Questões de Concursos Públicos: Perito Bioquímico Toxicologista

Encontre aqui questões Perito Bioquímico Toxicologista de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Embriaguez é um estado de intoxicação aguda, produzido por causas diversas, em que o indivíduo, influenciado por substância psicoativa, perde o governo de suas faculdades, tornando-se incapaz de executar com prudência a função a que se dedica no momento. No que se refere à embriaguez, julgue os itens subseqüentes. No caso de acidentes automobilísticos envolvendo vítimas, se ficar demonstrado que houve ingestão de álcool pelo condutor do veículo, fica afastada a hipótese de dolo.
Embriaguez é um estado de intoxicação aguda, produzido por causas diversas, em que o indivíduo, influenciado por substância psicoativa, perde o governo de suas faculdades, tornando-se incapaz de executar com prudência a função a que se dedica no momento. No que se refere à embriaguez, julgue os itens subseqüentes. O nível de alcoolemia máximo permitido para condutores de veículos automotores, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é de 6 g/L.
A afinidade de uma droga por um receptor na superfície de uma célula e as atividades celulares decorrentes dessa interação estão ligadas à estrutura química da droga. A configuração espacial e a disposição da molécula determinam a especificidade e o encaixe com o receptor. No que se refere às interações entre as drogas e os receptores, julgue os seguintes itens. A resposta biológica é geralmente proporcional ao grau de ocupação.
A identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas, especialmente quando não há informação prévia para o direcionamento da análise, representa um desafio complexo para o toxicologista forense. Acerca das análises toxicológicas, julgue os itens a seguir. A presença de barbitúricos e(ou) de benzodiazepínicos é determinada por espectrometria de massa ou cromatografia gasosa utilizando-se, como amostra biológica, a urina.
A identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas, especialmente quando não há informação prévia para o direcionamento da análise, representa um desafio complexo para o toxicologista forense. Acerca das análises toxicológicas, julgue os itens a seguir. O laudo pericial é uma exigência descrita no Código Penal e deve conter a síntese do exame e da discussão do caso.
Embriaguez é um estado de intoxicação aguda, produzido por causas diversas, em que o indivíduo, influenciado por substância psicoativa, perde o governo de suas faculdades, tornando-se incapaz de executar com prudência a função a que se dedica no momento. No que se refere à embriaguez, julgue os itens subseqüentes. É possível detectar a presença de álcool em amostras biológicas por meio de célula eletroquímica, absorção por infravermelho, cromatografia a gás e teste colorimétrico.
A identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas, especialmente quando não há informação prévia para o direcionamento da análise, representa um desafio complexo para o toxicologista forense. Acerca das análises toxicológicas, julgue os itens a seguir. A espectrometria de massa tem sido amplamente utilizada em análises forenses, devido a sua capacidade de proceder análises qualitativas e quantitativas de várias substâncias presentes em uma mesma amostra biológica.
A identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas, especialmente quando não há informação prévia para o direcionamento da análise, representa um desafio complexo para o toxicologista forense. Acerca das análises toxicológicas, julgue os itens a seguir. O material utilizado, preferencialmente, na análise toxicológica de cadáveres é o intestino delgado e o grosso, por serem a principal via de absorção de agentes tóxicos.
A identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas, especialmente quando não há informação prévia para o direcionamento da análise, representa um desafio complexo para o toxicologista forense. Acerca das análises toxicológicas, julgue os itens a seguir. O pré-tratamento de amostras biológicas, que abrange as etapas de extração, pré-concentração e purificação, tem sido requerido nas análises cromatográficas de fármacos.
A identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas, especialmente quando não há informação prévia para o direcionamento da análise, representa um desafio complexo para o toxicologista forense. Acerca das análises toxicológicas, julgue os itens a seguir. A Organização Mundial da Saúde define droga como uma substância que, após ser introduzida em um organismo vivo, é capaz de modificar uma ou mais de suas funções.