Questões de Concursos Públicos: Pedagogo Organizacional

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“Ambas – transversalidade e interdisciplinaridade – se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere?se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter?relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.

A área de recursos humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento pessoal burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica, em que as pessoas são vistas como ativos pertencentes à organização e fundamentais para o sucesso desta. Se antes essa área se envolvia apenas com os processos administrativos formais, hoje, ela tem um papel muito importante nas organizações, um papel estratégico. Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:

1. Provisão.

2. Aplicação.

3. Remuneração.

4. Desenvolvimento.

5. Manutenção.

6. Monitoração.

Relacione adequadamente os processos apresentados com os tópicos a seguir.

( ) Relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho.

( ) Recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos, para que este processo ocorra da melhor forma possível.

( ) Salários, programas de incentivos, benefícios têm muito a ver com a valorização do trabalhador.

( ) Ações de treinamento, formação e educação. Para que a organização seja competitiva é necessário investir na qualificação das pessoas, pois são elas que trazem os resultados esperados.

( ) Atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, frequência, produtividade, balanço social e auditoria em recursos humanos.

( ) Envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho. Este processo é fundamentalmente estratégico para a organização, pois se refere aos ajustes que são necessários de se fazer e imprescindíveis para um bom desempenho dos funcionários e da organização como um todo.

A sequência está correta em

Considerando as abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na abordagem qualitativa, o pesquisador procura aprofundar?se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando?os, segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito.

( ) As divergências entre as abordagens qualitativa e quantitativa refletem diferentes epistemologias, estilos de pesquisa e formas de construção teórica. Portanto, os métodos quantitativos e qualitativos, devido às especificidades de cada uma, se excluem.

( ) Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente.

( ) A pesquisa qualitativa ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação, e se apresenta como uma dentre as diversas possibilidades de investigação.

A sequência está correta em

De acordo com o Referencial Curricular para Educação Infantil, a atenção dada às noções matemáticas na educação infantil, ao longo do tempo, tem seguido orientações diversas que convivem, às vezes de maneira contraditória, no cotidiano das instituições. Dentre as orientações relacionadas a seguir, assinale a correta.

Considerando os aspectos?chave de Lindeman, que foram base das pesquisas mais recentes que constituem, hoje, os fundamentos da educação de adultos, o modelo andragógico que, diferentemente do modelo pedagógico projetado para o ensino de crianças, possui preceitos enfocados na educação de adultos, analise.

I. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, esses são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

II. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na vida; portanto, as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem de adultos são as situações da vida, não os assuntos.

III. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos; dessa forma, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.

IV. Os adultos têm uma grande necessidade de serem dirigidos; assim, o papel do professor é de transmitir o seu conhecimento e avaliar o desempenho deles em relação ao processo.

V. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.

Estão corretas apenas as afirmativas

O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial. (Malvezzi, 1997.)

Fatores como motivação, expectativas, valores, conformismos, além das teorias de comportamento organizacional, começaram a ser relacionados com o desempenho, o que justificou a divisão da capacitação profissional em 2 processos distintos: treinamento e desenvolvimento. Sobre treinamento e desenvolvimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

De acordo com as abordagens de entrevistas aplicadas em trabalhos com grupos ou não, analise.

I. Nas entrevistas não estruturadas, o entrevistador segue o informante, mas faz perguntas ocasionais para ajustar o foco ou para clarificar aspectos importantes. O pesquisador tem, geralmente, um guia com os tópicos a serem cobertos na entrevista, mas não uma ordem para perguntar sobre esses tópicos.

II. Nas entrevistas semiestruturadas, o entrevistador quer ter certeza que ele faz as mesmas perguntas para cada informante. As perguntas estão claramente definidas.

III. Nas entrevistas estruturadas, o entrevistador segue um roteiro de perguntas para garantir que todos os tópicos de interesse sejam abordados; entretanto, de acordo como a personalidade do grupo, pode?se trocar alguns temas.

Estão corretas as afirmativas