Questões de Concursos: Perito Criminal Medicina Veterinária

Prepare-se para a prova com questões de Perito Criminal Medicina Veterinária de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q53986 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

O sistema respiratório permite o transporte do O2 para o sangue, a fim de ser distribuído para as células, e a retirada do CO2, dejeto do metabolismo celular, do sangue para o exterior. Em relação à respiração dos animais domésticos, analise as afirmativas.

I- Ventilação total é o volume de gás movimentado para dentro e para fora das vias aéreas e dos alvéolos por determinado período de tempo.
II- As pressões parciais do oxigênio e do dióxido de carbono no sangue estão relacionadas exclusivamente à ventilação alveolar.
III- Respiração ofegante, que representa a ventilação aumentada no espaço morto, é um importante mecanismo regulador da temperatura em muitas espécies.
IV- Os quimiorreceptores extrapulmonares periféricos afetam a ventilação, em resposta à pressão parcial do CO2 arterial e à concentração do íon hidrogênio. 

Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS

2 Q53987 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Necrose consiste na morte de um tecido, órgão ou grupo de células que compõem um organismo vivo. A necrose ocorre quando há a falta de irrigação do suplemento sanguíneo para as células, provocando a sua deteriorização. Vários podem ser os motivos para o surgimento de necroses, seja através de agentes físicos (ferimentos, hipotermia, radiação, etc); agentes químicos (exposição a substâncias tôxicas, drogas, venenos, etc); agentes biológicos (infecções bacterianas, virais, de parasitas, etc); e insuficiência circulatória (a partir de vasoconstrições e infartos, por exemplo). Que tipo de necrose é observado no infarto renal?

3 Q53985 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Os ruminantes possuem um sistema digestivo peculiar, com características próprias bem definidas, o que lhes permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos. O que difere os ruminantes dos demais animais é o fato de serem poligástricos, ou seja, possuem quatro estômagos, chamados rúmen, retículo, omaso e abomaso O rúmen funciona como uma câmara de fermentação, sendo necessário manter um ambiente favorável à população microbiana. Sobre estas condições e suas possíveis alterações, podemos afirmar: 

4 Q53979 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Das instalações para o manejo ante mortem de um matadouro-frigorífico, a seringa é considerada um dos principais pontos críticos. Sobre as funções da seringa, analise as afirmativas.

I. Servir de área de inspeção e descanso dos animais.
II. Conduzir os animais do corredor para o interior do brete.
III. Conduzir os animais da rampa de desembarque aos corredores de manejo.
IV. Impedir que os animais andem em grupos, de forma que passem a andar em fila indiana.

Estão CORRETAS apenas as alternativas:

5 Q53984 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Angiologia é a descrição dos órgãos da circulação do sangue e da linfa; o coração e os vasos. O coração é o órgão central, muscular, oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração é do tipo estriado cardíaco, e constitui sua camada média o miocárdio, internamente ao miocárdio, existe o endocárdio e, externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo-o, denominada epicárdio. A cavidade do coração é subdividida em 4 câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) e entre estes existem orifícios com dispositivos orientadores da corrente sanguínea: são as valvas. Com relação à anatomia do coração dos mamíferos domésticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

6 Q53991 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

O estado de depressão nervosa central no qual o paciente encontra-se sem percepção dolorosa, inconsciente, protegido neurovegetativamente e com miorrelaxamento, é conhecido como. 

7 Q53978 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Resolução-rdc n° 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico sanitárias do alimento preparado. Segundo o Regulamento, analise as afirmartivas:

I- Alimentos preparados e conservados em temperaturas entre 4°C e 5°C podem ser consumidos em até 5 dias.
II- Alimentos fritos devem atingir temperaturas superiores a 180°C para eliminar riscos de contaminação e preservação de suas características organolépticas.
III- Após a cocção, alimentos preparados para o consumo devem permanecer, quando conservados a quente, em temperaturas superiores a 60°C, por, no máximo, 6 horas.
IV- O descongelamento de alimentos deverá ser realizado em temperaturas entre 18°C e 10°C, ou, ainda, descongelado em forno de micro-ondas, caso seja submetido imediatamente à cocção.
V- Alimentos preparados e conservados em temperaturas entre 6°C e 7°C podem ser consumidos em até 5 dias

Marque a alternativa CORRETA

8 Q53983 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Osteologia é o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo, inclui o estudo das formações intimamente relacionadas ou ligadas com os ossos e com eles formando um todo: o esqueleto, que é o conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouço do corpo dos animais domésticos e desempenham várias funções A região da perna dos mamíferos domésticos possui dois ossos: a tíbia e a fíbula. Com base nos conhecimentos de osteologia destes dois ossos, analise as alternativas que se referem às características de equinos e coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e assinale a sequência CORRETA.

( ) Fíbula incompleta, sendo que a tíbia possui dois maléolos, um medial e outro lateral.
( ) Fíbula incompleta e fundida à tíbia. O maléolo lateral é substituído por um osso maleolar. O maléolo medial encontra-se na tíbia.
( ) Fíbula completa, possuindo um maléolo lateral. O maléolo medial está na tíbia.
( ) Fíbula completa, possuindo um maléolo lateral e outro medial.
( ) Fíbula incompleta, não havendo maléolos na fíbula ou na tíbia.

9 Q53998 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos, podendo também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. Esta enfermidade é conhecida há vários séculos e no anos de 1968, foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos realizados nos anos de 1999 e 2000 detectaram a presença da doença em alguns estados do nordeste brasileiro. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos. 

10 Q53980 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE

Entre as opções abaixo, assinale aquela que contempla instituições que elaboram as normas internacionais que são explicitamente reconhecidas como referência pelo Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS), no Âmbito da Organização Mundial do Comércio.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.