Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História

Encontre aqui questões Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

No reino Africano de Kush as mulheres podiam alcançar posições políticas de destaque, o título mais conhecido era Candace, ou Rainha-Mãe, que algumas vezes chegava a assumir a chefia de Estado. O processo pelo qual elas alcançavam tais posições decorria da seguinte prática cultural:
Em setembro de 2020 pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos anunciaram que encontraram possíveis sinais de vida em Vênus. Estes sinais são decorrentes de que descoberta?
A escola dos Annales, entre os anos 1960 e 1970, realizou um movimento nos fundamentos teóricos da história que ficou conhecido pela expressão “do porão ao sótão”, que resumidamente quer dizer:
Observe abaixo a lista apresentada de bens culturais brasileiros:
I. Bumba meu boi. II. Cajuína nordestina. III. Pelourinho (BA). IV. Queijo de Minas.
Quais itens representam patrimônios imateriais brasileiros:
O Cisma do Oriente, ocorrido em 1054 d.C. dividiu a Igreja Cristã em duas partes, a Igreja Católica Apostólica Romana, chefiada pelo Papa em Roma. O outro seguimento cristão e sua sede eram:
“50 anos em 5” foi o slogan da campanha de Juscelino Kubistchek, visando dar uma aparência de otimismo e desenvolvimento para seu governo. Seu projeto consistia em eleger 5 grande áreas para investimento, energia, transporte, indústria, alimentação e educação. Em conjunto este ficou conhecido como:
Na historiografia brasileira, especialmente a partir da década de 1980, pesquisas deram atenção às práticas heréticas e os conflitos envolvendo a visitação do Tribunal do Santo Ofício. Este tipo de estudo é especialmente favorecido pela riqueza de detalhes de que tipo de documentação?
. Leia sobre o trabalho com fontes e ensino de história e responda
“O trabalho com o documento (...) escrito, arqueológico, figurativo, oral, que é interrogar os silêncios da História (...) algo que nos foi dado intencionalmente, ele é o produto de certa orientação da História, de que devemos fazer crítica, não só segundo as regras do método positivista, que obviamente continuam necessárias a certo nível, mas também de uma maneira que eu qualificaria de quase ideológica. Tem um caráter mais ou menos fabricado.” (Adaptado)
O trecho demonstra aspectos da documentação histórica que devem ser trabalhados em sala de aula. É importante explicar ao aluno:
As invasões germânicas no Império Romano foi um dos fatores que contribuiu para sua queda no século V. Os povos germanos foram duramente pressionados por povos nômades que vinham da Ásia. Este povo, dedicado à caça e a rapinagem eram os: