Questões de Concursos: Monitor Sócio Educativo

Prepare-se para a prova com questões de Monitor Sócio Educativo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q327426 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Conforme Aranha, a educação grega estava centrada

2 Q325856 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Conforme Wadsworth, o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes é chamado de

3 Q323318 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Conforme Wadsworth, marcar C para as afirmativas certas, E para as erradas e, após assinalar a alternativa correta:

( ) Para Vygotsky, a aquisição da linguagem do meio social resulta em raciocínio e pensamento qualitativamente enriquecidos ou desenvolvimento intelectual. Enquanto que para Piaget a linguagem falada é uma manifestação da função simbólica.

( ) Piaget considera a construção do conhecimento como um ato puramente da criança; os fatores sociais influenciam a desequilibração individual através do conflito cognitivo e sinalizam que há construção a ser feita.

( ) Para Vygotsky, a aprendizagem, e consequentemente o desenvolvimento, é impelida pelos modelos e pela motivação da criança.

4 Q320296 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:

A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, “jovens ou velhos”, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).

Quais estão corretas?

5 Q320412 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Segundo Bassedas, para atuar na zona de desenvolvimento proximal é importante, EXCETO:

6 Q325978 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Segundo Ariès, a partir do século XVII, o apego à infância e à sua particularidade se exprimia mais através

7 Q319861 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:

8 Q322741 | Pedagogia, Monitor Sócio Educativo, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Para Machado, de acordo com Freud, o acontecimento mais importante, durante o estágio fálico, é chamado de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.