Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro

Encontre aqui questões Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O profissional de enfermagem deve ter habilidade na realização de cálculos e na mensuração das doses com exatidão para prevenção de erros de administração de medicamentos. Considerando seu conhecimento sobre cálculos, responda: quantas gotas e microgotas por minuto são necessárias, aproximadamente, para correr uma solução glicofisiológica de 500ml em 06 horas?
De acordo com a classificação diagnóstica da hanseníase utilizada pelo Mistério da Saúde, assinale a opção incorreta:
Sobre a utilização de testes rápidos (TR) no diagnóstico de HIV, assinale a opção incorreta:
Sobre as alterações fisiológicas da gestação, leia e relacione as colunas abaixo, a seguir escolha a alternativa que apresente a sequência correta:
1. Rede de Haller 2. Tubérculos de Montgomery 3. Cloasma gravídico 4. Manobra de leopold 5. Linha Nigra ou alba
(___) Aumento da circulação venosa da mama. (___) Método usado para determinar a posição de um feto dentro do útero. (___) Alterações pigmentares que aparecem nas gestantes, com prevalência, na região facial. (___) Hiperpigmentação na forma de linha que aparece na barriga da gestante. (___) Glândulas sebáceas hipertróficas, produzem secreção que serve para hidratar a aréola.
A brucelose é uma zoonose causada por bactérias do gênero Brucella. Com base no Protocolo Estadual de Brucelose Humana de Santa Catarina (SC), assinale a alternativa incorreta.
Segundo o calendário de vacinação do estado de Santa Catarina o prematuro extremo necessita de um esquema de vacinação especial. Assinale a alternativa que define os critérios para adoção deste esquema vacinal.
De acordo com a Lei nº 8.080/1990 relacione corretamente as colunas:
Entende-se por __________ um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Entende-se por __________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Entende-se por__________, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
1. Vigilância Epidemiológica 2. Saúde do Trabalhador 3. Vigilância Sanitária
De acordo com a Lei nº 8.080/1990, art. 7º, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:
I. Integralidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. II. Universalidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. III. Descentralização político-administrativa, com direção múltipla em cada esfera de governo: ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde. IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população. V. Organização dos serviços públicos de modo a estimular a duplicidade de meios para fins idênticos.