Questões de Concursos Pedagogo

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1Q1008640 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Acolher significa assumir o outro como ele é; confrontar significa mostrar outras possibilidades de ação e de vida, para além da já assumida.


LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato

pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 80.


Com base no trecho supracitado, e nos conhecimentos acerca do processo de ensino-aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

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2Q1031680 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A atuação docente responsável exige atenção a hábitos e comportamentos que são frequentes, mas que não estão de acordo com a ética da função.

Assinale a opção que indica um comportamento ético.

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3Q976384 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Em relação à Alfabetização e Letramento, há diferenciação entre seus conceitos e posicionamentos pedagógicos. Assim, assinale a alternativa CORRETA:
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4Q1008641 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

A educação inclusiva tem se mostrado uma perspectiva fundamental para a viabilização do direito universal à educação.
As opções abaixo expressam alguns de seus princípios norteadores, à exceção de uma. Assinale-a.
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5Q1031681 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O pensamento pedagógico nutre-se da prática dos educadores, ao mesmo tempo que também a ilumina; “a prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada”. Essa prática é, em primeiro lugar, a própria prática do educador que pensa a teoria, mas é, também, a prática coletiva dos educadores.


GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.



O trecho acima versa sobre as relações entre teoria e prática, assim como entre individual e coletivo, no que diz respeito à educação.

Assinale a opção que reflete, corretamente, a posição afirmada.

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6Q976385 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Segundo o PNE e a legislação correlata, há a indicação e a valorização dos profissionais da educação básica, a qual inclui o piso salarial profissional nacional. Dessa maneira, indique a alternativa que aponta corretamente essa lei:
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7Q1008642 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

O Conselho da Escola é um órgão decisivo para a viabilização de um ambiente educacional autônomo. Acerca do Conselho Escolar e suas atribuições, analise as afirmativas a seguir:

I. Aponta soluções acerca da aplicação dos recursos, racionalização dos horários de trabalho, elaboração do Plano escolar, entre outras.

II. Constitui-se como uma instância de integração entre a escola e a comunidade.

III. Sua atividade de deliberação inclui questões concernentes ao currículo, ao calendário escolar, a formação das classes, as atividades culturais.

Está correto o que se afirma em:

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8Q1031682 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O fragmento a seguir diz respeito ao lugar da diversidade no trabalho docente.

As diferenças e a diversidade, como horizonte do trabalho docente, não podem ser apenas adendos, temas transversais, a parte diversificada do currículo; devem ser o eixo de toda a organização curricular, transpassar práticas, estratégias, conteúdos, toda a estrutura das instituições educativas. Isso implica um novo posicionamento do professor com relação aos saberes e à diversidade de crianças, novos posicionamentos políticos e reconfiguração das relações de poder expressas em barreiras, preconceitos e discriminação direcionados às crianças que advêm de grupos subalternizados.

DE MELO, A.; RIBEIRO, D. Interculturalidade e Educação Infantil: reflexões sobre diferenças culturais na infância. Conjectura. Caxias do Sul, RS, 2019.


Assinale a opção que exemplifica a abordagem descrita.

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9Q976386 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Ao tratar da organização e gestão da escola como espaço de cidadania, é importante que se argumente acerca da participação efetiva da comunidade escolar. Nesse sentido, é correto afirmar:
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10Q1008643 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Uma professora do quarto ano do ensino fundamental propõe como tarefa para a sua turma a transferência de líquido de um recipiente mais alto para um recipiente mais largo. A finalidade do experimento consiste em provocar a compreensão de que a quantidade de líquido não muda entre um recipiente e outro, trabalhando com a ideia de conservação.

Tendo como base a teoria de Piaget acerca dos estágios do desenvolvimento da aprendizagem, o estágio exemplificado é o

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11Q1031683 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a prática do professor, leia o trecho a seguir.


Um professor de profissão não é somente alguém que aplica conhecimentos produzidos por outros, não é somente um agente determinado por mecanismos sociais: é um ator no sentido forte do termo, isto é, um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, um sujeito que possui conhecimentos e um saber-fazer provenientes de sua própria atividade e a partir dos quais ele a estrutura e a orienta.


TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes,

2012.



Segundo o que é afirmado, o professor

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12Q1008644 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem orientações e diretrizes cuja finalidade consiste em contribuir na promoção da organização e do desenvolvimento do currículo nas escolas de educação básica brasileira. As opções a seguir expressam alguns de seus fundamentos, à exceção de uma. Assinale-a.
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13Q1031684 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O trecho a seguir, menciona as diversas dimensões humanas acionadas no jogo.

Ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.


KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação. Pro-Posições, Campinas, SP. 1995.

Assinale a opção que exemplifica a dimensão cognitiva.

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14Q1008645 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

A Lei n° 9.342, de 2023, dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social no Estado de Sergipe.

Avalie se as diretrizes da organização da Assistência Social no Estado de Sergipe incluem:

I. Centralização político-administrativa e Comando Único em cada esfera de gestão;

II. Participação popular e controle social, por meio de organizações representativas na formulação da política e no controle das ações em todos os níveis;

III. Promoção da capacitação e da educação permanente dos trabalhadores da Política de Assistência Social e desprecarização dos vínculos trabalhistas.

Está correto o que se afirma em

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15Q981765 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da teoria marxista na relação educação e sociedade, assinale a opção correta.
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16Q1008646 | Legislação dos Municípios do Estado de Sergipe, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Tendo como base a lei que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social do Estado do Sergipe, compete aos municípios, por meio do respectivo órgão gestor da Política de Assistência Social,
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17Q981766 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Rousseau afirma que o aprendizado só é adquirido com experiência, a qual ele caracteriza como natural. Nesse mesmo contexto, o filósofo

I nega que a aprendizagem seja um processo racional e independente.
II afirma que a experiência respeita o desenvolvimento natural de cada indivíduo.
III valoriza a razão no desenvolvimento infantil, descartando as emoções.
IV defende uma educação livre sem contato com as frustrações.

Assinale a opção correta.
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18Q1008647 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

No tocante à valorização dos profissionais da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que os sistemas de ensino devem assegurar
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19Q981767 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), os diplomas de ensino superior
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20Q1008648 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta. Diante da degradação das nossas vidas no planeta, chegamos a uma verdadeira encruzilhada entre um caminho tecnozóico, que coloca toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem mudar nosso estilo poluidor e consumista de vida, e um caminho ecozóico, fundado numa nova relação saudável com o planeta, reconhecendo que somos parte do mundo natural, vivendo em harmonia com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações ecológicas. Fazemos escolhas! Nem sempre temos clareza delas. A educação carrega de intencionalidade nossos atos. Precisamos ter consciência das implicações de nossas escolhas.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para

a década do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria

Instituto Paulo Freire, 2009, p. 62.



Com base na reflexão proposta pelo trecho supracitado, assinale a afirmativa correta.

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