Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Coronel Freitas SC Médico Veterinário

Encontre aqui questões Prefeitura de Coronel Freitas SC Médico Veterinário de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

“Nos últimos anos, o termo One Health vem ganhando espaço cada vez maior dentro das discussões científicas que tratam de questões ligadas à saúde e epidemiologia. No português, Saúde Única, o termo trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global. No mundo, estima-se que as zoonoses causem 2,5 bilhões de casos de doença e 2,7 milhões de mortes anualmente. Além disso, estima-se que cinco doenças novas humanas surgem a cada ano, sendo três delas de origem animal. Por isso é necessária a abordagem Saúde Única para entender melhor as zoonoses e doenças infecciosas.”
Disponível em: http://bioemfoco.com.br/noticia/one-healthconceito-saude-unica/ adaptado em 30/03/2020.
Nesse contexto, avalie as afirmativas abaixo sobre as seguintes zoonoses:
1. O controle das Leishmanioses está entre as ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob responsabilidade das Secretarias Estaduais e Municipais. 2. Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção da leishmaniose visceral. 3. Nos casos de suspeita clínica de raiva, o animal deve ser imediatamente eutanasiado por médico veterinário. 4. Em áreas endêmicas, não é necessário vacinar os animais contra raiva, somente quando houver foco da doença. 5. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), datado de 1952, sofreu nova regulamentação através dos Decretos n° 9.013, de 29 de março de 2017, e n° 9.069, de 31 de maio de 2017. A atualização incluiu temas ligados ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao bem-estar animal. Além disso, o texto também foi compatibilizado com outras legislações, como o Código de Defesa do Consumidor e com o Decreto que institui o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o documento atualizado:
1. Os produtos gordurosos não comestíveis serão desnaturados pelo emprego de fluoresceína, brucina e óleos minerais, de acordo com instruções do D.I.P.O.A. 2. É obrigatória a destinação de carcaças, de partes das carcaças, de ossos e de órgãos de animais condenados e de restos de todas as seções do estabelecimento, para o preparo de produtos não comestíveis, com exceção daqueles materiais que devem ser submetidos a outros tratamentos definidos em legislação específica. 3. As fêmeas em gestação adiantada ou com sinais de parto recente, não portadoras de doença infectocontagiosa, podem ser retiradas do estabelecimento. 4. A matança de emergência é permitida na ausência de funcionário da Inspeção Federal. 5. O novo RIISPOA não traz a informação de quais substâncias desnaturantes podem ser utilizadas no beneficiamento de produtos não comestíveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sistema silvipastoril com manejo integrado de ovinos e bovinos otimiza o uso das pastagens e tem sua fundamentação na exploração das diferenças de comportamento de pastejo de cada espécie.
Sobre esse sistema, é correto afirmar:
O assunto fraude em alimentos ganhou mídia no Brasil após a operação Leite Compensado, em 2014, e posteriormente a operação Carne Fraca, em 2017, deixando os consumidores alertas sobre o tema. As fraudes em alimentos geralmente ocorrem por adulteração ou falsificação do produto. Visando coibir tais crimes, o RIISPOA atualizado em 2017 prevê penas mais severas e introduz o conceito de condições agravantes e atenuantes, que não havia no Regulamento original.
Analise as afirmativas abaixo conforme essas atualizações:
1. Caracteriza-se a habitualidade na adulteração ou na falsificação de produtos quando constatada a idêntica infração por duas vezes, consecutivas ou não, dentro do período de doze meses. 2. É proibido recolher novamente às câmaras frigoríficas produtos e matérias-primas delas retirados e que permaneceram em condições inadequadas de temperatura, caso constatada perda de suas características originais de conservação. 3. São consideradas circunstâncias atenuantes a infração ter sido cometida acidentalmente. 4. Apurando-se no mesmo processo administrativo a prática de duas ou mais infrações, as penalidades serão aplicadas pela infração mais grave.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Espécie canina, fêmea, porte médio, 13 anos de idade. Apresenta anorexia, perda de peso significativa observada nos últimos 15 dias e mucosas pálidas. Na palpação abdominal percebe-se uma estrutura endurecida, provavelmente no baço. O laudo ultrassonográfico indica baço de contornos definidos, dimensões acentuadamente aumentadas e ecogenicidade mantida. Presença de grande massa heterogênea, com áreas cavitárias e bem vascularizada, mensurando na sua maior dimensão cerca de 9 cm. No lobo hepático quadrado há presença de duas massas de cerca de 1 cm. A análise histopatológica da biópsia do baço mostrou proliferação celular neoplásica, caracterizada pela presença de múltiplos focos de vasos e capilares atípicos, em aumentado número, ectásicos, irregulares e congestos. Há a presença de invasão estromal desorganizada, com células ora estreladas ora fusiformes endoteliais grandes com moderada anisocitose e citoplasma inconspícuo, associadas a focos de necrose e infiltrado inflamatório misto, principalmente em superfície. Pequenos microêmbolos são notados simultaneamente.
Assinale a alternativa correta para diagnóstico, tratamento de eleição e prognóstico, respectivamente.
"A importação, a fabricação, a comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos tilosina, lincomicina e tiamulina, classificados como importantes na medicina humana, estão proibidos em todo território nacional. A determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está na Instrução Normativa (IN) nº 1, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23/01/2020. A medida atende a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o posicionamento Tripartite OMS/OIE/FAO, de que há urgência e prioridade para a proibição pelos países do uso de antimicrobianos importantes na medicina humana para a promoção de crescimento”.
Notícia disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/ pecuaria/mapa-proibe-uso-de-aditivos-para-melhorar-desempenho-de-animais/
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema.
( ) Os antimicrobianos espiramicina e eritromicina, com finalidade de aditivo melhorador de desempenho na alimentação animal, são permitidos no Brasil. ( ) Saccharomyces cerevisiae, lactobacillus acidophillus e Bacillus subtilis são aditivos aprovados pelo MAPA para uso na alimentação animal, classificados como probióticos. ( ) Na bactéria gram-negativa, a complexidade da parede bacteriana dificulta o acesso do ß-lactâmico ao seu sítio de ação. ( ) A resistência bacteriana intrínseca ocorre por meio da pressão seletiva exercida pelo uso indiscriminado de antimicrobianos. ( ) Os Staphylococcus resistentes à oxacilina possuem resistência cruzada com a meticilina, sendo denominados de Staphylococcus meticilina resistentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O Brasil segue as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Código Zoossanitário Internacional (CZI) para o estabelecimento interno de Instruções Normativas e Programas Sanitários, visando ao controle e erradicação de doenças de alto impacto econômico e/ou zoonótico no país.
Acerca do tema, considere a alternativa correta.
Protocolos de Captura, Esterilização e Devolução (C.E.D.) fazem parte das políticas de manejo populacional de cães e gatos, visando ao controle reprodutivo e monitoramento dessas espécies em áreas urbanas.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema.
Duas doenças de importância econômica que acometem o rebanho suíno brasileiro são a Pneumonia Enzoótica Suína e o Complexo Enteropatia Proliferativa.
Relacione corretamente as enfermidades com suas características:
Coluna 1 Enfermidades
1. Pneumonia enzoótica suína 2. Enteropatia Proliferativa de suínos
Coluna 2 Características
( ) O agente causador é um micoplasma que tem a habilidade de mimetizar várias superfícies antigênicas e utilizar-se dessa variação para evadir-se do sistema imune. ( ) Suínos podem se tornar assintomáticos e eliminam o agente nas fezes e, com isso, desempenham papel importante na disseminação da infecção. ( ) O diagnóstico diferencial inclui a disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae), salmonelose e úlceras gástricas. ( ) O agente primário é Lawsonia intracellularis, bactéria intracelular obrigatória.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No âmbito do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), é correto afirmar: