Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h

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O Provimento descrito na Lei Nº 8112/90 é quando o cargo público é preenchido, sendo realizado por ato da autoridade competente de cada poder. Por exemplo, o chefe do poder executivo tem competência exclusiva para provimento dos cargos do poder executivo. Qual(is) é/são a(s) forma(s) de provimento?
Pode-se constatar que existe uma variabilidade nos aspectos relacionados aos resultados de avaliação da voz do deficiente auditivo. Algumas alterações vocais são mais comumente observadas, EXCETO nos casos de:
A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) atinge cerca de 3 a 10% da população e acomete um maior número de meninos do que meninas. Com relação ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), analise as asserções e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Crianças com DEL apresentam dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades devido a déficits na compreensão ou na produção, incluindo: vocabulário reduzido, estrutura limitada de frases e prejuízo no discurso. ( ) As crianças com DEL apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica, no entanto, não têm déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente, e, além disso, apresentam condições sociais e emocionais adequadas. ( ) Apesar do desempenho de linguagem das crianças com DEL não ser compatível com sua capacidade intelectual não-verbal, estas crianças não apresentam dificuldade no processo de aprendizagem da escrita e leitura, pois conseguem se alfabetizar na idade prevista e sem dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. ( ) É um atraso, anormal no início da capacidade e desenvolvimento da fala, causada por alguns fatores, tais como: deficiência mental, distúrbios psicossomáticos, lesões cerebrais, déficit em qualquer um dos sentidos ou do motor, entre outros.
Qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de forma segura e eficiente é classificada como Disfagia. A classificação do grau de comprometimento das disfagias depende da penetração laríngea e a aspiração traqueal, condição pulmonar, hidratação, condição nutricional e prazer de alimentar do paciente. Correlacione as características das disfagias com o grau de comprometimento das mesmas, e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
I. Disfagia Leve. II. Disfagia Moderada. III. Disfagia Severa.
( ) Dificuldade no transporte oral do bolo. Há a ocorrência de estase em recessos faríngeos com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado ou riscos de aspiração; esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) A dificuldade do indivíduo está concentrada no transporte oral do bolo; Há a ocorrência de pequena quantidade de estase em recessos faríngeos, sem penetração laríngea; sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. ( ) Grande quantidade de estase nos recessos faríngeos, sinais sugestivos de penetração laríngea e grande quantidade de material aspirado. Ocorre pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social.
O processo de diagnóstico e intervenção em bebês e crianças pequenas deficientes auditivas coloca diante do fonoaudiólogo o desafio de estabelecer clinicamente a relação entre capacidade e desempenho auditivo. Portanto, preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
_________________________ é um conceito abstrato do potencial anatomofuncional de um sujeito, a partir de exames que avaliam a integridade e/ou funcionamento dos órgãos. Os exames objetivos da audição determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral. _________________________ é aquilo que a criança “mostra” e está sujeito à influência de alguns fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas, que implicam não só ouvir, mas ter a possibilidade cognitiva e afetiva de demonstrar _________________________. Quanto melhor for a observação clínica do/da ________________________, melhor refletirá a/o _____________________________ da criança, já que sujeitos com exames idênticos podem apresentar características bastante diferentes na utilização desse potencial.
A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:
O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por alterações na localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Qual alternativa refere-se ao TA?