Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Barão de Cocais MG Arquiteto

Encontre aqui questões Prefeitura de Barão de Cocais MG Arquiteto de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Para o cálculo do preço final de venda dos serviços de execução da obra, é necessário inicialmente levantar todos os custos diretos envolvidos e, depois, adicionar uma margem sobre ele de modo a cobrir todos os gastos incidentes: custo direto, despesas indiretas e benefício.

Nesse contexto, o que são despesas indiretas?

O projeto acústico de um determinado local é feito a fim de corrigir ou controlar a entrada ou saída de ruídos, assim como a presença de ecos ou reflexões nocivas. Sabendo que o ouvido humano só começa a distinguir separadamente dois sons breves quando o seu intervalo for maior que 1/15 de segundo, e que a velocidade do som é de 340 m/s, a partir de que distância em relação à fonte sonora é necessário eliminar qualquer superfície lisa e rígida para evitar o eco?

A Norma ABNT 9.050/2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e edificações às condições de acessibilidade.

De acordo com essa norma, qual a largura mínima dos corredores em edificações e equipamentos urbanos de uso público?

Entre os processos envolvidos na construção de um empreendimento, atualmente se destacam a importância do projeto e de sua coordenação. As soluções adotadas na elaboração do projeto, além de definirem o desempenho da edificação, repercutem em todo o processo, afetando diretamente os custos de produção, operação e manutenção.

De acordo com o livro Gestão e coordenação de projetos em empresas construtoras e incorporadoras: da escolha do terreno à avaliação pós-ocupação, 2011, a falta de investimento em um projeto pode levar, entre outros aspectos, à uma coordenação deficiente, pelo fato de os elementos da equipe não terem a visão do todo ou não conhecerem as limitações técnicas da construtora.

Nesse contexto, analise os itens a seguir.

I. Atendimento específico às necessidades do cliente;

II. Divergências entre o produto projetado e o produto comercializado;

III. Atrasos no cronograma em razão de deficiências na capacidade de planejamento;

IV. Incompatibilidades entre projetos em razão de deficiências na comunicação entre os membros da equipe;

V. Opção por sistemas construtivos inadequados ao perfil da obra ou da construtora;

VI. Garantia da manutenção das melhorias alcançadas na retroalimentação dos processos;

VII. Deficiências na construtibilidade em razão do distanciamento entre projeto e o processo construtivo;

VIII. Atendimento aos requisitos de desempenho estabelecidos em normas.

Apresentam problemas para um empreendimento que não tenha uma coordenação eficiente

É muito utilizada pelo poder público a contratação de obra por execução indireta, ou seja, o órgão ou entidade contrata a prestação de serviço de terceiros.

De acordo com a Lei nº 8.666/1993 - Licitações e Contratos, o que é empreitada por preço global?

Considerando a Lei nº 10.257/2001, Estatuto das Cidades, que apresenta os instrumentos jurídicos e políticos que o município pode utilizar na política urbana, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o instrumento apresentado a sua respectiva definição.

COLUNA I


1. Outorga onerosa do direito de construir

2. Direito de superfície

3. Direito de preempção

4. Transferência do direito de construir

5. Operações urbanas consorciadas

COLUNA II


( ) Direito que o poder público municipal possui na preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.

( ) Autorização que o proprietário de imóvel urbano, privado ou público, poderá exercer em outro local, ou alienar, mediante escritura pública, quando o seu referido imóvel for considerado necessário para uso do poder público.

( ) Direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

( ) Conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo poder público municipal com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.

( ) Direito de conceder a outrem a utilização do solo, do subsolo ou do espaço aéreo relativo ao terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura pública registrada no cartório de registro de imóveis.

Assinale a sequência correta.

A Lei nº 6.766/1979 - Parcelamento do Solo Urbano estabelece que, antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à prefeitura municipal, quando for o caso, que defina as diretrizes para o uso do solo, para o traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário.

De acordo com essa lei, os municípios com menos de quantos habitantes poderão dispensar a fase de fixação de diretrizes?

É importante estar sempre atento às patologias em materiais à base de concreto e argamassa, muito utilizados em obras públicas. O livro Materiais de Construção, 2012, trata das manifestações patológicas em pisos e revestimentos.

No caso do piso de argamassa de alta resistência, estão entre as principais causas geradoras de desnível entre placas na região das juntas, segundo Luiz Alfredo Falcão Bauer, autor desse livro, exceto:

A partir da década de 1980, os governos locais de diferentes países assumiram um papel regulador na configuração da paisagem urbana. As intervenções realizadas no período atrelavam a ideia do redesenho urbanístico à indução da valorização do solo urbano.

De acordo com as autoras do livro Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o projeto que não pode ser caracterizado por intervenções emblemáticas implantadas nesse período como solução de desenho urbano na busca de incentivo à noção de pertencimento e cidadania e reversão do processo de degradação urbana.