Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional

Resolva online questões de Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q833545 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato Ortopedia, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Em alguns músculos, a maioria das fibras corre paralela ao longo eixo do músculo, e umas poucas correm por todo o seu comprimento. Os músculos com suas fibras dispostas em paralelo, ou quase, podem deslocar um peso por uma grande distância. Em outros músculos, as fibras são oblíquas em seu longo eixo. Por causa de sua semelhança com as penas, eles são chamados músculos penados. (MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.p.19 - Arquitetura dos músculos esqueléticos.)
Sobre o contexto enunciado, marque a explicação INCORRETA.

2 Q834082 | Terapia Ocupacional, Relação da Terapia Ocupacional com os Sistemas de Saúde, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

O SUS não é apenas assistência médico-hospitalar; também desenvolve, nas cidades, no interior, nas fronteiras, portos e aeroportos, outras ações importantes como a prevenção, a vacinação e o controle das doenças. (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_ saude_brasil_3ed.pdf)
Sobre as atribuições do SUS, marque a alternativa CORRETA.

3 Q833093 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

"As Atividades de Vida Diária (AVD) são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente. Não se resume somente aos auto - cuidados de vestir-se, alimentar-se, arrumar-se, tomar banho, e pentear-se, mas engloba também as habilidades de usar telefone, escrever, manipular livros, dentre outras, além da capacidade de virar-se na cama, sentar-se, mover-se e transferir-se de um lugar para outro". (Trombly, 1989). (Por: Rosa Maia - Terapeuta Ocupacional.)
Marque a alternativa com informação incoerente com a "Corrente Humanista".

4 Q834344 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Uma órtese é um aparelho externo (vestido) pelo paciente para a restrição ou promoção do movimento, ou para a redução da carga para um segmento corporal. Na "Avaliação e tratamento ortótico", o terapeuta ocupacional, não deve traçar o seguinte objetivo. Relacionar as principais partes do sapato às necessidades de indivíduos usuários de órteses para os membros inferiores:

5 Q833481 | Terapia Ocupacional, História, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

A Psicologia apresenta abordagens centrais e importantíssimas: Psicanálise, Humanismo, Behaviorismo ou Psicologia comportamental, Terapia cognitivo-comportamental. Cada uma delas representa uma teoria própria, com seus modos de compreender o homem e a sociedade. Assim, cada uma delas foi construída por teóricos diferentes e se baseia em técnicas particulares. As psicoterapias podem ser vistas como tentativas de construir experiências que permitirão às pessoas enfrentar a vida de uma forma mais satisfatória e produtiva. Nessa linha de entendimento, tem-se que:
Os terapeutas centrados no cliente utilizam a seguinte técnica:

6 Q835106 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Os doze pares de nervos cranianos, conectados ao encéfalo, são numerados no sentido ântero - posterior, de acordo com suas ligações ao encéfalo. (MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. Cap.9.) Sobre o enunciado, marque a afirmação INCORRETA.

7 Q831827 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Julgue as informações seguintes com o código (C) certo ou (E) errado.

I.A demanda da Terapia Ocupacional (TO) na atuação da área ergonômica é justificada pela crescente consciência das relações entre os fatores ocupacionais e o adoecimento, sobretudo pelo advento dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), inicialmente denominados de lesões por esforços repetitivos (LER), além da necessidade de as empresas investirem em programas preventivos como forma de se precaverem de possíveis indenizações trabalhistas por parte dos lesionados.

II.A análise do ambiente de trabalho pelo terapeuta deve estar associada a uma participação da pessoa que irá exercer sua ocupação no ambiente de trabalho, podendo chamar de ergonomia participativa. Esta prática maximiza as chances de que as motivações, preferenciais e crenças do funcionário sejam consideradas e incorporadas a qualquer solução ergonômica.

III.Desconsiderar os elementos que justificam a ergonomia participativa pode acarretar em falta de cooperação e talvez em fracasso da intervenção ou adaptação.

IV.O processo de recuperação do paciente acometido por LER envolve aspectos tanto de ordem médica como de outros profissionais, embora a variedade do tratamento seja restrita e específica, depende do estágio em que se encontra a doença.

Após análise, marque a alternativa CORRETA.

8 Q834163 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Analise as assertivas:

I.A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

II.Na "Disposição Preliminar" a Lei nº 8.080 institui: "Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado".

III.A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

IV.Em conformidade com a Lei nº 8.142, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados unicamente como: "Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pela União".

Estão CORRETAS:

9 Q835018 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Ergonomia refere-se ao estudo da adaptação do trabalho ao homem, sendo o trabalho entendido de forma ampla, abrangendo não apenas aquelas máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, como toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. A ergonomia vai além do ambiente físico, abrangendo também os aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados (LIDA, 1990).
Nessa perspectiva, marque a alternativa CORRETA.

10 Q831707 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

A Portaria nº 155, de 20 de março de 2020 - Comissão Nacional de Teleconsultoria - Dispõe sobre a criação da Comissão Nacional de Teleconsultoria do Sistema COFFITO/CREFITOS em Fisioterapia e Terapia Ocupacional para o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. 43) tps://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15843#more-15843)
Marque a alternativa cujo Artigo apresenta incoerência com o que dispõe a Portaria enunciada.