Questões de Concursos: Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q845765 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

O médico prescreveu a administração de 280 mg, de um antibiótico a ser administrado pela via endovenosa. Na Unidade de Saúde este medicamento encontra-se disponível em frasco-ampola de 1 (um) grama, em pó liofilizado, e diluente de 5 ml.
Para cumprimento desta prescrição, será administrado ao paciente:

2 Q844673 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

Sobre a realização de curativos, é INCORRETO afirmar que:

3 Q843263 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

Analise as afirmativas a seguir sobre a intubação endotraqueal, coloque V para verdadeiro e F para falso e, posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
? A ventilação mecânica é um método de suporte de vida, necessário para a maioria dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que parte da assistência de enfermagem em UTI está diretamente relacionada ao manuseio dos pacientes com tubo orototraqueal (TOT) e dos ventiladores artificiais. ? A intubação endotraqueal é um meio de proporcionar via aérea permeável para o paciente que não consegue manter por si próprio sua função respiratória. ? O uso do tubo orotraqueal garante ao paciente ventilação mecânica e a aspiração de secreções provenientes da árvore pulmonar, principalmente em indivíduos que apresentam angústia respiratória. ? Não existe limite de tempo definido para manter a intubação orotraqueal do paciente, devendo este período ocorrer a partir da melhora clínica, e sempre quando existir a necessidade de manter uma via aérea artificial.

4 Q840112 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

A flebotomia é um procedimento que também traz riscos aos profissionais de saúde. Ainda é comum ver um flebotomista realizar práticas arriscadas que sabidamente causam aumento do risco de lesão por picada de agulha e de transmissão de doença. Contam-se entre as práticas perigosas:
I. Reencapar agulhas usadas empregando as duas mãos. II. Reencapar e desmontar tubos para coleta a vácuo e suportes. III. Trabalhar a sós com pacientes confusos ou desorientados, que podem mover-se inesperadamente, contribuindo para sofrer picadas de agulha.
Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em:

5 Q841971 | Enfermagem, Sinais vitais, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

O Técnico de Enfermagem ao aferir os sinais vitais de um paciente verificou que o mesmo encontra-se com pressão arterial 120X 80 mmHg e com respiração acelerada. Este paciente encontra-se:

7 Q845189 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda no interior da bexiga, através da uretra, a fim de drenar a urina, sendo removida após atingida a finalidade do procedimento:

8 Q840383 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

O cliente cirúrgico recebe assistência da enfermagem nos períodos pré, trans e pós-operatório. Sobre o assunto, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
? O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato. O período pré-operatório mediato corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica. ? A manutenção do jejum antes da cirurgia objetiva evitar vômitos e prevenir a aspiração de resíduos alimentares por ocasião da anestesia. É importante que tanto o cliente como seus familiares tenham conhecimento deste cuidado, para que possam entender o motivo e efetivamente cumpri-lo. ? O preparo físico do cliente é importante para o bom andamento do ato cirúrgico, bem como para evitar complicações posteriores ao mesmo. Evitar estas complicações requer alguns cuidados de enfermagem específicos relacionados com o preparo intestinal, vesical e da pele, além de uma avaliação da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrência de infecções.
A sequência CORRETA é:

9 Q843195 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

De acordo com a Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências, assinale a alternativa INCORRETA:

10 Q843422 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e deve se basear nas orientações do Código de Ética de Enfermagem.
De acordo com a Resolução COFEN 564/2017, que estabelece o Código de Ética de Enfermagem, não representa um dos deveres do profissional de enfermagem:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.