Questões de Concursos: Ouvidoria

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1 Q920500 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a relação entre imagem profissional e sigilo profissional no contexto do ambiente de trabalho?

2 Q920485 | Direito Administrativo, Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Em regra, a doutrina do Direito Administrativo aponta a existência dos atributos dos atos administrativos. Esses atributos são fundamentais para garantir a eficácia e validade dos atos praticados pela Administração Pública. Quais são os atributos dos atos administrativos, conforme a doutrina?

3 Q920495 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

No exercício de suas atividades, os Ouvidores devem pautar suas ações por princípios éticos e legais, assegurando um atendimento de qualidade ao cidadão. Qual das alternativas abaixo representa uma prática recomendada para garantir a qualidade no atendimento em Ouvidoria?

4 Q920497 | Direito Administrativo, Conceito, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Com base na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, julgue os itens que se seguem.

I - Considera-se leilão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance;
II - Considera-se pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto;
III - Considera-se concorrência: modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor;

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

5 Q920501 | Arquivologia, Protocolo, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A tramitação de documentos é um processo fundamental para o cumprimento dos objetivos administrativos de uma instituição. Quando um documento está em uso e circulando por diversas áreas até ser resolvido, esse processo é chamado de tramitação. O processo de protocolo tem como objetivo organizar e controlar essa movimentação, garantindo o acompanhamento adequado dos documentos em trâmite. A atividade de protocolo é realizada principalmente em documentos correntes, ou seja, aqueles que ainda estão sendo resolvidos.
Considerando as etapas do processo de protocolo, é correto afirmar que:

6 Q920483 | Direito do Consumidor, Qualidade de Produtos e Serviços da Prevenção e da Reparação de Danos, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qual é o prazo para o consumidor reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação em serviços e produtos não duráveis?

7 Q920488 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 13.460 de 2017, o usuário de serviços públicos possui direitos básicos e os agentes públicos devem seguir diretrizes específicas para garantir a adequada prestação desses serviços. Identifique e classifique os direitos básicos do usuário e as diretrizes que devem ser observadas, associando cada item à sua categoria correspondente. Em seguida, assinale a alternativa correta que representa essa associação.

1 - Direitos básicos do usuário
2 – Diretrizes

A) manutenção de instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento;
B) obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação;
C) atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;
D) utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos;
E) vedação da exigência de nova prova sobre fato já comprovado em documentação válida apresentada.

8 Q920490 | Direito do Consumidor, Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Sobre os direitos do consumidor em relação a cadastros e dados pessoais, assinale a alternativa correta:

9 Q920486 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Considerando a Lei n 13.460 de 2017. Como são chamadas as reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos de usuários que tenham como objeto a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços?

10 Q920487 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o que deve ser feito quando não é autorizado o acesso integral à informação por ser parcialmente sigilosa?
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