Questões de Concursos: Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia

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1 Q849512 | Geografia, População, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

O início do século XIX registrou o primeiro bilhão de pessoas no mundo, e no sáculo XX foi observada uma grande revolução demográfica com o aumento do contingente populacional. As estimativas apontam que a população mundial para 2030 é de 9 bilhões de habitantes. Em decorrência desta problemática, surgiu uma nova teórica que associa crescimento demográfico e desenvolvimento econômico, ou seja, o crescimento demográfico desvia recursos que poderiam ser aplicados em atividades produtivas, como indústria e agropecuária. Neste contexto, foi criada na China a política do “filho único”. Acerca de qual teoria estamos nos referindo? (fonte: http://www.census.gov/population/international/data/idb/worldpopgraph.php)

2 Q850104 | Geografia, Geografia Política, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

“A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade” (Fonte: Santos, M. (2008). A Natureza do Espaço: Técnica, Tempo, Razão e Emoção. 4ed. 4 reimpr - São Paulo: Ed.Edusp).
A ordem geopolítica mundial é uma forma de configurar as transformações políticas e econômicas que ocorrem no mundo. Neste sentido, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Na ordem bipolar a organização do espaço mundial é comandada por duas grandes potencias, China e Estados Unidos. ( ) Uma das características da nova ordem mundial é a definição de uma multipolaridade ou unipolaridade. ( ) A ordem unipolar é comandada pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, formado pelos países Estados Unidos, China, Rússia, França e Alemanha. ( ) O exemplo de configuração econômica da ordem multipolar é a construção de blocos regionais impulsionados pelo processo de globalização. Alguns desses blocos são: União Europeia (UE), Mercado Comum do Sul (Mercosul), entre outros.
Assinale a sequência CORRETA.

3 Q851001 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

Desde a formação da Terra oscilações climáticas ocorrem. Além das mudanças climáticas associadas a fatores naturais, as ações do homem, como a emissão de gases poluentes ou do desmatamento, estão contribuindo para desencadear fenômenos de alteração climática. Algumas das consequências deste fenômeno são:
I- Inversão térmica. II- Formação de ilhas de calor. III- Diminuição da camada de ozônio. IV- Desertificação.
Está CORRETO o que se afirma em:

4 Q848033 | Geografia, Agropecuária, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

Desde 2008, acontece no Brasil a Marcha das Margaridas, milhares de mulheres trabalhadoras do campo de várias partes do Brasil marcham até Brasília para fazer reivindicações. É considerada a maior manifestação de mulheres da América Latina, e seu nome é uma homenagem a Margarida Maria Alves, que ocupou por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande - PB, sendo assassinada em 1983. Dentro desta perspectiva, marque a alternativa CORRETA.

5 Q848850 | Geografia, Geografia Física, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

O conceito de hotspot foi criado em 1988 e está relacionado à alta biodiversidade e alto grau de ameaça à biodiversidade, sendo os critérios para sua delimitação a existência de pelos menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e a área ter perdido mais de três quartros de sua vegetação original. Quais dos domínios morfoclimáticos brasileiros estão inseridos na lista de hotspot mundial.

6 Q850765 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Desastres Naturais e Humanos na Atualidade, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

Manchas de petróleo cru têm aparecido em praias do Nordeste desde o início de setembro de 2019 e atingiram 161 locais em 72 municípios de 9 estados, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). (Fonte: https://www.ibama.gov.br/notas/2047- manchas-de-oleo-no-litoral-do-nordeste. Acessado em: 14/10/2019).
A degradação dos ecossistemas marinhos provoca danos ambientais e ameaça a biodiversidade marinha, gerando consequências preocupantes. São listados abaixo três exemplos de degradação.
I- Poluição causada por esgotos e por defensivos agrícolas. II- Vazamento de produtos petroquímicos. III- Lançamento de resíduos sólidos.
Pode-se afirmar que as principais consequências associadas às assertivas I, II e III que ameaçam a biodiversidade marinha são, respectivamente:

7 Q851463 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O contexto parecia pedir uma ciência humana livre de ideologias, do subjetivismo e do controle das classes então dominantes (nobreza e clero), e, neste cenário, uma “matemática social” (notabilizada pelo emprego das matemáticas para estudar aspectos sociais) veio conferir ao pensamento humano os predicados da exatidão e neutralidade”. (Fonte: VITTE, A. C., 2007. Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil).
A citação refere-se à doutrina filosófica positivista que influenciou algumas correntes do pensamento geográfico. Que são:
I- Possibilista. II- Determinista. III- Teorética e quantitativa. IV- Crítica.
Está CORRETO o que se afirma em:

8 Q850633 | Geografia, Geografia Física, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

As formas da superfície da Terra resultam dos processos relacionados às dinâmicas exógenas e endógenas. Os dois conjuntos de processos atuam de forma antagônica ao longo do tempo geológico. São agentes internos de transformação de relevo:

9 Q851279 | Geografia, Amazônia, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolve um Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), que publica dados do desmatamento nesta área periodicamente. Segundo o INPE houve um acréscimo das taxas de desmatamento de 8,5% entre os anos de 2017 para 2018 e de janeiro até agosto de 2019, a área desmatada foi 92% superior à do mesmo período de 2018. Julgue às assertivas e responda o que se pede.
I- O avanço descontrolado do desmatamento na Amazônia Legal está relacionado à exploração de madeira, expansão da pecuária e da monocultura, gerando uma fragmentação das áreas de florestas, ameaçando a biodiversidade existente. II- Os dados apresentados pelo INPE não correspondem à realidade e estão sendo usados para apoiar uma estratégia da geopolítica mundial para suprimir a soberania do Brasil sobre o território da Amazônia Legal. III- A Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173 de 1966, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás. IV- O grupo das angiospermas (plantas com flores) é o principal e economicamente mais importante grupo de plantas terrestres. Na Amazônia Legal foi registrada uma baixa biodiversidade de angiospermas, por isso, o desmatamento não ameaça a biodiversidade e é necessário para o crescimento econômico. V- Segundo o Primeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica, desde 1985 a política governamental estimulou um avanço das fronteiras agropecuária e mineradora com pouca atenção para os aspectos ambientais. Em 2004, foi lançado um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal - PPCDAM, em que foi registrado uma redução de 71% da taxa de desmatamento no período entre 2005-2016.
Está CORRETO o que se afirma em:

10 Q849782 | Geografia, Urbanização, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II Geografia, CPCON, 2020

O crescimento do processo de urbanização ocorreu a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial. No século XIX o processo de urbanização se expandiu, contudo no início século XX a população mundial ainda era predominantemente rural, realidade modificada na segunda metade do século XX e início do século XXI. Segundo o IBGE (censo 2010), 84% da população brasileira vivia em zonas urbanas. Sobre o tema assinale a alternativa CORRETA.
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