Questões de Concursos: Médico Psiquiatra Adulto

Prepare-se para a prova com questões de Médico Psiquiatra Adulto de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q904897 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Uma série documental da Netflix, lançada em 2022, intitulada jeen-yuhs conta a trajetória do rapper Kanye West de uma forma bastante íntima. Dirigida por Clarence Simmons, o primeiro capítulo da produção chegou ao streaming em 16 de fevereiro de 2022, com os outros dois capítulos sendo lançados nas duas semanas seguintes. A série mostra a carreira de Kanye West, filmada durante duas décadas, destacando a grande influência de sua falecida mãe, Donda West, em sua carreira. Também há espaço para o período em que apoiou o ex-presidente Donald Trump ea inesperada candidatura do astro à presidência dos Estados Unidos, em 2020, assim como aborda o seu diagnóstico de transtorno bipolar.

Em relação aos critérios diagnósticos para transtorno bipolar, de acordo com o DSM-5, é correto afirmar:

2 Q904894 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, limitações e consequências, devendo ser um quadro de que o psiquiatra que trabalha em serviços públicos deve ter o conhecimento adequado sobre sua abordagem. É reconhecido que, mesmo após tentativas de tratamento, cerca de 30% dos pacientes com transtornos depressivos podem não apresentar a remissão do quadro. Considerando-se este contexto, pacientes com transtornos depressivos que apresentam resistência ao tratamento farmacoterápico usual empregado têm como alternativa a utilização da tranilcipromina, um fármaco da classe dos inibidores de monoaminaoxidase. Um dos principais efeitos adversos do emprego da tranilcipromina são os riscos relacionados à síndrome serotoninérgica e urgência hipertensiva.

O fármaco que, associado com a tranilcipromina, tem o maior risco de síndrome serotoninérgica é:

3 Q904893 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Na data de 27 de setembro de 2023, a BBC apresentou uma matéria em que se discutia sobre a questão das chamadas drogas Z, no Brasil. Nesta reportagem, o jornalista descreveu que “Nos últimos anos, uma "competição" informal e velada passou a dominar as rodas de conversas de psiquiatras e especialistas em medicina do sono brasileiros: saber quem atendeu o paciente que tomou a maior quantidade de comprimidos de Zolpidem num único dia.

O remédio usado no tratamento contra a insônia, disponível no mercado há mais de 30 anos, ganhou protagonismo maior na última década, pela junção de uma série de fatores que você vai conhecer ao longo desta reportagem, como uma facilidade na prescrição médica e um apelo quase irresistível para um problema relativamente comum — a dificuldade para dormir.”

Qual o mecanismo farmacológico está mais associado ao potencial de dependência de drogas Z?

4 Q904892 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

A agitação psicomotora pode ser definida como uma atividade motora excessiva associada com uma sensação de tensão interna; a atividade é comumente não produtiva e repetitiva, consistindo em comportamentos como andar de um lado para o outro, torcer as mãos, puxar roupas, inquietação e incapacidade de ficar parado. A agitação psicomotora é um quadro importante de ser manejado pelo psiquiatra na prática clínica.

São componentes essenciais na abordagem da agitação psicomotora:

5 Q904895 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Inúmeros veículos de informação têm apontado sobre o crescimento dos casos de autismo nos últimos tempos; entretanto, é essencial diferenciar pacientes com autismo do diagnóstico de ansiedade social.

São características diagnósticas, segundo o DSM-5, que mais corretamente estão associadas ao diagnóstico de transtorno do espectro autista:

6 Q904896 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

José, 35 anos, casado, teve o falecimento de seu filho de 2 anos há cerca de 6 meses e refere que, desde então, apresenta uma tristeza intensa, choro todos os dias e fica só pensando na criança. Revela desesperança, dificuldade de concentração e dificuldade de dormir, fala que fica no quarto do filho tentando ainda sentir o cheiro dele. Ele nega histórico de ideação suicida ou tentativas anteriores, mas revela que, desde que aconteceu o fato, tem pensamentos recorrentes de que "a vida não tem sentido". Refere que por vezes tem faltado ao trabalho e algumas vezes se sente tão cansado por não dormir bem à noite , o que está prejudicando seu desempenho no trabalho. Deixou de frequentar a roda de amigos que têm filhos da mesma idade porque sempre se lembra do filho nestas circunstâncias. Não tem feito mais sexo com sua esposa por medo de que ela engravide e possa acontecer o mesmo com um futuro filho. Os exames físicos e laboratoriais não revelam anormalidades significativas que justifiquem os sintomas apresentados. O paciente não possui histórico de condições médicas ou uso de substâncias que possam contribuir para o quadro. Não possui histórico prévio de quaisquer outras condições psiquiátricas.

Considerando-se o quadro clínico apresentado, qual características justifica o diagnóstico de transtorno depressivo maior em oposição ao luto normal, segundo o DSM-5?

7 Q904899 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Segundo o DSM-5, o diagnóstico do transtorno de personalidade só pode ser realizado quando as características são típicas do funcionamento em longo prazo e não estão limitadas a um episódio discreto de outro transtorno mental. Da mesma forma, quando as características de comportamento mal adaptativo são devidas aos efeitos psicológicos diretos de outro transtorno mental, incluindo uso de substâncias, o diagnóstico de transtorno de personalidade não é garantido.

A respeito dos transtornos de personalidade, NÃO é correto afirmar que:

8 Q904900 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

A clozapina, em doses terapêuticas adequadas, é o antipsicótico que tem consistentemente demonstrado ser mais eficaz quando comparado aos demais antipsicóticos no tratamento de esquizofrenia refratária. Devido ao seu potencial risco de efeitos adversos, cabe ao psiquiatra saber identificar e manejar quando o paciente está em uso de clozapina.

Assinale a resposta que melhor indica os potenciais efeitos adversos associados ao uso de clozapina no tratamento da esquizofrenia:

9 Q904901 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

A eletroconvulsoterapia (ECT) é uma intervenção terapêutica utilizada na prática da psiquiatria para tratar diversos transtornos mentais graves e resistentes a outras formas de tratamento. Apesar de ser frequentemente associada a estigmas e preconceitos devido a representações históricas, a ECT é considerada uma opção eficaz e segura para certos quadros psiquiátricos.

Sobre a ECT, é correto afirmar:

10 Q904898 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

O comportamento de acumular pode ocorrer no ser humano desde a infância e varia do colecionismo de certos objetos até o transtorno clinicamente diagnosticado como transtorno de acumulação (TA).

De acordo com o DSM-5, é um critério diagnóstico do transtorno de acumulação:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.