Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Capim PB Enfermeiro

Encontre aqui questões Prefeitura de Capim PB Enfermeiro de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Sobre biossegurança no atendimento pré-hospitalar está incorreto o que se afirma em:
Aprox. 60% do peso de um adulto é formado por líquido (água e eletrólito), os fatores que interferem na quantidade de líquido corporal são idade, sexo e gordura. Quanto a localização do liquido corporal encontra-se disposto em dois compartimentos o espaço extra-celular e o espaço intra-celular. Quanto aos distúrbios hidroeletrolíticos que podem acometer o adulto, é correto afirmar que:
De acordo com o protocolo Samu 192, emergências clínicas, nos quadros sugestivos de AVC isquêmicos em pacientes >18 anos, há benefícios com o uso de trombolítico intra-hospitalar. Em até quantas horas do início dos sintomas deve ser realizado esse tratamento?
Atendimento de urgência e emergência frente a distúrbios respiratórios pode acontecer a pacientes com exacerbação da crise asmática que precisará realizar abordagem medicamentosa. Nessa situação, é necessário realizar 300mg de hidrocortisona IV. No entanto, na viatura de atendimento só há frasco-ampola de 500mg. Sabendo-se que a diluição deve ser feita com 10 ml de água destilada, quantos ml devem ser administrados no paciente para que seja cumprida a prescrição médica?
Para a realização do Atendimento Pré-Hospitalar do politraumatizado, a avaliação da segurança da cena deve ser a primeira prioridade do profissional e deve anteceder o início da abordagem do paciente. Sendo assim, sobre a avaliação da cena segura, analise as assertivas a seguir:
I. Identificar rapidamente os diferentes fatores de risco que estão relacionados com a ocorrência, com vistas a tomada de decisão para seu controle e inicio da abordagem. II. A primeira prioridade da equipe deve ser sua segurança. O desejo de ajudar não deve se sobrepor à própria segurança da equipe. III. Em cenários seguros, é útil o uso de sinais ou palavras previamente combinadas para situações que exijam saída estratégica.
Está incorreto o que se afirma em qual alternativa?
Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provocar situações de atendimentos de urgência significantes. O Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo são duas faces da mesma moeda, representam alterações antagônicas oriundas da mesma glândula (Tireoide). Sendo assim, analise as assertivas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Faso:
( ) Os possíveis sinais e sintomas apresentados por um paciente que desenvolve hipotireoidismo são letargia, fadiga extrema, raciocínio lento, lentidão das funções corporais, queda de cabelo, pele seca, unha quebradiça. ( ) Os exames de escolha para o diagnóstico das doenças da glândula tireoide são dosagem sérica do TSH, T3 e T4 (laboratorial), ultrassonografia. ( ) A Doença de Graves é uma doença autoimune contra o receptor do hormônio TSH. ( ) O hipetireoidismo é definido como o aumento na produção dos hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo é a diminuição desta produção. ( ) Os hormônios Triíodotironina (T3) e Tiroxina (T4) atuam para a produção e para a formação dos hormônios da tireoide.
De acordo com as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta:
Durante o atendimento pré-hospitalar à vitima politraumatizada, é necessária a realização de procedimentos inter-relacionados e seguindo uma sequência pré-estabelecida. Quando o médico dá um comando para que seja realizado algum procedimento e o outro membro da equipe o faz, informando cada etapa do que está sendo feito, esse tipo de comunicação é conhecido como:
Mesmo com a utilização dos princípios gerais de biossegurança, os profissionais do atendimento pré-hospitalar estão sujeitos a acidentes de trabalho com material biológico. É considerado toda exposição percutânea provocado por ferimento com material perfurocortante contaminado, como por exemplo, de acesso vascular, manuseio de ferimentos, manejo de resíduos da assistência. Sobre Acidente de trabalho com material biológico, avalie as afirmativas a seguir:
I. Cada serviço deverá desenvolver sua própria rotina médica em relação aos socorristas que potencialmente se contaminam durante a atividade, com ênfase para HIV e hepatite B. II. Idealmente as condutas devem ser tomadas dentro das primeiras 48 horas. III. Os socorristas devem manter em dia as vacinas recomendadas pelo serviço. IV. O serviço deverá realizar a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), dentro das normas vigentes no Brasil.
Sobre acidente de trabalho com material biológico é incorreto o que se afirma em:
Paciente é encontrado em solo, com suspeita de trauma e indicação de imobilização de coluna vertebromedular que necessita ser posicionado em prancha longa ou outro dispositivo de transporte e/ou necessite de avaliação do dorso. Para a correta imobilização em prancha rígida dessa vítima analise as afirmativas abaixo:
I. O comando para as ações de mobilização deve partir do profissional 1 que efetua a estabilização manual da cabeça. II. O paciente deve ser transportado na maca e com cintos de segurança afivelados. III. Variações na técnica não podem ser consideradas mesmo que o princípio da rolagem em bloco com estabilização e alinhamento da coluna sejam mantidos.
Está correto o que se afirma em:
O choque circulatório representa um estado de preocupação no atendimento de urgência e emergência, para tanto, o enfermeiro deve saber reconhecer as características desse estado clínico. O choque hipovolêmico apresenta classificação específica. Diante de um paciente com frequência cardíaca de 100 a 120 bpm, quantidade de sangue perdido de 750-1500mL, frequência ventilatória de 20 a 30 movimentos por minuto, este choque hipovolêmico é classificado como: