Questões de Concursos: Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

3 Q845107 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

O território é a base do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Trabalhar com território implica o processo de coleta e sistematização de dados, que devem ser interpretados e atualizados periodicamente pela equipe. Assinale a alternativa que NÃO corresponda a dados coletados pelos ACS.

4 Q844293 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

Conforme a Portaria GM nº 2.488/2011, referente às atribuições dos membros das equipes de atenção básica, analise as seguintes assertivas:

I. São atribuições comuns a todos os profissionais participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades.

II. É específico do Agente Comunitário de Saúde trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea.

III. São atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente, bem como controle de insumos na UBS.

IV. É atribuição específica do Agente Comunitário de Saúde realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.

V. É atribuição do Agente Comunitário de Saúde orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea.

Quais estão corretas?

5 Q840729 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da vigilância epidemiológica, EXCETO:

6 Q843826 | Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

Referente às doenças sexualmente transmissíveis, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) AIDS: causada pela infecção do organismo humano pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). ( ) HPV: é uma lesão, na região genital, causada pelo Papilomavírus Humano (HPV). ( ) Clamídia: apresenta sintomas parecidos com os da sífilis. ( ) Tricomoníase: os sintomas são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. ( ) O vírus da hepatite A está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada, as relações sexuais constituem uma via importante de transmissão da hepatite A.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

8 Q848160 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

Em uma escola, 220 crianças foram entrevistadas sobre o tipo de música que gostam de ouvir. 187 crianças disseram que gostam de sertanejo, e 125 disseram que gostam de pagode. Sabendo que todas as crianças gostam de pelo menos um dos dois tipos musicais e que não lhes foi questionado sobre outros tipos, quantas crianças gostam de sertanejo e pagode ao mesmo tempo?

9 Q843329 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é um instrumento utilizado no planejamento das equipes de saúde. Porém, é necessário salientar que, para alimentar esse sistema, são utilizadas fichas para coleta de dados, produzidas, na maioria das vezes, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a partir de informações referidas na Visita Domiciliar (VD). Portanto, o entendimento correto dos conceitos de cada ficha é muito importante. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Ficha A - Agrega informações relacionadas ao cadastro das famílias na microárea do ACS. II. Ficha B - Agrega informações relacionadas às atividades da ESF sobre consultas médicas e de enfermagem, solicitação médica de exames, encaminhamentos médicos, internação domiciliar, procedimentos de enfermagem, marcadores, hospitalizações e óbitos. III. Ficha C - É uma cópia das informações pertinentes da Caderneta da Criança, padronizada pelo Ministério da Saúde e utilizada pelos diversos serviços de saúde. IV. Ficha D - Agrega informações relativas ao acompanhamento de clientes com as seguintes doenças: diabetes melito, hipertensão arterial, tuberculose, hanseníase e gestantes.
Quais estão corretas?

10 Q842156 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Santiago do Sul SC Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

A Triagem Neonatal, também conhecida como o teste do pezinho, é um meio de fazer o diagnóstico precoce de diversas doenças congênitas assintomáticas no período neonatal. Durante uma visita domiciliar, o agente comunitário passa algumas informações sobre o teste do pezinho. Sobre esse teste, assinale a alternativa INCORRETA.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.