Questões de Concursos: Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q859481 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Considere a seguinte pergunta feita por uma estudante do Ensino Fundamental: Por que Plutão não é mais planeta?
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I -Plutão não limpou a vizinhança de sua órbita, não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão.
por que..
II - para ser considerado Planeta Anão é necessário que o corpo celeste esteja em órbita em torno do Sol; seja arredondado; e que seja dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

2 Q859236 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e dos conhecimentos científicos.
A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico.

3 Q859406 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Em 6 de junho de 1990 o Governo brasileiro publicou o Decreto Federal 99.280, com a promulgação da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio e do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.
Considerando o contexto, marque a afirmação CORRETA.

4 Q859228 | Ciências, Química, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes.
Analise as explicações abaixo sobre estes problemas.
I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química.
É CORRETO o que se afirma em:

5 Q859289 | Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Considerando que os efeitos da radiação ionizante são cumulativos, ou seja, quanto maior a dose de exposição, maior a probabilidade de ocorrência dos efeitos, a adoção do Sistema de Proteção Radiológica tem como finalidade evitar os efeitos biológicos das radiações ionizantes a partir do uso de recursos de proteção radiológica.
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I - O uso de vestimentas especiais (tais como aventais de chumbo, protetores de tireoide e de gônadas, óculos plumbíferos, luvas e as mangas protetoras) é necessário para evitar os efeitos estocásticos e determinísticos das radiações ionizantes.
porque..
II - as radiações ionizantes são corpusculares ou eletromagnéticas, capazes de ionizar átomos, podendo então provocar alterações em moléculas, tais como o DNA, causando assim a transformação celular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

6 Q859204 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

É comum que estudantes da educação básica tenham dificuldades de compreender mecanismos da evolução, tais como a adaptação. Assim, devemos encontrar exemplos relacionados ao cotidiano para favorecer os processos de ensino e aprendizagem.
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I -A aquisição da resistência pelas bactérias aos antibióticos está associada ao uso inadequado destes medicamentos. Este problema de saúde pública pode ser um exemplo de adaptação.
porque...
II - o termo adaptação possui tanto significados referentes a características que aumentam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo, quanto ao processo pelo qual essas características são adquiridas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

7 Q859278 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

As interações entre os seres vivos resultam de comportamentos que podem ser:
1. Aprendidos e ou modificados a partir da experiência. 2. Herdados, determinados geneticamente.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta um exemplo do tipo 1.

8 Q859173 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Ao longo da história da Terra, o clima tem apresentado mudanças. Todavia, as pesquisas mais recentes têm indicado que a mudança climática atual apresenta alguns aspectos distintos das anteriores. Considerando este contexto, analise as afirmativas abaixo:
I- Se houvesse um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se manteria praticamente inalterado ao longo da história da Terra. II- As mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função de ações antrópicas. III- Não é possível comparar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada hoje em dia com a variação natural dos últimos mil anos. IV- O Brasil ainda não reconheceu a Mudança do Clima da Terra e seus efeitos negativos como uma preocupação comum da humanidade.
É CORRETO o que se afirma em:

9 Q859430 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

A compreensão de que a humanidade e a natureza são intimamente conectadas e interdependentes fez com que a perspectiva dos Serviços Ecossistêmicos ganhasse destaque nas abordagens mais atuais dos problemas socioambientais.
Considerando o contexto, marque a afirmação CORRETA.

10 Q859466 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Animais que se reproduzem por divisões mitóticas correm o risco de ter toda a população afetada por uma doença, já que não há variedade genética.
É um exemplo deste tipo de animal
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.