Leia o texto a seguir.
Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade
étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio,
afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara,
caipira... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido
preconceitos, relações de discriminação e exclusão social
que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de
sua cidadania.
Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Quando o texto trata, no seu final, da “vivência plena” da
cidadania, essa pode ser experimentada pelos sujeitos
quando
a) os deveres são assumidos por todos os sujeitos e os
direitos ficam restritos nas mãos de alguns.
b) mais direitos do que deveres são exercidos, assim se
tem acesso à educação e à saúde, sem ônus ou deveres
como contrapartida à sociedade.
c) direitos e deveres são exercidos pelos cidadãos, os
quais se tornam e exercem de forma consciente esses
dois elementos.
d) deveres se sobrepõem aos direitos, assim renuncia-se
a alguns direitos para que os deveres coletivos sejam
garantidos.