Questões de Concursos: Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q843907 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

Em relação a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), é correto afirmar:

2 Q841446 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades, EXCETO:

3 Q842063 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990) a garantia de prioridade compreende:

4 Q842793 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta.
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I. Centralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Participação da comunidade. III. Atendimento parcial, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

5 Q846567 | Estatuto da Pessoa Idosa, Disposições Preliminares e Prioridades da Pessoa Idosa, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

Sobre o Estatuto do Idoso, Lei n°10.741/03, é INCORRETO afirmar que:

6 Q858740 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

Leia o texto a seguir para responder à questão.


TERREMOTO

Rubem Braga - Chile - 1955


Houve pânico em algumas cidades do Norte. A terra tremeu com força e em vários pontos o mar arremeteu contra ela, avançando duzentos, trezentos metros, espatifando barcos contra o cais e bramindo com estrondo. O povo saiu para as praças e passou a noite ao relento; algumas construções desabaram, mas o único homem que morreu foi de susto.

Lamentamos esse morto e também os pobres pescadores que perderam seus barcos, mas qualquer enchente carioca dá mais prejuízo e vítimas. Mas louvemos o maremoto e o terremoto pelo que eles têm de fundamentalmente pânico, pela sua cega, dramática, purificadora intervenção na vida cotidiana, pela sua lição de humanidade e de fatalidade. Talvez seja bom que os homens não se sintam muito seguros sobre a terra, e que o proprietário de imóvel possa desconfiar de que ela não é tão imóvel assim; que há diabos loucos no fundo do chão e que eles podem promover terríveis anarquias. A natureza tem outros meios de advertência, como o raio e a tromba d’água, mas são demônios do céu que nos atacam. E o homem é fundamentalmente um bicho da terra, é na terra que ele se abriga e confia; apenas se move no céu e na água, na terra é que está seu porto e seu pouso. Ele pisa a terra com uma soberba inconsciente, seguro dela e de si mesmo; só o terremoto consegue lembrar-lhe de maneira fundamental sua condição precária e vã e o faz sentir-se sem base e sem abrigo. [...]

Não sei que influência tem o terremoto sobre o caráter chileno; sei que muitos poderosos de nossa terra ficariam mais simpáticos e propensos à filosofia se o nosso bom Atlântico fizesse uma excursão até a rua Barata Ribeiro e o velho Pão de Açúcar desmoralizasse um slogan de propaganda comercial dando alguns estremeções nervosos.

Houve um tempo em que Deus bastava para tornar humilde o poderoso; hoje seus pesadelos são apenas o comunismo, o enfarte e o câncer, mas ele já se acostumou a pensar que essas coisas só acontecem aos outros. O terremoto ameaça a terra com seus bens e a própria vida; sua ocorrência só pode tornar as pessoas mais amantes da vida e mais conscientes de sua espantosa fragilidade. E isso faz bem. 

A palavra sublinhada apresenta o seguinte sentido:


“[...] um slogan de propaganda comercial dando alguns estremeções nervosos

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.