Questões de Concursos: Pesquisador em Informações Educacionais I

Prepare-se para a prova com questões de Pesquisador em Informações Educacionais I de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q326986 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em

2 Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

O instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson:

3 Q816713 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Sobre a educação indígena na LDB (9394/96), considere as afirmações abaixo.

I. Os programas de educação indígena devem focar a relação intercultural, promovendo a superação dos hábitos nativos para que os índios possam efetivamente integrar a sociedade. II. A educação indígena deve se preocupar com a recuperação da memória histórica dessas comunidades e com a reafirmação da identidade étnica. III. A educação indígena deve se preocupar com a substituição das línguas maternas pela Língua Portuguesa. Está correto o que se afirma em

4 Q542608 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Observe as afirmações:

I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que:

5 Q817021 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Considerando a LDB (9394/96), analise as afirmações abaixo.

I. Prevê-se um núcleo comum para o currículo do Ensino Fundamental e Médio e uma parte diversificada em função de características locais. II. Prevê-se gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares. III. Prevê-se a formação dos especialistas da educação em Curso Superior de Pedagogia ou em Programas de Pós- Graduação. Está correto o que se afirma em

6 Q327237 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.

Por que o fogo queima?

Por que a lua é branca?

Por que a terra roda?

Por que deitar agora?

Por que as cobras matam?

Por que o vidro embaça?

Por que você se pinta?

Por que o tempo passa?

O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o

7 Q428314 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais Objetivos Fundamentais Princípios das Relações Internacionais, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

8 Q809473 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96), analise as afirmações abaixo.

I. A passagem da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental se dá após a comprovação de aproveitamento mínimo por parte da criança. II. Nas matrizes curriculares do Ensino Médio, foram incluídas as disciplinas Sociologia e Filosofia. III. O nível fundamental de educação deve ser oferecido pelo Estado e pelos Municípios em regime de colaboração. Está correto o que se afirma em

9 Q808721 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), considere as afirmações abaixo.

I. O objetivo dos PCNs é padronizar o ensino no país, definindo eixos fundamentais para guiar tanto a educação formalmente estabelecida como a relação entre a escola e a sociedade no seu cotidiano. II. Os PCNs contemplam as práticas de organização de conteúdo, as formas de abordagem desses conteúdos com os estudantes, a aplicação dos tópicos desenvolvidos e a condução adequada em situações diversas. III. Os PCNs tendem a valorizar a concepção pedagógica tradicional e conteudista. Está correto o que se afirma em

10 Q319516 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

De acordo com SEVERINO, (2000) para a elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico é preciso ter ideia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Ou seja, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva. Esta fase de elaboração do trabalho de pesquisa corresponde à:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.