Questões de Concursos: Orientador Escolar Prepare-se para a prova com questões de Orientador Escolar de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Orientador Escolar Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q323695 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEA escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir: a) o papel dos pais; b) as prioridades na formação dos alunos; c) as medidas de controle da educação; d) as normas de aceitação da autoridade constituída; e) os papéis de cada um em seu grupo etário. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q323546 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISENos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de: a) divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina; b) permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica; c) formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária; d) trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo; e) formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q327707 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISESobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar: a) ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar; b) ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores; c) ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar; d) ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas; e) ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q328229 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEA maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir: I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal. II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança. III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança .IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer. Assinale as afirmativas corretas: a) I e II; b) II e IV; c) I e IV; d) II e III; e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q327136 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPaulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir: I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores; II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”. III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental. IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação. Assinale somente as afirmativas corretas: a) I, II e III; b) II e III; c) I, III e IV; d) I, II e IV; e) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q329114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISENas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado: a) no conservadorismo; b) no construtivismo; c) no criticismo do conteúdo; d) no tecnicismo; e) no modelo libertário. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q320867 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEQuando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor: a) ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos; b) ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor; c) ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor; d) ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola; e) ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q328072 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEO trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de: a) mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar; b) controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional; c) evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes; d) atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais; e) estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q323009 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPara Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para: a) a conscientização; b) a libertação; c) a leitura; d) o racismo; e) o silencia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q324129 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISENa época Medieval a educação tinha um eixo central que se destacou como fundamental e era estruturado em torno do valor religioso resumido na forma cristã. Aponte a alternativa em que aparece esse eixo central. a) Imagens; b) Pinturas; c) Orações; d) Imaginário; e) Dança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q323695 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEA escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir: a) o papel dos pais; b) as prioridades na formação dos alunos; c) as medidas de controle da educação; d) as normas de aceitação da autoridade constituída; e) os papéis de cada um em seu grupo etário. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q323546 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISENos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de: a) divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina; b) permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica; c) formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária; d) trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo; e) formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q327707 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISESobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar: a) ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar; b) ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores; c) ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar; d) ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas; e) ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q328229 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEA maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir: I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal. II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança. III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança .IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer. Assinale as afirmativas corretas: a) I e II; b) II e IV; c) I e IV; d) II e III; e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q327136 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPaulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir: I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores; II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”. III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental. IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação. Assinale somente as afirmativas corretas: a) I, II e III; b) II e III; c) I, III e IV; d) I, II e IV; e) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q329114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISENas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado: a) no conservadorismo; b) no construtivismo; c) no criticismo do conteúdo; d) no tecnicismo; e) no modelo libertário. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q320867 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEQuando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor: a) ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos; b) ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor; c) ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor; d) ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola; e) ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q328072 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEO trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de: a) mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar; b) controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional; c) evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes; d) atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais; e) estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q323009 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPara Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para: a) a conscientização; b) a libertação; c) a leitura; d) o racismo; e) o silencia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q324129 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISENa época Medieval a educação tinha um eixo central que se destacou como fundamental e era estruturado em torno do valor religioso resumido na forma cristã. Aponte a alternativa em que aparece esse eixo central. a) Imagens; b) Pinturas; c) Orações; d) Imaginário; e) Dança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro