Questões de Concursos: Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q849315 | Direito Tributário, Tributos Federais, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

Diogo, estudante do 4º período do curso de Direito da Universidade Alpha, estava confuso após a aula de Direito Tributário, especificamente sobre as disposições constitucionais sobre tributos. Diogo não sabia ao certo quais impostos, são de competência da União. Para resolver seu problema perguntou ao professor José Cláudio, que prontamente lhe disse que compete à União, instituir impostos sobre:

4 Q850334 | Direito Processual Civil, Teoria Geral da Prova, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

Nos termos do Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), é certo dizer que não dependem de prova os fatos:

6 Q848714 | Direito Ambiental, Responsabilidade ambiental, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

Assinale a alternativa incorreta, com base na Lei nº 9.605/1998:

7 Q856996 | Direito Processual Penal, Competência no Processo Penal, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

Douglas, estudante de Direito da Universidade X, estava preocupado com a prova de Direito Processual Penal que iria enfrentar. Durante os estudos, surgiu-lhe uma dúvida sobre a competência, quando não for conhecido o lugar da infração. Para sanar sua dúvida, entrou em contato com duas colegas de classe, Camila e Anna Carolina, que prontamente lhe disseram informações desencontradas. Camila dizia que não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do réu. Anna Carolina, por outro lado, dizia que não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pelo local em que estiver domiciliado o promotor, responsável pela denúncia. De acordo com o Código de Processo Penal, é certo dizer que:

8 Q850394 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

O presidente ___________do __________, foi destituído do seu cargo após investigações que levaram ao seu julgamento de impeachment. A decisão ocorre num momento que seu governo contava com 75% de aprovação, enquanto o congresso tinha 59% de desaprovação, o presidente que assume seu lugar é o 3° a assumir o cargo em apenas 4 anos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente e adequadamente as lacunas acima:

9 Q848890 | Direito Ambiental, Código Florestal ? Lei n 12651 de 2012, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

Nos termos da Lei nº 12.651/2012, a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas é denominada como:

10 Q858442 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

O professor de Direito Constitucional, João Marcos, estava em aula para ensinar sobre a aplicabilidade das normas constitucionais, de acordo com a construção doutrinária da eficácia das normas constitucionais. Para instigar a busca pelo conhecimento de seus alunos, colocou um trecho na lousa e pediu para que os alunos dissessem sobre qual classificação de norma constitucional aquele texto se tratava. O texto era sobre as normas:
“... que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matéria, mas deixou margem à atuação restritiva por parte da competência discricionária do poder público, nos termos que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nela enunciados”. (Fonte: SILVA, José Afonso. Aplicabilidade das normas constitucionais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1982. P. 89-91)
Apenas uma aluna acertou a resposta correta, e se tratava de Marcela, que respondeu se tratar das normas constitucionais de eficácia:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.