Ainda que seja inegável a sua importância, a matemática é vista como assustadora para grande número
dos brasileiros e nossos estudantes vêm apresentando baixo desempenho nesta disciplina, o que tem se
tornado um problema nacional. Nos últimos anos
têm se buscado estratégias para transformar o ensino da Matemática em algo prazeroso e mais interessante e ajudar os alunos a superarem seus medos e
dificuldades.
Conforme o que a Base Nacional Comum Curricular
fala sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, avalie as afirmações.
I - Para que o ensino da matemática seja bem sucedido é necessário que os professores criem estratégias para que os alunos memorizem as fórmulas e
símbolos matemáticos e, assim, estejam instrumentalizados para a adequada resolução das atividades
propostas em sala de aula.
II - A escola deve trabalhar a disciplina de matemática
partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e garantir que os discentes relacionem observações empíricas do mundo real a representações e associem
essas representações a uma atividade matemática
fazendo induções e conjecturas.
III - O letramento matemático é definido como as
competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de
modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas,
a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
Está correto apenas o que se afirma em
-
-
-
-