Questões de Concursos: Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química

Prepare-se para a prova com questões de Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q594232 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

O teor de cálcio em uma amostra de água de rejeito industrial foi determinado por volumetria de complexação. Na análise, transferiram-se para um erlenmeyer 5,00 mL da amostra, 5,00 mL de solução tampão, 10,00 mL de uma solução de complexo magnésio-EDTA e uma ponta de espátula de negro de eriocromo. Em seguida, procedeu-se a titulação com 38,0 mL de uma solução padrão de EDTA 0,01 mol/L. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes, com relação à análise de cálcio na água descrita acima, à volumetria e aos equilíbrios de complexação.

O teor de cálcio da referida amostra é superior a 3,0 g/L.

2 Q593217 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

O coordenador de um laboratório decide utilizar uma técnica eletroquímica para realizar a determinação de chumbo em amostras de efluente. Com base nessa informação, julgue os itens seguintes acerca de eletroquímica.

Utilizando-se medidas potenciométricas, a determinação de chumbo requer, necessariamente, o uso de padrões com concentrações conhecidas para construção de uma curva analítica.

3 Q594627 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

A química está presente em diversas atividades humanas, da produção agrícola às pesquisas aeroespaciais, sendo responsável por movimentar importante parcela do produto interno bruto industrial. Por outro lado, a responsabilidade ambiental, incluindo os cuidados com as águas, a atmosfera e as emissões antropogênicas, compõe o rol de preocupações mundiais da atualidade. Com base nessas informações e na multiplicidade de conhecimentos que elas suscitam, julgue os itens que se seguem.

Os requisitos para a qualificação dos diversos usos das águas incluem oxigênio dissolvido, temperatura, pH, nutrientes, materiais flutuantes e materiais sedimentáveis.

4 Q594847 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

As espectrofotometrias de absorção e emissão atômica são as técnicas mais empregadas na atualidade para a determinação de metais nos mais diversos tipos de amostras. Diferentes técnicas ou estratégias podem ser utilizadas para esse fim, conforme a quantidade de elementos de interesse ou dos objetivos da análise. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 70 a 73.

Entre as técnicas de absorção atômica, a que utiliza atomização eletrotérmica apresenta maior sensibilidade, devido à maior eficiência na atomização da amostra. No entanto, essa técnica requer mais tempo de análise se comparada às demais.

6 Q592175 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Diversas propriedades moleculares e de diferentes tipos de materiais podem ser explicadas por meio da distribuição eletrônica dos átomos, da estrutura molecular e das forças intermoleculares que atuam entre as moléculas.

Considerando essas informações e a classificação periódica dos elementos, julgue os itens subsecutivos.

A molécula de amônia apresenta hibridização sp3, geometria molecular piramidal trigonal e pode ser considerada uma base de Brønsted-Lowry.

7 Q594557 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

O teor de cálcio em uma amostra de água de rejeito industrial foi determinado por volumetria de complexação. Na análise, transferiram-se para um erlenmeyer 5,00 mL da amostra, 5,00 mL de solução tampão, 10,00 mL de uma solução de complexo magnésio-EDTA e uma ponta de espátula de negro de eriocromo. Em seguida, procedeu-se a titulação com 38,0 mL de uma solução padrão de EDTA 0,01 mol/L. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes, com relação à análise de cálcio na água descrita acima, à volumetria e aos equilíbrios de complexação.

Titulações de complexação com EDTA devem ser realizadas com pH controlado, preferencialmente pH ácido, para evitar a formação de hidróxidos dos metais de interesse.

8 Q593712 | Química, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Química, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da química presente nas indústrias petroquímicas, de polímeros sintéticos, de produtos de higiene pessoal, de produtos domissanitários e na agroquímica, julgue os itens seguintes.

O polietileno, embora não apresente grande resistência a agentes químicos, é um polímero sintético muito utilizado devido ao baixo custo de produção.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.