indivíduos é a Língua Brasileira de Sinais–Libras, não a língua portuguesa.
( ) A língua portuguesa, nas suas modalidades oral e escrita, deve ser o ideal a ser alcançado pelo surdo segundo as premissas oralistas, pois o uso da língua de sinais limitaria interações; atrapalharia o desenvolvimento da fala e de possível audição do surdo.

A sequência está correta em

6 Q894250 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Com todos os avanços obtidos com relação ao direito do uso de Libras pelo surdo, pela obrigatoriedade de professores instrutores e intérpretes, e outras conquistas alcançadas, ainda esbarra-se na unilateralidade da comunicação na realidade da escola porque

7 Q894246 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O conhecimento sobre as características da surdez e a compreensão desse fenômeno aumentam as possibilidades daqueles que trabalham com surdos de atender às necessidades especiais constatadas. Em relação à etiologia, é consistente que:

8 Q894244 | Libras, Identidades Surdas, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O texto que se segue caracteriza uma das identidades surdas moldadas a partir das representações da cultura surda, estando em consonância com o grau de receptividade cultural assumida pelo sujeito.

São surdos que conservam a cultura ouvinte ainda dominante por não terem contato constante com a comunidade surda. Possuem características particulares: (a) seguem a representação da identidade ouvinte; (b) estão em dependência no mundo dos ouvintes, seguem os seus princípios e os respeitam como ouvintes, competindo com os mesmos, induzidos ao modelo da identidade ouvinte; (c) não participam da comunidade surda, associações e lutas políticas; (d) desconhecem ou rejeitam a presença do intérprete de língua de sinais; (e) orgulham-se de saber falar “corretamente”; (f) demonstram resistências à língua de sinais e à cultura surda visto que isto, para eles, representa estereótipo; (g) não conseguiram identificar-se como surdos, sentem-se sempre inferiores aos ouvintes, isto pode causar-lhes muitas vezes depressão, fuga, suicídios, acusação aos outros surdos, competição com ouvintes, há alguns que vivem na angústia, no desejo contínuo de serem ouvintes; (h) são as vítimas da ideologia oralista, da inclusão, da educação clínica, do preconceito e do preconceito da surdez; (i) são surdos, quer ouçam algum som, quer não ouçam, persistem em usar aparelhos auriculares e não usam tecnologia dos surdos. Esta identidade surda também apresenta divisões: por exemplo, aqueles que têm contato com a comunidade surda, mas rejeitam-na, os que jamais tiveram contato etc.

Considerando as informações apresentadas, trata-se de identidade

9 Q894254 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A falta de informação sobre a natureza da língua de sinal é fruto de preconceito comumente associado a ela; prova disso está na repressão já feita a esta língua em alguns momentos do passado. Ainda hoje o preconceito persiste na sociedade, causando deficiências linguísticas e educacionais que poderiam ser evitadas. Constitui-se crença errônea acerca do surdo e da língua de sinais.

10 Q894252 | Libras, Categorias Gramaticais – verbos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considere a Libras e o que apresenta-se seguir:


COMER-MAÇÃ

COMER-PIPOCA

BEBER-CACHAÇA

CORTAR-CABELO

TOMAR-CAFÉ



É consistente que:


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