Questões de Concursos: Oficial Técnico de Inteligência

Prepare-se para a prova com questões de Oficial Técnico de Inteligência de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q860948 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

O desafio da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das multifacetadas linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser o exclusivo lugar de legitimação do saber.

3 Q418602 | Direito Civil, Posse, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Paulo, ao chegar à casa da qual é possuidor, deparou-se com materiais de construção — areia, brita, cascalho etc. — que, colocados em frente à porta de entrada do imóvel, o impediam de estacionar o carro na garagem.

No dia seguinte, seu vizinho informou-lhe que, no dia anterior, aparecera uma pessoa que, dizendo-se dona daquele imóvel, providenciara a reforma da casa.

Com referência a essa situação hipotética, à posse e às ações possessórias, julgue os itens subsequentes.

No caso relatado, ocorreu uma turbação indireta.

4 Q533724 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Um engenheiro foi designado para elaborar a avaliação de um prédio em desuso, com o propósito de determinar sua desocupação, dado o estado de deterioração do imóvel. Como primeira providência, o avaliador vistoriou as instalações e concluiu que o custo de recuperação era inviável, tendo considerado como melhor alternativa a venda do imóvel nas condições em que se encontrava. Para definir o valor, o engenheiro optou pelo método comparativo direto de dados de mercado. Por ser engenheiro eletricista, o avaliador decidiu omitir na assinatura do laudo de avaliação a sua formação específica.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes, de acordo com as normas de avaliação de imóveis urbanos.

A norma recomenda, como primeira providência para iniciar a avaliação, que o avaliador tome conhecimento da documentação disponível do imóvel antes de vistoriá-lo.

5 Q543656 | Probabilidade e Estatística, População ou Universo Estatístico, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Um pesquisador queria saber a porcentagem da população de uma região que teria sido vacinada contra determinada enfermidade até certo dia. Ele modelou o problema e propôs desenvolver o estudo utilizando a equação diferencial PN(t) = 0,24e-tP(t)2, em que P(t)% seria a porcentagem da população que em t dias teria sido vacinada, a partir do dia de início da vacinação, considerado dia t = 0. No estudo, ele verificou que, no dia t = 0,4% da população teria sido vacinada, isto é, P(0) = 4.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, considerando 1,79 como valor aproximado para ln 6.

De acordo com o modelo, não será possível vacinar toda a população.

6 Q650586 | Ciências Políticas, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue os itens subsequentes. A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

7 Q328934 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos educacionais devem ser formulados com base em pelo menos três referências: a legislação educacional, os conteúdos básicos das ciências e as expectativas de formação cultural.

8 Q389906 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens. Os objetivos da ocupação da Alemanha pelos países vencedores incluíam indenizar os aliados, desmilitarizar e desnazificar o país e redefinir suas fronteiras.

9 Q319261 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor é própria da concepção tecnicista da educação.

10 Q650718 | Ciências Políticas, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao sistema presidencialista adotado no Brasil, no qual o governo opera por meio de coalizões partidárias, julgue os próximos itens. O poder de agenda do presidente da República é, por si, garantia de predominância e sucesso legislativo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.