Questões de Concursos Públicos: Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica

Encontre aqui questões Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Acerca da amplificação da luz por emissão estimulada de radiação — laser —, julgue os itens que se seguem. O monocromatismo, a incoerência e a colimação são características do laser que o diferem das outras fontes convencionais de luz.
No que se refere à atuação do fisioterapeuta junto a pacientes idosos, julgue os seguintes itens. A avaliação funcional é relevante na prática geriátrica, uma vez que é mais enfatizado o nível de função e independência do que a presença de limitações específicas.
No que se refere à reabilitação de pacientes com câncer e à avaliação funcional nos casos de mulheres com câncer de mama, julgue os próximos itens. Testes que avaliam a mobilidade do paciente, como o Timed Get Up and Go, mostram que mulheres portadoras de câncer de mama apresentam desempenho igual ao de mulheres sadias da mesma idade.

Paciente do sexo masculino, com cinquenta e oito anos de idade, com diagnóstico de câncer de orofaringe, foi submetido à cirurgia para ressecção tumoral, com esvaziamento cervical à esquerda seguido de radioterapia concomitante a quimioterapia. Esse paciente apresentou abertura de boca de 18 mm — distância interincisivos —, radiodermite aguda grau 3 em região cervical e ombro esquerdo caído.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

Os objetivos do fisioterapeuta no tratamento desse paciente incluem restabelecer a amplitude de movimento da ATM, da cintura escapular, restaurar funcionalidade e proporcionar melhor qualidade de vida.

Paciente de sessenta e dois anos de idade, do sexo masculino, foi admitido no setor de fisioterapia com histórico de nódulo no pescoço com crescimento progressivo e doloroso, que evoluiu com ulceração da pele da região, o que levou o paciente a ser submetido a radioterapia local e cirurgia para retirada do tumor. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico quinze dias antes para a retirada da massa tumoral e o esvaziamento cervical, além da ressecção do nervo acessório e da remoção de estruturas do trato aerodigestivo superior. Na avaliação fisioterapêutica, foram observados linfedema facial, diminuição da mobilidade cervical e trismo.

A partir do caso clínico precedente, julgue os itens seguintes.

A cirurgia à qual o paciente foi submetido frequentemente pode provocar alterações na respiração e nos mecanismos de proteção das vias aéreas, resultando em complicações como atelectasia e derrame pleural.
Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue os itens subsequentes. O tratamento mais indicado para o câncer de mama em estágio inicial é o cirúrgico, o qual pode consistir na dissecção de linfonodos axilares ou na realização de biópsia do linfonodo sentinela.
Considerando as técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento de seus pacientes, julgue os itens a seguir. A irradiação com ultrassom terapêutico contínuo a 1 W/cm2, 1 MHz é um tratamento recomendável para a redução de massa tumoral.
Acerca da amplificação da luz por emissão estimulada de radiação — laser —, julgue os itens que se seguem. O laser é uma radiação ionizante análoga aos raios X e gama que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
No que se refere à atuação do fisioterapeuta junto a pacientes idosos, julgue os seguintes itens. Os índices de Katz e Barthel avaliam atividades instrumentais da vida diária, como usar transporte público, tomar medicação, fazer compras e preparar refeições.
No que se refere à aplicação do teste de caminhada de seis minutos (TC6’) como ferramenta de avaliação do fisioterapeuta, julgue os itens subsequentes. O desempenho no TC6’ ajuda a identificar pacientes que apresentam maior risco de hospitalização e mortalidade em uma população de pacientes com insuficiência cardíaca sistólica.