Questões de Concursos: Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q843264 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

A ação muscular que desencadeia o ciclo da marcha exige a participação integrada de vários músculos, cada um executando sua ação, ora como agonistas ora como antagonistas dos movimentos necessários para que o aparelho locomotor trabalhe fisiologicamente. Para uma adequada reabilitação da marcha, devemos analisar a função (principal ação) de cada músculo dos membros inferiores. Após analisar as alternativas abaixo e identificar a relação das informações contidas em cada uma delas, marque a que apresenta as informações corretas.

2 Q840025 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Numa aula de cinesiologia e biomecânica, estudantes de fisioterapia realizaram uma avaliação minuciosa da marcha de um determinado paciente. O exame revelou queda brusca do pé após o apoio do calcanhar (uma anormalidade na marcha). O professor solicitou aos estudantes que identificassem a causa do problema. A hipótese formulada pelos estudantes que melhor explica o ocorrido é:

3 Q843845 | Fisioterapia, Avaliação funcional, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Alguns testes especiais são característicos à anatomia e às condições patológicas de cada articulação. Tomando como exemplo a articulação do ombro, a aplicação do teste de Yergason determina

4 Q841314 | Fisioterapia, Neuroanatomia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Os nervos do membro superior originam-se do plexo braquial, estendem-se da região cervical para a axila e fornecem fibras motoras e sensoriais. O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 a C8 e T1, e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio. Assim, percebemos que o plexo braquial não inerva somente o membro superior, mas também os músculos das regiões cervical e torácica e, ainda, alguns da região dorsal. Sobre essas relações anatômicas (raízes nervosas e músculos inervados), está CORRETO o que se afirma na alternativa:

5 Q841630 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Paciente asmático realiza um exame de espirometria. O resultado esperado é

6 Q849077 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questãos que a ele se refere.

A presença que as crianças podem nos ensinar

    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.
     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos - urgentemente - reaprender, as crianças já sabem.
     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?
     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.
     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?

Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020.

Considere o trecho: “Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são ‘folhas em branco’ [...]” (Linhas 7-8)

Tendo em vista a expressão “folhas em branco”, é CORRETO afirmar que, segundo o texto, os adultos consideram que as crianças

7 Q842073 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Muitas vezes os membros inferiores são acometidos por doenças vasculares que causam desde um pequeno desconforto até processos inflamatórios e infecciosos que interrompem a locomoção do paciente. Uma patologia vascular das veias caracterizada por edema, calor, eritema e estase (estagnação com formação de coágulo), pode ser interpretada como

8 Q844210 | Fisioterapia, Semiologia Patologia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

As artérias dos membros superiores são supridas por nervos simpáticos. Fibras pós-ganglionares dos gânglios simpáticos entram em nervos que formam o plexo braquial e são distribuídas para as artérias digitais através de ramos originados do plexo. Quando acometidas, as artérias podem apresentar crises intermitentes de isquemia dos dedos caracterizada por cianose e não raro acompanhadas por parestesias e dor, que costumam ser causadas pelo frio e estímulos emocionais. O distúrbio pode resultar de uma anormalidade anatômica ou de uma doença de base. Quando a causa do distúrbio é de origem idiopática ou primária, é denominada

9 Q844781 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Conhecida como joelho de corredor, um problema comum entre os maratonistas, a sobrecarga no joelho pode ocorrer em esportes que incluem corrida, como o basquete. A sensibilidade e a dor ao redor da patela, ou sob ela, resultam do desequilíbrio do músculo quadríceps. Também pode ser causada por um golpe na patela ou flexão extrema do joelho, por exemplo, durante o agachamento ao levantar peso. A situação clínica descrita no texto acima se aplica a qual patologia?

10 Q842907 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Diferentes patologias podem comprometer a medula espinhal (ME) e, em razão da sua localização, estrutura anatômica, tratos e vias envolvidas, as manifestações clínicas são bastante variadas. Assim, podemos dizer que, numa lesão medular que compromete o neurônio motor inferior, a manifestação clínica apresentada é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.