Questões de Concursos: Licenciatura Prepare-se para a prova com questões de Licenciatura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Licenciatura Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q898401 | Biologia, Classificação biológica, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024A classificação dos seres vivos faz parte da Sistemática, ciência que estuda a relação entre os organismos e compreende a biodiversidade a partir da taxonomia. Avalie as alternativas abaixo e aponte a opção que apresenta uma ordem decrescente correta dessa classificação. a) Reino / filo / classe / ordem / família / gênero / espécie. b) Filo / classe / ordem / família / gênero / espécie / reino. c) Classe / ordem / família / gênero / filo / reino / espécie. d) Ordem / família / gênero / espécie / filo / classe / reino. e) Família / gênero / espécie / filo / classe / reino / ordem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q898438 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024Sobre a história da educação especial, assinale a alternativa CORRETA. a) A expressão considerada atualmente mais adequada para se reportar a pessoas com alguma deficiência é “portador de deficiência”. b) Desde os primórdios da educação formal, a educação especial sempre teve suporte para o atendimento adequado se caracterizando assim em uma perspectiva inclusiva. c) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. d) A cronologia da educação especial no âmbito formal de ensino no Brasil habitualmente apresenta o quanto o poder público assumiu integralmente tal atendimento educacional. e) A educação especial atualmente é disponibilizada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q898402 | Biologia, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024A genética é uma matéria fundamental para o entendimento de todas as áreas da Biologia, uma vez que é a base de tudo. Entendendo seu conceito e aspectos, analise as alternativas e indique a que está INCORRETA. a) A Genética é a parte da Biologia responsável por estudar a autenticação dos genes no organismo. b) Gregor Mendel conseguiu perceber em seus trabalhos com ervilhas que existiam fatores responsáveis pela hereditariedade. c) Muitas hipóteses foram propostas para tentar explicar a hereditariedade. A mais conhecida delas é a de que existiam pequenos animais no interior dos espermatozoides. d) No século XIX os pesquisadores entenderam o mecanismo de fecundação e a ideia de gametas surgiu. e) Muitas pessoas consideram que a Genética só começou a existir a partir de 1900 com os trabalhos de Hugo de Vries, Carl Correns e Erich von TschermakSeysenegg. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q898403 | Biologia, Sistema Imunológico, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O sistema imunológico é um conjunto de células, tecidos e órgãos que protege o corpo de infecções e microrganismos invasores. Identifique qual alternativa está INCORRETA sobre outras funções e caracteriticas deste sistema. a) Recuperar danos causados por infecções e inflamações e promover a regeneração celular. b) Os componentes do sistema imunológico incluem células brancas, glóbulos brancos ou leucócitos. c) O baço e o pâncreas fazem parte deste sistema. d) O sistema imunológico funciona de forma coordenada, permitindo que o corpo reconheça as células próprias e as invasoras. e) Em algumas situações, o sistema imunológico pode reagir contra o próprio corpo, provocando doenças autoimunes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q898400 | Biologia, Características dos seres vivos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024Considerando-se que os níveis de organização em biologia que são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está CORRETA sobre o conceito de organela. a) São as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. b) È um conjunto de moléculas que funcionam como um todo mais ou menos estável. c) É a partícula fundamental que compõe a matéria. Possui duas estruturas: o núcleo e a eletrosfera. d) É um conjunto de átomos ligados quimicamente, formando a menor unidade de uma substância que mantém suas propriedades químicas. e) São estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q898406 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Podemos pensar a história da historiografia como uma sucessão de paradigmas científicos a partir dos quais é escrita a história. Os paradigmas historiográficos comportam elementos científicos, filosóficos e políticos. São as lentes através das quais o historiador lê o passado”. Alves, Francisco José. Teorias da História / Francisco José Alves – São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010. Considere agora, as seguintes informações: - Busca compreender a subjetividade humana, investigando crenças, valores e percepções coletivas. - Analisa práticas culturais e simbólicas, como rituais, mitos e representações artísticas. - Valoriza as mentalidades como parte central das mudanças históricas. Qual paradigma historiográfico está associado às características apresentadas acima? a) História Oral. b) Materialismo Histórico. c) Escola dos Annales. d) Positivismo Histórico. e) História das Mentalidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q898409 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-ecultura-africana-e-indigena-nas-escolas. Acesso em: 24 nov. 2024. Acerca desse tema, têm-se observado que: a) A inclusão desses conteúdos no currículo escolar tem como um de seus objetivos combater o racismo e valorizar a diversidade cultural do Brasil. b) O ensino da cultura afro-brasileira e indígena tem avançado nas cidades, mas continua ausente nas escolas de áreas rurais. c) Apresenta como limitação a ausência de pesquisas acadêmicas sobre o tema, o que dificulta a produção de materiais didáticos para os alunos. d) Esses avanços na legislação encontram forte resistência dos professores e dos movimentos sociais para integrar esses conteúdos no currículo escolar. e) A legislação tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira apenas nos estabelecimentos de ensino de nível superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q898407 | Pedagogia, PCN's, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Na apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, a Secretaria de Educação Fundamental, afirma que a proposta de História para o ensino fundamental tem como objetivo levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Adaptado. A partir dessas informações, observa-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de História, a) propõem um ensino de caráter cronológico, com ênfase à memorização de datas, nomes e eventos históricos passados e atuais. b) excluem a história local e regional dos currículos, mas valorizam os eventos de grande relevância nacional e mundial. c) abordam temas relacionados à diversidade cultural da sociedade, tratando-as de conformidade com as narrativas hegemônicas. d) valorizam a análise crítica e reflexiva da história, capazes de relacionar eventos históricos ao presente e contribuir para o futuro de forma consciente. e) estabelecem um método de avaliação com base na memorização dos conhecimentos acumulados, por meio de provas objetivas e dissertativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q898404 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024A principal legislação educacional do Brasil é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. Avalie as alternativas abaixo e aponte aquela que está INCORRETA em relação a essa lei. a) A LDB regulamenta o sistema educacional brasileiro, tanto no âmbito público como no privado, e abrange a educação básica e o ensino superior. b) A lei define as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e afirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal de 1988. c) Uma das principais determinações da LDB é o aumento do número de dias letivos do ano de 180 para 200. d) Contempla a ampliação da duração do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos. e) A adição da modalidade de ensino indígena não foi comtemplada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q898405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Sabemos que discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de História não chega a ser uma novidade. A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas que têm, com cada vez maior profusão e velocidade, se revelado bastante prolíficos para o ensino de História, exigindo constante atenção. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da História tem sido objeto de estudos que procuram defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”. Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art icle/view/10099/8667. Acesso em: 24 nov. 2024. No que concerne a utilização das novas tecnologias no ensino de História no Brasil, observa-se que: a) Substituem os métodos tradicionais, permitindo um ensino mais acessível e conectado ao cotidiano dos alunos. b) Apresentam certas limitações, pois o acesso às tecnologias digitais ainda é desigual, em especial nas escolas públicas e nas regiões mais pobres. c) São suficientes para assegurar o pleno desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas atividades escolares. d) Tornam irrelevante o papel do professor como mediador do conhecimento histórico, pois sua utilização dispensa qualquer orientação. e) Promovem a desvalorização total do ensino presencial, uma vez que está comprovada a maior eficácia e eficiência do ensino remoto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q898401 | Biologia, Classificação biológica, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024A classificação dos seres vivos faz parte da Sistemática, ciência que estuda a relação entre os organismos e compreende a biodiversidade a partir da taxonomia. Avalie as alternativas abaixo e aponte a opção que apresenta uma ordem decrescente correta dessa classificação. a) Reino / filo / classe / ordem / família / gênero / espécie. b) Filo / classe / ordem / família / gênero / espécie / reino. c) Classe / ordem / família / gênero / filo / reino / espécie. d) Ordem / família / gênero / espécie / filo / classe / reino. e) Família / gênero / espécie / filo / classe / reino / ordem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q898438 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024Sobre a história da educação especial, assinale a alternativa CORRETA. a) A expressão considerada atualmente mais adequada para se reportar a pessoas com alguma deficiência é “portador de deficiência”. b) Desde os primórdios da educação formal, a educação especial sempre teve suporte para o atendimento adequado se caracterizando assim em uma perspectiva inclusiva. c) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. d) A cronologia da educação especial no âmbito formal de ensino no Brasil habitualmente apresenta o quanto o poder público assumiu integralmente tal atendimento educacional. e) A educação especial atualmente é disponibilizada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q898402 | Biologia, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024A genética é uma matéria fundamental para o entendimento de todas as áreas da Biologia, uma vez que é a base de tudo. Entendendo seu conceito e aspectos, analise as alternativas e indique a que está INCORRETA. a) A Genética é a parte da Biologia responsável por estudar a autenticação dos genes no organismo. b) Gregor Mendel conseguiu perceber em seus trabalhos com ervilhas que existiam fatores responsáveis pela hereditariedade. c) Muitas hipóteses foram propostas para tentar explicar a hereditariedade. A mais conhecida delas é a de que existiam pequenos animais no interior dos espermatozoides. d) No século XIX os pesquisadores entenderam o mecanismo de fecundação e a ideia de gametas surgiu. e) Muitas pessoas consideram que a Genética só começou a existir a partir de 1900 com os trabalhos de Hugo de Vries, Carl Correns e Erich von TschermakSeysenegg. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q898403 | Biologia, Sistema Imunológico, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O sistema imunológico é um conjunto de células, tecidos e órgãos que protege o corpo de infecções e microrganismos invasores. Identifique qual alternativa está INCORRETA sobre outras funções e caracteriticas deste sistema. a) Recuperar danos causados por infecções e inflamações e promover a regeneração celular. b) Os componentes do sistema imunológico incluem células brancas, glóbulos brancos ou leucócitos. c) O baço e o pâncreas fazem parte deste sistema. d) O sistema imunológico funciona de forma coordenada, permitindo que o corpo reconheça as células próprias e as invasoras. e) Em algumas situações, o sistema imunológico pode reagir contra o próprio corpo, provocando doenças autoimunes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q898400 | Biologia, Características dos seres vivos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024Considerando-se que os níveis de organização em biologia que são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está CORRETA sobre o conceito de organela. a) São as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. b) È um conjunto de moléculas que funcionam como um todo mais ou menos estável. c) É a partícula fundamental que compõe a matéria. Possui duas estruturas: o núcleo e a eletrosfera. d) É um conjunto de átomos ligados quimicamente, formando a menor unidade de uma substância que mantém suas propriedades químicas. e) São estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q898406 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Podemos pensar a história da historiografia como uma sucessão de paradigmas científicos a partir dos quais é escrita a história. Os paradigmas historiográficos comportam elementos científicos, filosóficos e políticos. São as lentes através das quais o historiador lê o passado”. Alves, Francisco José. Teorias da História / Francisco José Alves – São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010. Considere agora, as seguintes informações: - Busca compreender a subjetividade humana, investigando crenças, valores e percepções coletivas. - Analisa práticas culturais e simbólicas, como rituais, mitos e representações artísticas. - Valoriza as mentalidades como parte central das mudanças históricas. Qual paradigma historiográfico está associado às características apresentadas acima? a) História Oral. b) Materialismo Histórico. c) Escola dos Annales. d) Positivismo Histórico. e) História das Mentalidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q898409 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-ecultura-africana-e-indigena-nas-escolas. Acesso em: 24 nov. 2024. Acerca desse tema, têm-se observado que: a) A inclusão desses conteúdos no currículo escolar tem como um de seus objetivos combater o racismo e valorizar a diversidade cultural do Brasil. b) O ensino da cultura afro-brasileira e indígena tem avançado nas cidades, mas continua ausente nas escolas de áreas rurais. c) Apresenta como limitação a ausência de pesquisas acadêmicas sobre o tema, o que dificulta a produção de materiais didáticos para os alunos. d) Esses avanços na legislação encontram forte resistência dos professores e dos movimentos sociais para integrar esses conteúdos no currículo escolar. e) A legislação tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira apenas nos estabelecimentos de ensino de nível superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q898407 | Pedagogia, PCN's, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Na apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, a Secretaria de Educação Fundamental, afirma que a proposta de História para o ensino fundamental tem como objetivo levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Adaptado. A partir dessas informações, observa-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de História, a) propõem um ensino de caráter cronológico, com ênfase à memorização de datas, nomes e eventos históricos passados e atuais. b) excluem a história local e regional dos currículos, mas valorizam os eventos de grande relevância nacional e mundial. c) abordam temas relacionados à diversidade cultural da sociedade, tratando-as de conformidade com as narrativas hegemônicas. d) valorizam a análise crítica e reflexiva da história, capazes de relacionar eventos históricos ao presente e contribuir para o futuro de forma consciente. e) estabelecem um método de avaliação com base na memorização dos conhecimentos acumulados, por meio de provas objetivas e dissertativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q898404 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024A principal legislação educacional do Brasil é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. Avalie as alternativas abaixo e aponte aquela que está INCORRETA em relação a essa lei. a) A LDB regulamenta o sistema educacional brasileiro, tanto no âmbito público como no privado, e abrange a educação básica e o ensino superior. b) A lei define as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e afirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal de 1988. c) Uma das principais determinações da LDB é o aumento do número de dias letivos do ano de 180 para 200. d) Contempla a ampliação da duração do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos. e) A adição da modalidade de ensino indígena não foi comtemplada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q898405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Sabemos que discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de História não chega a ser uma novidade. A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas que têm, com cada vez maior profusão e velocidade, se revelado bastante prolíficos para o ensino de História, exigindo constante atenção. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da História tem sido objeto de estudos que procuram defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”. Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art icle/view/10099/8667. Acesso em: 24 nov. 2024. No que concerne a utilização das novas tecnologias no ensino de História no Brasil, observa-se que: a) Substituem os métodos tradicionais, permitindo um ensino mais acessível e conectado ao cotidiano dos alunos. b) Apresentam certas limitações, pois o acesso às tecnologias digitais ainda é desigual, em especial nas escolas públicas e nas regiões mais pobres. c) São suficientes para assegurar o pleno desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas atividades escolares. d) Tornam irrelevante o papel do professor como mediador do conhecimento histórico, pois sua utilização dispensa qualquer orientação. e) Promovem a desvalorização total do ensino presencial, uma vez que está comprovada a maior eficácia e eficiência do ensino remoto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro