Questões de Concursos: PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução

Prepare-se para a prova com questões de PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q840833 | Metodologia da Investigação Policial, Procedimentos Iniciais, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de crimes contra a ordem tributária e contra a administração pública, julgue o item a seguir.

Eventual investigação criminal dos atos de autoridade que goza do foro por prerrogativa de função deve ficar sob a supervisão do tribunal competente para julgar essa autoridade.

2 Q840766 | Criminologia, Computação Forense, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Ao participar da coleta de equipamentos em um local onde havia ocorrido um crime, um delegado encontrou um celular ligado, com a tela desbloqueada, e um computador desligado.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, acerca dos procedimentos envolvidos na computação forense.

O delegado deve ligar o computador para verificar, em análise preliminar, se há alguma informação relevante no computador ou se o equipamento se encontra em estado operacional.

3 Q850517 | Administração Geral, Gestão Estratégica, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Nos conflitos intrapessoais, intracoletivos e intercoletivos, nem sempre as partes apresentam características similares. Motivações, valores e objetivos podem variar bastante, de modo que um fato específico pode, em dado momento, representar um benefício a alguém ou a um grupo, mas, em outro momento, pode significar uma perda para a outra parte. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

São características dos processos destrutivos a polarização da relação social e a ausência de objetividade na condução dos procedimentos de resolução de disputas.

4 Q843278 | Metodologia da Investigação Policial, Procedimentos Iniciais, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

    Maria, de vinte e seis anos de idade, saiu da faculdade onde estudava por volta das 23 h e, sozinha, dirigiu-se a pé rumo a sua residência. No trajeto, foi abordada por trás, tomou um golpe “mata leão” de seu algoz, que exalava forte hálito etílico, e, em seguida, foi arrastada para um matagal ermo. A vítima tentou se libertar, arranhando os braços do autor. Ao chegar ao matagal, ainda se mantendo por trás da vítima, o autor mandou que ela cobrisse o rosto com o próprio vestido. Ele abaixou a calcinha dela e manteve, com violência, coito anal e vaginal, até ejacular. Após a violência, o criminoso determinou que a vítima se mantivesse deitada, com o rosto voltado para o chão, e que contasse até cem, quando, então, poderia sair correndo. A vítima cumpriu a ordem e, após a contagem, levantou-se. Verificou a presença de uma garrafa de cachaça quase vazia no local e percebeu que sangrava e que sua região genital, coxas e calcinha estavam molhadas de esperma. Ela avistou de longe uma casa e correu até lá, pedindo ajuda. Na residência, a moradora prestou-lhe socorro, permitindo que Maria tomasse banho, e lhe emprestou roupas limpas para vestir. Em seguida, Maria dirigiu-se à delegacia de polícia, levando consigo, em um saco plástico, a garrafa de cachaça encontrada no local e as suas vestes sujas.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A análise da garrafa de cachaça e de seu conteúdo é irrelevante, porque não proporcionará subsídio para as investigações, uma vez que a vítima, ao tê-la levado para a delegacia, não preservou o local do crime.

5 Q841000 | Metodologia da Investigação Policial, Procedimentos Iniciais, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Quanto aos fundamentos técnicos e legais do uso diferenciado da força por profissionais de segurança pública, julgue o item a seguir.

Caso um policial em serviço de vigilância a determinado alvo seja descoberto em local de grande movimentação de pessoas, ficando em iminente risco de sofrer agressão física, é aconselhável que o policial realize um disparo de advertência, a fim de minimizar os riscos a terceiros não envolvidos na ocorrência policial.

6 Q843930 | Criminologia, Locais de Crime, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à investigação em local de crime, julgue o item que se segue.

Apenas os locais de crime considerados mediatos e imediatos são suscetíveis de exame pericial, sendo dispensável o exame quando se tratar de local sem ligação geográfica com o evento delituoso.

8 Q845817 | Medicina Legal, Balística, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma pessoa foi atingida por um projétil de 7,62 mm × 51 mm, disparado por fuzil, que transpassou das costas para o peito, percorrendo uma trajetória de mais de 200 metros, entre a saída do cano e o alvo.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Se o raiamento, que é uma sequência de sulcos em formato helicoidal localizado no interior do cano de algumas armas de fogo, imprimir ao projétil uma rotação em sentido horário, do ponto de vista do atirador, seu giro será dextrogiro, ou seja, para a direita.

9 Q848678 | Noções de Primeiros Socorros, Psiquiatria Forense, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Ao atravessar a rua sobre a faixa de pedestres, uma pessoa sofreu um desmaio e caiu no chão desorientada.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, a respeito de primeiros socorros.

Para evitar interferência no bom andamento do trânsito, o socorrista deve remover a vítima da rua, arrastando-a com cuidado e colocando-a na calçada.

10 Q846850 | Medicina Legal, Balística, PC SE Delegado de Polícia Curso de Instrução, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma pessoa foi atingida por um projétil de 7,62 mm × 51 mm, disparado por fuzil, que transpassou das costas para o peito, percorrendo uma trajetória de mais de 200 metros, entre a saída do cano e o alvo.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Pela classificação das armas de fogo, a arma empregada nessa situação é portátil e longa, e a estimativa de tiro é de um disparo distante.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.