Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF

Resolva online questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q833623 | Medicina, Dermatologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

As reações alérgicas de hipersensibilidade tipo I são também conhecidas como imediata ou hipersensibilidade e são mediadas por anticorpos em resposta a antígenos exógenos.
As manifestações dermatológicas em resposta à exposição a analgésicos antiinflamatórios (salicilatos) costumam, mais frequentemente, produzir com reações cutâneas tipo:

2 Q833455 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Na semiologia cardíaca , a ausculta das bulhas cardíacas anormais e ruídos adventícios (sopros, estalidos, etc.) permitem o diagnóstico clínico de várias doenças.

Na ausculta cardíaca, a diástole corresponde:

3 Q833905 | Medicina, Epidemiologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Em epidemiologia clínica, a relação dos agentes etiológicos de doenças infecto contagiosas com o hospedeiro de patogenicidade, é definida como:

4 Q833915 | Medicina, Epidemiologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Secretaria de Saúde de Santa Catarina estima que cerca de que 5 mil pessoas podem ter contraído a doença de Chagas após consumirem caldo de cana em quiosques às margens da BR-101, entre os municípios de Piçarras e Itajaí, em 2005.
Considerando que a população exposta na época foi de 650.000 pessoas, a taxa de incidência dessa doença por 1000 habitantes, neste período e nesta região foi de foi de:

5 Q833821 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

As infecções do trato urinário são queixas frequentes na Atenção Básica, tanto em mulheres de vida sexual ativa quanto no ciclo gravídico-puerperal.
Neste, gestantes com disúria dor e dificuldade, polaciúria, cujos exames complementares demonstram a presença de infecção do trato urinário baixo, tem como principal agente etiológico a(o):

6 Q832351 | Medicina, Doenças do Colágeno, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

As manifestações neurológicas mais frequentemente encontradas no lúpus eritematoso sistêmico são decorrentes de alterações de pequenas artérias e arteríolas encefálicas e meníngeas.
Os distúrbios do sistema nervoso periférico são mais raramente vistos e, nesses casos são associados a:

7 Q834836 | Medicina, Endocrinologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Na Atenção Básica o acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus tipo II em tratamento, se baseia na monitorização da hiperglicemia e a determinação da glico-hemoglobina glicada HbA1c. A meta para o tratamento da hiperglicemia atualmente recomendada é alcançar HbA1c menor que 7%.
Esse valor reflete as glicemias prévias de:

8 Q834964 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Os distúrbios depressivos são um dos motivos prevalentes de atendimento na Atenção Básica.
Seu tratamento farmacológico inclui o uso de drogas que pertencem ao grupo dos Inibidores da Monoaminooxidase (IMAO). Indique-os: