Questões de Concursos: Mediador Escolar

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1 Q890369 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Sabe-se que as tendências pedagógicas desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea à medida que moldam a forma como a educação é concebida, estruturada e implementada. Essas tendências representam abordagens, teorias e conceitos que norteiam a prática educacional e refletem as necessidades e desafios da sociedade atual. Dentro desse contexto, as tendências liberais ou tendências progressistas são possibilidades mais influentes na educação. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A pedagogia liberal apareceu como justificativa para o sistema capitalista, que, ao defender a permanência da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma espécie de organização social, denominada sociedade de classes. Sendo assim, a pedagogia liberal é a manifestação própria deste tipo de sociedade.

( ) A pedagogia liberal trabalha com a hipótese de que a escola tem por função preparar os indivíduos a desenvolverem papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

( ) As tendências pedagógicas progressistas têm uma inclinação mais crítica em relação às abordagens tradicionais de ensino. Elas buscam transformar a educação, muitas vezes desafiando as estruturas hierárquicas e autoritárias.

( ) As tendências pedagógicas progressistas enfatizam a aprendizagem ativa, o ensino baseado em projetos, a colaboração e a participação dos alunos na definição do currículo e se alinham com a ideia de que a educação deve ser um instrumento de mudança social, promovendo valores democráticos e igualdade.

( ) Muitos educadores adotam uma abordagem eclética, combinando elementos de ambas as tendências para criar ambientes de aprendizado diversificados e adaptáveis. Isso reflete a compreensão de que a educação contemporânea deve equilibrar a tradição e a inovação.

A sequência está correta em

2 Q890374 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Sobre o mediador escolar e suas atribuições, é correto afirmar que:

3 Q890376 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

O capítulo V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/1996, dispõe sobre a educação especial; desse modo, assinale a afirmativa correta.

4 Q890371 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: dezembro de 2023.)

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que:

5 Q890375 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

A comunicação alternativa, ramo da tecnologia assistiva, é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. NÃO é considerado um instrumento de comunicação alternativa:

7 Q890370 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Como tarefa didática necessária e permanente do trabalho dos professores, a avaliação procura atender um processo de ensino-aprendizagem inovador e criativo, que acompanhe todo o procedimento de ensino e aprendizagem, desde o trabalho de planejamento escolar, de planejamento de ensino e de planejamento de aulas pelos docentes, passando por objetivos, conteúdos, atividades em conjunto entre professor-aluno em sala de aula, verificação de progressos e dificuldades, reorientação e análises de procedimentos metodológicos. Outra referência atualizada de avaliação está na oportunidade de diálogo e da reflexão do dueto professor/aluno, com vistas a auxiliar no fazer pedagógico do professor e aumentar o envolvimento do aluno com o aprendizado. Assim, a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor quanto dos alunos. Os dados coletados no decurso do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos, são interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos sobre o aproveitamento escolar. Como pode se depreender dessa noção de avaliação, ela

8 Q890368 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em uma escola municipal, numa situação fictícia, há um aluno chamado João, de 9 anos, que vem apresentando comportamentos agressivos em sala de aula e no ambiente escolar em geral. Ele costuma discutir com os colegas, sendo agressivo verbalmente e, em algumas ocasiões, fisicamente. Além disso, tem mostrado desinteresse pelas atividades escolares e, muitas vezes, chega à escola com aspecto descuidado, roupas sujas e sem material escolar. O professor, ao observar esses comportamentos, suspeita que João possa estar enfrentando problemas em seu ambiente familiar que estejam afetando seu desempenho escolar e comportamento. Diante dessa situação, o professor precisa aplicar os conceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir a proteção e o bem-estar de João. Neste cenário, são ações que o professor deve tomar, levando em consideração o ECA, a fim de lidar com a situação de João e, ainda, garantir seu bem-estar e desenvolvimento saudável:

I. O professor deve iniciar o processo entrando em contato com a equipe de orientação ou psicopedagogia da escola para avaliar o comportamento de João e identificar possíveis dificuldades de aprendizado ou questões emocionais que possam estar contribuindo para o seu comportamento.

II. De acordo com o ECA, é importante que o professor chame a comunidade escolar para que a situação de João seja conhecida por todos e todos possam dar opiniões sobre ações que garantam o seu bem-estar.

III. O professor pode entrar em contato com a família de João para agendar uma reunião, visando entender melhor o contexto familiar do aluno e identificar possíveis fatores que estejam impactando seu comportamento. O ECA ressalta a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento da criança.

IV. Se, durante o processo de avaliação, o professor suspeitar de maus-tratos ou negligência por parte da família, ele deve relatar o caso à polícia, seguindo os procedimentos estabelecidos pelo ECA para garantir a proteção da criança.

V. É fundamental que o professor mantenha um diálogo aberto com João, incentivando-o a expressar seus sentimentos e preocupações. O ECA ressalta o direito da criança à participação em decisões que a afetem.

Em relação às ações que estão em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), está correto o que se afirma apenas em

9 Q890372 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Tendo em vista que a sala de recursos multifuncionais é um espaço escolar com equipamentos, móveis e materiais didáticos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é INCORRETO afirmar que:

10 Q890373 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considerando o currículo na perspectiva da inclusão, analise as afirmativas a seguir.

I. É centrado nas necessidades atuais e futuras do aluno e as suas potencialidades e necessidades são avaliadas em termos de uma “análise discrepante”, ou seja, a comparação é feita entre as habilidades listadas no processo de execução das tarefas e performance do indivíduo nestas habilidades.

II. As adaptações são realizadas a fim de promover e aumentar a participação das pessoas com deficiência em todas as atividades.

III. O conteúdo do currículo é pré-determinado, pois preza uma instrução individualizada que leva em conta as diferentes performances do indivíduo em várias atividades diferenciadas.

IV. Para elaborá-lo se parte de uma avaliação diagnóstica que considera o nível cognitivo do aluno, a avaliação da linguagem e a adequação ao que é esperado para cada idade cronológica.

Está correto o que se afirma apenas em
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