Questões de Concursos: Monitor III

Prepare-se para a prova com questões de Monitor III de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q885718 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento fundamental para a gestão escolar, pois define os princípios, objetivos e diretrizes que nortearão o processo educativo da instituição. Considerando a importância do PPP, são características essenciais desse documento, EXCETO:

2 Q885717 | Pedagogia, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Em uma turma de Educação Infantil, as crianças apresentam grande agitação e dificuldade em se concentrar durante as atividades propostas pela professora. A professora observa que a rotina da turma não está fluindo de maneira tranquila e que os momentos de transição entre as atividades são marcados por desorganização e barulho. Diante desse cenário, qual alternativa apresenta a estratégia mais adequada para promover a organização do tempo na turma e auxiliar na concentração das crianças?

3 Q885715 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Na Educação Infantil, o brincar é considerado uma:

4 Q885714 | Pedagogia, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

A escola infantil Mundo Colorido busca promover a diversidade cultural entre seus alunos. Para tanto, a professora Ana organizou uma atividade com a leitura do livro “O Menino Arco-Íris”, que conta a história de um menino que nasce com todas as cores do arco-íris. Após a leitura, a professora propôs uma conversa sobre as diferenças entre as pessoas e a importância de aceitá-las. Com base na situação descrita, qual das alternativas a seguir melhor representa o papel da escola Mundo Colorido na promoção da diversidade cultural?

5 Q885711 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Na Educação Infantil, a indissociabilidade entre cuidar e educar significa:

6 Q885720 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a tendência pedagógica que se caracteriza pela ênfase na autonomia do aluno, na construção coletiva do conhecimento e na valorização da experiência social como base para a aprendizagem.

7 Q885713 | Pedagogia, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Ao planejar atividades para a Educação Infantil, é fundamental considerar os seguintes aspectos, EXCETO:

8 Q885712 | Pedagogia, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Em uma turma de Educação Infantil, a professora Ana observa que a maioria das crianças demonstra interesse e participação nas atividades propostas, com exceção de João, que frequentemente se mostra desatento e desinteressado. Preocupada com o desenvolvimento de João, a professora busca alternativas para avaliar melhor suas habilidades e necessidades, visando ajudá-lo a se engajar nas atividades e alcançar seu pleno potencial. Considerando esse cenário, qual das alternativas a seguir representa a abordagem mais adequada para a avaliação de João na Educação Infantil?

9 Q885716 | Pedagogia, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Em uma turma de Educação Infantil, as crianças demonstram desinteresse pelas atividades propostas durante o momento livre. A professora observa que os materiais disponíveis estão desorganizados e espalhados pelo ambiente, dificultando a exploração e o engajamento das crianças. Diante dessa situação, qual alternativa apresenta a melhor estratégia para organizar os espaços da sala de aula e promover o aprendizado lúdico das crianças?

10 Q885719 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

A inclusão escolar se caracteriza por um processo que visa à integração e à permanência de todos os alunos no ambiente escolar, independentemente de suas características individuais. Nesse contexto, qual das alternativas NÃO representa um dos princípios basilares da inclusão?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.