Questões de Concursos: Monitor da Educação Prepare-se para a prova com questões de Monitor da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Monitor da Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q887962 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Liberdade, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024Em seu Artigo 16, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), lista uma série de aspectos que compõem o direito à liberdade. São todos aspectos listados pela já referida Lei, EXCETO: a) Brincar, praticar esportes e divertir-se. b) Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. c) Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários sem restrições. d) Buscar refúgio, auxílio e orientação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q887963 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024A entrada da criança na creche é um momento delicado, se configurando como um processo de adaptação gradual e que envolve a participação da família, professores e todos os demais profissionais que trabalham nas instituições voltadas para esse fim. A criança tem direito à atenção individual, e essa atenção se concretiza, principalmente, pelas atitudes dos cuidadores, as quais podem validar ou não esse direito. Considerando o tratamento da criança na creche, todas as alternativas abaixo constituem atitudes adequadas, EXCETO: a) Respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor. b) Evitar interferir nos casos de crianças com dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos. c) Ficar atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações. d) Analisar o porquê de uma criança não estar bem e encaminhá-la à equipe gestora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q887964 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024“Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. Diante de todos os fatores que a criança necessita, o cuidar e o educar são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e desenvolvimento infantil. O cuidar, deve focar nas necessidades das crianças, que podem transmitir a qualidade daquilo que está sendo passado a elas. Outro principal ato que a criança necessita e depende de seu educador, é o educar, que se refere em mediar a criança ao conhecimento, ao novo, ensinando e direcionando à realidade social. Assinale a alternativa que apresenta informações INCORRETAS a respeito da importância do educar, cuidar e brincar na Educação Infantil: a) O brincar é o momento de interação da criança, seja com seus amigos, familiares, professores e até mesmo com seus próprios brinquedos. Além disso, pode ser também uma forma de representação da sociedade em que vive. b) Cuidar significa acompanhar, apoiar, incentivar e ter a compreensão do professor, ou seja, é a interação afetiva de ambas as partes, focando em ajudar e buscar o bem-estar do outro. c) O educar é proporcionar à criança a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades, absorvendo o máximo possível dos elementos culturais adotados pela escola, de forma a moldar sua personalidade. d) A brincadeira permite que o professor avalie a situação social da criança. Os comportamentos que as crianças expressam enquanto brincam dizem muito sobre seus sentimentos, pensamentos e situações em que estão inseridas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q887965 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024É bastante comum que crianças novas coloquem objetos pequenos na boca, o que pode resultar em sufocamento. Nesse caso, o responsável deve examinar a cavidade nasal da vítima, e decidir se é possível ou não retirar o objeto que está causando a asfixia de forma segura. Caso o profissional decida que é possível tentar uma manobra para remover o objeto, assinale a alternativa que apresenta uma ação considerada INADEQUADA: a) Incentivar a criança a tossir. b) Tentar puxar o objeto com os dedos. c) Utilizar uma pinça para tentar retirar o objeto estranho. d) Levantar os braços da criança e levar sua cabeça para trás. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q887966 | Pedagogia, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024“Nas últimas décadas, no Brasil, as escolas de Educação Infantil vêm trabalhando as práticas do cuidar, educar e brincar, juntas, interligando os saberes, pois sabemos da importância dessa tríade para a infância: o cuidar é essencial nessa fase, pois é o momento em que a criança está se formando fisicamente; o educar se faz necessário, uma vez que é na escola que a criança aprende os conceitos básicos de socialização com os demais; o brincar desenvolve a coordenação motora, através de brincadeiras educativas, oportunizando a sistematização das atividades.” Assinale a alternativa que apresenta apenas informações CORRETAS a respeito do cuidar, educar e brincar: a) O cuidar se configura por meio de ações dissociadas do educar e do brincar. Enquanto ato isolado, o cuidar deve ser implementado, principalmente, por meio do respeito às regras de segurança da creche. b) Não é possível educar e brincar ao mesmo tempo, pois a brincadeira, enquanto ato simbólico dissociado da realidade, impõe à criança aprendizados que não podem ser transpostos para o mundo real. c) Apesar de todos os avanços epistemológicos, ainda entendemos o cuidar como apenas atender às necessidades básicas da criança, como higienização e alimentação. d) O brincar é importante não apenas para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, como também para sua inserção social: a brincadeira é uma forma de comunicação da criança, um dos meios pelos quais ela explora o ambiente e também desenvolve diversas habilidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q887961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024O acolhimento da criança que chega à creche é de extrema importância, pois pode determinar como será seu dia na instituição. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do cuidador a respeito do acolhimento da criança: a) Organizar antecipadamente os espaços para acomodar cada criança, respeitando as diferentes necessidades. b) Dar atenção especial para os bebês e crianças bem pequenas que chegarem chorando ou se negarem a entrar, propor uma brincadeira ou pegar no colo para acalmá-lo. c) Ao perceber algum problema (assadura severa na primeira troca, vômito, febre alta ou qualquer sintoma fora do normal) comunicar imediatamente a Equipe Gestora. d) Receber bebês e crianças bem pequenas com cordialidade e alegria, porém, evitando o contato físico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF
1 Q887962 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Liberdade, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024Em seu Artigo 16, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), lista uma série de aspectos que compõem o direito à liberdade. São todos aspectos listados pela já referida Lei, EXCETO: a) Brincar, praticar esportes e divertir-se. b) Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. c) Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários sem restrições. d) Buscar refúgio, auxílio e orientação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q887963 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024A entrada da criança na creche é um momento delicado, se configurando como um processo de adaptação gradual e que envolve a participação da família, professores e todos os demais profissionais que trabalham nas instituições voltadas para esse fim. A criança tem direito à atenção individual, e essa atenção se concretiza, principalmente, pelas atitudes dos cuidadores, as quais podem validar ou não esse direito. Considerando o tratamento da criança na creche, todas as alternativas abaixo constituem atitudes adequadas, EXCETO: a) Respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor. b) Evitar interferir nos casos de crianças com dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos. c) Ficar atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações. d) Analisar o porquê de uma criança não estar bem e encaminhá-la à equipe gestora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q887964 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024“Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. Diante de todos os fatores que a criança necessita, o cuidar e o educar são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e desenvolvimento infantil. O cuidar, deve focar nas necessidades das crianças, que podem transmitir a qualidade daquilo que está sendo passado a elas. Outro principal ato que a criança necessita e depende de seu educador, é o educar, que se refere em mediar a criança ao conhecimento, ao novo, ensinando e direcionando à realidade social. Assinale a alternativa que apresenta informações INCORRETAS a respeito da importância do educar, cuidar e brincar na Educação Infantil: a) O brincar é o momento de interação da criança, seja com seus amigos, familiares, professores e até mesmo com seus próprios brinquedos. Além disso, pode ser também uma forma de representação da sociedade em que vive. b) Cuidar significa acompanhar, apoiar, incentivar e ter a compreensão do professor, ou seja, é a interação afetiva de ambas as partes, focando em ajudar e buscar o bem-estar do outro. c) O educar é proporcionar à criança a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades, absorvendo o máximo possível dos elementos culturais adotados pela escola, de forma a moldar sua personalidade. d) A brincadeira permite que o professor avalie a situação social da criança. Os comportamentos que as crianças expressam enquanto brincam dizem muito sobre seus sentimentos, pensamentos e situações em que estão inseridas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q887965 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024É bastante comum que crianças novas coloquem objetos pequenos na boca, o que pode resultar em sufocamento. Nesse caso, o responsável deve examinar a cavidade nasal da vítima, e decidir se é possível ou não retirar o objeto que está causando a asfixia de forma segura. Caso o profissional decida que é possível tentar uma manobra para remover o objeto, assinale a alternativa que apresenta uma ação considerada INADEQUADA: a) Incentivar a criança a tossir. b) Tentar puxar o objeto com os dedos. c) Utilizar uma pinça para tentar retirar o objeto estranho. d) Levantar os braços da criança e levar sua cabeça para trás. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q887966 | Pedagogia, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024“Nas últimas décadas, no Brasil, as escolas de Educação Infantil vêm trabalhando as práticas do cuidar, educar e brincar, juntas, interligando os saberes, pois sabemos da importância dessa tríade para a infância: o cuidar é essencial nessa fase, pois é o momento em que a criança está se formando fisicamente; o educar se faz necessário, uma vez que é na escola que a criança aprende os conceitos básicos de socialização com os demais; o brincar desenvolve a coordenação motora, através de brincadeiras educativas, oportunizando a sistematização das atividades.” Assinale a alternativa que apresenta apenas informações CORRETAS a respeito do cuidar, educar e brincar: a) O cuidar se configura por meio de ações dissociadas do educar e do brincar. Enquanto ato isolado, o cuidar deve ser implementado, principalmente, por meio do respeito às regras de segurança da creche. b) Não é possível educar e brincar ao mesmo tempo, pois a brincadeira, enquanto ato simbólico dissociado da realidade, impõe à criança aprendizados que não podem ser transpostos para o mundo real. c) Apesar de todos os avanços epistemológicos, ainda entendemos o cuidar como apenas atender às necessidades básicas da criança, como higienização e alimentação. d) O brincar é importante não apenas para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, como também para sua inserção social: a brincadeira é uma forma de comunicação da criança, um dos meios pelos quais ela explora o ambiente e também desenvolve diversas habilidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q887961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024O acolhimento da criança que chega à creche é de extrema importância, pois pode determinar como será seu dia na instituição. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do cuidador a respeito do acolhimento da criança: a) Organizar antecipadamente os espaços para acomodar cada criança, respeitando as diferentes necessidades. b) Dar atenção especial para os bebês e crianças bem pequenas que chegarem chorando ou se negarem a entrar, propor uma brincadeira ou pegar no colo para acalmá-lo. c) Ao perceber algum problema (assadura severa na primeira troca, vômito, febre alta ou qualquer sintoma fora do normal) comunicar imediatamente a Equipe Gestora. d) Receber bebês e crianças bem pequenas com cordialidade e alegria, porém, evitando o contato físico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro