Questões de Concursos: Médico Residente

Prepare-se para a prova com questões de Médico Residente de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q479423 | Farmácia, Gestão Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Gestão farmacêutica é um tema muito abrangente e compreende as ações do farmacêutico gestor tanto no âmbito público, no ciclo do medicamento, quanto na gestão dos recursos farmacêuticos em um hospital. Além de saber como os recursos do SUS são obtidos e planejados, é importante a otimização desses recursos.

A respeito da gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir.

A gestão de recursos em um hospital pode utilizar a ferramenta de classificação ABC dos medicamentos, sendo que os itens classificados como C merecem maior atenção, pois apresentam-se em maior quantidade.

2 Q480137 | Farmácia, Controle de Qualidade, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

A 5a edição da obra Farmacopeia Brasileira (2010), é constituída por dois volumes: Volume 1 – Métodos Gerais e textos, e Volume 2 – Monografias.

Considerando os testes contidos no Volume 1, julgue os itens a seguir.

São testes aplicados ao controle de qualidade de comprimidos, entre outros: determinação de peso; friabilidade; dureza; desintegração; dissolução; e doseamento.

3 Q479367 | Farmácia, Farmacovigilância, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o surgimento do perfil de farmacêutico generalista, desde 2002, houve o fortalecimento da farmácia clínica, que atualmente exige dos profissionais farmacêuticos atuação de forma sistemática para o acompanhamento e a avaliação da farmacoterapia. Há algumas ferramentas de trabalho para essa atuação: a farmacovigilância, ciência, ou o conjunto de atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado ao medicamento. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo da utilização e dos efeitos de medicamentos em um grande número de pessoas. E a farmacoeconomia é considerada a aplicação de economia da saúde especificamente aos medicamentos, mediante análises econômicas; não pode ser considerada uma ciência individualizada, pois são utilizadas metodologias derivadas das áreas de economia, epidemiologia, farmácia, medicina e ciências sociais.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 3. ed. Barueri: Manole, 2016, com adaptações.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

A farmacovigilância é uma estratégia desenvolvida comumente em unidades hospitalares para auxiliar no planejamento e na execução de ações inerentes à farmácia hospitalar.

4 Q480524 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

A coleta e a utilização de informações quanto a custos e benefícios das intervenções em saúde podem auxiliar no estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos em saúde. Nesse sentido, os estudos de farmacoeconomia em ambiente hospitalar são cada vez mais necessários.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As publicações científicas brasileiras na área da farmacoeconomia se mostram escassas, sendo a maioria do tipo coorte retrospectiva, em que são comparados diferentes fármacos utilizados para o tratamento de uma mesma condição clínica.

5 Q479022 | Farmácia, Semiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apresentou-se com tosse produtiva e relatando febre intermitente nos últimos sete dias. Após anamnese, a equipe observou que o paciente estava debilitado, com desidratação e desnutrição. A análise dos exames laboratoriais mostrou resultado positivo para tuberculose. Ao confirmar o diagnóstico, a farmacoterapia foi iniciada pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora considerável do quadro clínico. Todavia, com o desaparecimento dos sintomas, o paciente abandonou o tratamento e acabou tendo uma recaída, que o levou de volta ao serviço.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Para o diagnóstico da tuberculose, são necessários ao menos dois métodos laboratoriais, como o exame radiológico e o teste de escarro ou de baciloscopia.

6 Q464604 | Direito Previdenciário, Histórico da Previdência Social, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

No modelo de exploração instaurado por Portugal em solo brasileiro, a saúde pública definitivamente não era uma preocupação. Assim, cada indivíduo se responsabilizava por si, normalmente buscando, quando preciso, o auxílio de pajés, curandeiros ou boticários que viajavam pelo país afora. A medicina se dava, portanto, de modo informal. Com base em conhecimentos empíricos, costumes culturais e crenças religiosas, os tratamentos iam de cantos à manipulação de ervas. O mais interessante é que esse padrão se estendia além dos limites de classes sociais, já que mesmo os que podiam pagar pelos melhores serviços da maior cidade brasileira na época, o Rio de Janeiro, tinham à disposição pouquíssimos médicos. Essa situação se estendeu com poucas mudanças até o final do século. Aos poucos, as necessidades da população foram forçando a elaboração de ações que garantiriam a saúde e seu acesso.

Considerando as legislações específicas que pavimentaram o caminho do SUS, julgue os itens a seguir.

A realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, com intensa participação social, deu-se logo após o fim da ditadura militar, iniciada em 1964, e consagrou uma concepção ampliada de saúde e o princípio da saúde como direito universal e como dever do Estado; princípios que seriam plenamente incorporados à Constituição de 1988.

7 Q480326 | Farmácia, Controle de Qualidade, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

O teste de dissolução é de fundamental importância no controle de qualidade, porque possibilita determinar a quantidade de substância ativa dissolvida no meio de dissolução, quando o produto é submetido à ação de aparelhagem específica, sob condições experimentais descritas.

A respeito do teste de dissolução, julgue os itens a seguir.

A aparelhagem para o método 1 inclui a cesta, usada, preferencialmente, para dissolução de cápsulas; e a aparelhagem para o método 2 incluiu a pá, usada, preferencialmente, para dissolução de comprimidos.

8 Q479825 | Farmácia, Farmacopeia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

O medicamento Aciclovir pode ser encontrado em farmácias na forma de creme, em formulação contendo 5% do princípio ativo. A respeito dessa apresentação comercial, julgue os itens a seguir. A análise de doseamento de Aciclovir creme, segundo a Farmacopeia Brasileira, 5a edição, requer tomada de ensaio de 7,5 mg de Aciclovir, sendo necessário pesar 0,15 g do creme.

9 Q804881 | Legislação e Decretos, Decreto n 7508 2011, Médico Residente, IADES

O Decreto no 7.508/2011 serve à regulamentação da Lei no 8.080/1990 e estatui que o acesso universal e equânime às ações de saúde se inicia pelas portas de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), completando-se por meio da rede hierarquizada, segundo a complexidade dos serviços. Com base no arcabouço legal apresentado, assinale a alternativa que indica as portas de entrada nas Redes de Atenção à Saúde (RAS).

10 Q478840 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

O controle de medicamentos e de insumos farmacêuticos é de responsabilidade do farmacêutico na farmácia de manipulação, devendo obedecer a critérios mínimos exigidos para o exercício da atividade de manipulação das preparações magistrais. Tais farmácias devem garantir, inclusive, a qualidade físico-química e microbiológica da própria água potável. Logo, todos os procedimentos de trabalho necessitam da atenção do farmacêutico e de condições especiais à respectiva manipulação e dispensação, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos manipulados. A partir desse tema, julgue os itens a seguir. A água purificada para uso farmacêutico é considerada matéria-prima produzida na própria farmácia de manipulação a partir da água potável.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.