Em uma turma de Educação Infantil, a professora Ana observa que a maioria das
crianças demonstra interesse e participação nas atividades propostas, com exceção de João, que
frequentemente se mostra desatento e desinteressado. Preocupada com o desenvolvimento de João,
a professora busca alternativas para avaliar melhor suas habilidades e necessidades, visando
ajudá-lo a se engajar nas atividades e alcançar seu pleno potencial. Considerando esse cenário, qual
das alternativas a seguir representa a abordagem mais adequada para a avaliação de João na
Educação Infantil?
a) Aplicação de testes padronizados para comparar seu desempenho ao de seus colegas.
b) Realização de entrevistas formais com seus pais para obter informações sobre seu comportamento
em casa.
c) Apresentação de tarefas individuais para ele, com foco em áreas específicas de conhecimento.
d) Observação sistemática de seu comportamento durante as atividades, registrando suas interações,
interesses e desafios.
e) Elaboração de um portfólio com as produções dele ao longo do ano letivo, sem comentários da
professora.