Questões de Concursos: Licenciatura

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1 Q898401 | Biologia, Classificação biológica, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A classificação dos seres vivos faz parte da Sistemática, ciência que estuda a relação entre os organismos e compreende a biodiversidade a partir da taxonomia. Avalie as alternativas abaixo e aponte a opção que apresenta uma ordem decrescente correta dessa classificação.

2 Q898438 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre a história da educação especial, assinale a alternativa CORRETA.

3 Q898402 | Biologia, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A genética é uma matéria fundamental para o entendimento de todas as áreas da Biologia, uma vez que é a base de tudo. Entendendo seu conceito e aspectos, analise as alternativas e indique a que está INCORRETA.

4 Q898403 | Biologia, Sistema Imunológico, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O sistema imunológico é um conjunto de células, tecidos e órgãos que protege o corpo de infecções e microrganismos invasores. Identifique qual alternativa está INCORRETA sobre outras funções e caracteriticas deste sistema.

5 Q898400 | Biologia, Características dos seres vivos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando-se que os níveis de organização em biologia que são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está CORRETA sobre o conceito de organela.

6 Q898406 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Podemos pensar a história da historiografia como uma sucessão de paradigmas científicos a partir dos quais é escrita a história. Os paradigmas historiográficos comportam elementos científicos, filosóficos e políticos. São as lentes através das quais o historiador lê o passado”.
Alves, Francisco José. Teorias da História / Francisco José Alves – São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010.
Considere agora, as seguintes informações:
- Busca compreender a subjetividade humana, investigando crenças, valores e percepções coletivas.
- Analisa práticas culturais e simbólicas, como rituais, mitos e representações artísticas.
- Valoriza as mentalidades como parte central das mudanças históricas.

Qual paradigma historiográfico está associado às características apresentadas acima?

7 Q898409 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”.
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-ecultura-africana-e-indigena-nas-escolas. Acesso em: 24 nov. 2024.
Acerca desse tema, têm-se observado que:

8 Q898407 | Pedagogia, PCN's, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Na apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, a Secretaria de Educação Fundamental, afirma que a proposta de História para o ensino fundamental tem como objetivo levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Adaptado.
A partir dessas informações, observa-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de História,

9 Q898404 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A principal legislação educacional do Brasil é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. Avalie as alternativas abaixo e aponte aquela que está INCORRETA em relação a essa lei.

10 Q898405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Sabemos que discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de História não chega a ser uma novidade. A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas que têm, com cada vez maior profusão e velocidade, se revelado bastante prolíficos para o ensino de História, exigindo constante atenção. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da História tem sido objeto de estudos que procuram defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”.
Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art icle/view/10099/8667. Acesso em: 24 nov. 2024.

No que concerne a utilização das novas tecnologias no ensino de História no Brasil, observa-se que:
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