Leia o fragmento a seguir.
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os
cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais
longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não
era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia
no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem
corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua
guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e
nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que
vestia a terra com as primeiras águas.”
ALENCAR, José de. Iracema . 24. ed. São Paulo: Ática,
1991.
A obra Iracema , escrita por José de Alencar, é um dos
marcos do romantismo brasileiro e se insere no
contexto do Nacionalismo que predominava na época.
A relação da obra com o contexto histórico-social do
Brasil no século XIX é clara ao retratar a luta pela
construção de uma identidade nacional, utilizando-se
do indígena como símbolo de pureza e origem da
nação. Considerando o contexto histórico e as
características do Romantismo, assinale a alternativa
CORRETA .
a) Iracema reflete a ideia de nacionalismo, mas é uma
obra que apenas idealiza a figura do indígena, sem
apresentar qualquer crítica social ao processo de
colonização.
b) O romance Iracema é uma obra exclusivamente
literária, sem qualquer relação com o momento
histórico de transição da monarquia para a república
no Brasil, tendo foco apenas nas questões amorosas
de seus personagens.
c) A obra Iracema é marcada pela presença de um
herói romântico, representando o arquétipo da luta
pela construção de um país, com a ênfase na
idealização da figura do indígena, conforme a visão do
nacionalismo romântico.
d) A obra Iracema busca ilustrar uma visão positivista
do Brasil, com foco na ciência, no desenvolvimento e
no progresso, muito distantes do Romantismo.
e) Em Iracema , o autor José de Alencar busca expor
de forma crítica as tensões sociais da época, com um
enfoque nas questões de desigualdade racial e no
sofrimento das populações indígenas durante a
colonização.