Questões de Concursos: Pedagogo O E

Prepare-se para a prova com questões de Pedagogo O E de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q323829 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:

2 Q326218 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:

3 Q327275 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:

4 Q326018 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:

I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.

II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.

III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.

IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.

As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:

5 Q328996 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :

6 Q322048 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :

7 Q322852 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente."  (LUCKESI,1991)

Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia

8 Q327478 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"O conhecimento é a principal ferramenta dos educadores. ... O ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento tem o nome de epistemologia. ... Do ponto de vista do professor, uma das mais importantes distinções feitas em epistemologia é entre os diferentes tipos de conhecimento." (In:KNELLER,G.F. Introdução à Filosofia da Educação.RJ:1984.)

São considerados tipos de Conhecimento:

I- Conhecimento Revelado

II- Conhecimento Intuitivo

III- Conhecimento Racional

IV- Conhecimento Empírico

V- Conhecimento Autoritário Assinale:

9 Q808279 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Nos termos do Art.58 da LDB, aos educandos portadores de necessidades especiais educacionais será oferecida educação especial com atendimento preferencialmente,

10 Q816583 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Dentre os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais destacamos a Ética. Em sua atuação, um Orientador Educacional estará enfatizando a ética quando:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.