Questões de Concursos: Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q833462 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento que possui como um dos eixos integradores o item “Diversidade e Inclusão”. Sobre este eixo, assinale a alternativa INCORRETA:

2 Q833310 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Leia os versos a seguir e analise as assertivas:
Sertão, argúem te cantô, Eu sempre tenho cantado E ainda cantando tô, Pruquê, meu torrão amado, Munto te prezo, te quero E vejo qui os teus mistéro Ninguém sabe decifrá. A tua beleza é tanta, Qui o poeta canta, canta, E inda fica o qui cantá. (Patativa do Assaré. “Eu e o Sertão”).
I. Com base na linguagem utilizada no poema, o eu lírico se apresenta como falante de uma variedade linguística específica de determinada região brasileira. II. O registro dos termos arguém, Pruquê e decifrá representam e caracterizam a pronúncia do sertanejo e do nordestino. III. O emprego de uma linguagem simples e específica permite uma maior identificação do povo sertanejo com o texto e com a obra do autor.
Pode-se afirmar que:

3 Q832374 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à organização da Educação Infantil:

4 Q833252 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

No que se refere à Acessibilidade e à Tecnologia Assistiva (TA), verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A Acessibilidade foi tratada na “Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência” como a possibilidade das pessoas com deficiência viverem com uma autonomia relativa, mediante auxílio, assistência e amparo para participar de algumas atividades da vida coletiva.
II. Tecnologia Assistiva é um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem pensada e executada para minimizar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência.
III. Muitas iniciativas inovadoras da informática resultam em Tecnologias Assistivas responsáveis por equipamentos e softwares no campo educacional desenvolvidas especialmente para a integração dos deficientes em ambientes e mecanismos de aprendizagem. As TAs são, portanto, uma definição exclusiva para estes objetos físicos, dispositivos ou equipamentos.

5 Q834386 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à diversificação das atividades na Educação Infantil:

6 Q832355 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta em relação ao ensino fundamental de 9 anos:

7 Q832575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Sobre a legislação que abrange questões relativas à Educação Especial no Brasil, assinale a alternativa correta:
I. A Lei 12.764 de 2012 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo aos autistas os mesmos direitos das pessoas com deficiência. II. O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei 13.146, sancionado pela Presidenta Dilma Roussef em 2015 e criou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. III. Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi reconhecida como meio de comunicação e expressão por um manifesto, entretanto, ainda carece de legislação.

8 Q834974 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

A “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” é um documento que reconhece a necessidade de superar as práticas discriminatórias no sistema de ensino e colocar a educação inclusiva no centro das discussões das políticas educacionais. Sobre este documento, assinale a alternativa INCORRETA:

9 Q834380 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Segundo a Educação Infantil, assinale a alternativa correta:

10 Q833868 | Informática, Internet, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Sobre o uso da internet como fonte de pesquisa, verifique as assertivas e assinale a correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.