A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta utilizada
para monitorar a evolução dos alunos ao longo do
processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento
vai além da simples aplicação de testes e atribuição de
notas, exigindo um acompanhamento contínuo do
estudante em diferentes etapas do processo educativo.
Cada vez mais, as instituições de ensino têm adotado a
avaliação ao longo da aprendizagem, reconhecendo que
deixar essa prática para o final do processo não contribui
de forma eficaz para o avanço escolar do aluno.
A avaliação da aprendizagem oferece benefícios tanto
para os alunos quanto para os educadores. Para os
estudantes, ela permite acompanhar o progresso de seu
aprendizado e buscar estratégias que impulsionem seudesenvolvimento. Além disso, os professores podem
estimular a autoavaliação nos alunos, promovendo sua
participação ativa no processo de aprendizagem. Para
os educadores, a avaliação é uma oportunidade de
verificar se os objetivos estabelecidos foram alcançados,
possibilitando um redirecionamento das práticas
pedagógicas para assegurar que as metas sejam
atingidas.
(Fonte: https://encr.pw/processo-ensino
-aprendizagem.adaptado)
Com base no texto, qual é o principal objetivo da
avaliação da aprendizagem no contexto do processo
educativo?
a) O principal benefício da avaliação da aprendizagem
é proporcionar aos educadores a oportunidade de
aplicar testes frequentes, sem a necessidade de
acompanhar o progresso dos alunos ao longo do
processo educativo, não de forma sistemática, mas
sim, livre.
b) Seu principal objetivo é monitorar continuamente o
progresso dos alunos ao longo do processo
educativo, proporcionando tanto a estes quanto aos
educadores informações valiosas que permitem
ajustes e melhorias nas estratégias de ensino e
aprendizagem.
c) A avaliação da aprendizagem serve para verificar no
final do processo educativo se os alunos
conseguiram atingir os objetivos, com a necessidade
de ajustes durante o percurso de forma aleatória
para que os mesmos não se sintam pressionados.
d) A avaliação da aprendizagem é utilizada
principalmente para medir a capacidade dos alunos
em responder a testes, sendo sua função primordial
atribuir notas que refletem o desempenho final dos
estudantes.