Questões de Concursos Públicos: Primeiro Tenente Farmácia Hospitalar

Encontre aqui questões Primeiro Tenente Farmácia Hospitalar de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Uma forma de entender o conceito e a importância dos sistemas de qualidade na Farmácia Hospitalar e de viabilizar a aplicação da padronização e da melhoria nesses sistemas é a aplicação do ciclo PDCA. O Ciclo PDCA nasceu no escopo da tecnologia denominada TQC- Total Quality Control – como uma ferramenta que melhor representava o ciclo de gerenciamento de uma atividade, qualquer que fosse esta. O conceito do Ciclo PDCA evoluiu ao longo dos anos vinculando-se também com a ideia de que uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita forçosamente planejar e controlar as atividades a ela relacionadas.
A esse respeito, é correto afirmar que a sequência que apresenta as fases do ciclo PDCA está descrita em
A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, essa ação tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Dentro de uma estrutura hospitalar, a farmácia é quem adquire e/ou prepara todos os agentes antimicrobianos necessários à terapêutica e à higienização hospitalar. Por meio da farmácia, pode se garantir o acesso racional e monitorar a utilização dos antimicrobianos e a utilização de saneantes e germicidas nos diversos setores do hospital.
A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) A clorexidina tem rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável.
( ) A higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é insuficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.
( ) O modo de ação predominante dos álcoois na antissepsia consiste na desnaturação e coagulação das proteínas. Outros mecanismos associados têm sido reportados, como a ruptura da integridade citoplasmática, à lise celular e à interferência no metabolismo celular.
( ) Vários antissépticos e sabonetes associados à antissépticos podem ser utilizados na higienização das mãos durante o cuidado de pacientes colonizados e ou infectados com microrganismos multirresistentes, como clorexidina, Polivinilpirrolidona Iodo – PVPI, triclosan e álcool.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I. A intervenção farmacêutica permite a avaliação da qualidade por meio de indicadores, os quais podem ser utilizados para demonstrar a contribuição do farmacêutico na assistência, reforçar aos profissionais a importância desse cuidado e comparar os dados com outras instituições, visando melhorias de processos
PORQUE

II. intervenção farmacêutica é um ato planejado, documentado e realizado, junto ao usuário e a profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/ seguimento farmacoterapêutico.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
O Sistema de distribuição é a etapa responsável pela disponibilização dos itens necessários às operações de uma organização de saúde.
Complete corretamente as lacunas das assertivas indicando o nome do sistema de acordo com a sua descrição.
_____________________________________: os medicamentos são distribuídos por paciente, geralmente por um período de 24 horas, ou podem ser distribuídos por turnos (manhã, tarde, noite), por meio da cópia da prescrição médica (direto) ou por meio da transcrição da prescrição (indireto). O mais recomendado e seguro é o método direto.
_____________________________________: os medicamentos são distribuídos por paciente, por um determinado período de tempo, geralmente por 24 horas, podendo também ser feito por turno. Os medicamentos são separados por horários de administração e prontos para uso, conforme prescrição médica, individualizados e identificados para cada paciente.
_____________________________________: os medicamentos são distribuídos por unidades de internação ou demais unidades assistenciais a partir de uma requisição. Não são feitos em nome de pacientes. As unidades de farmácia encaminham uma quantidade de medicamentos para serem estocados nas unidades assistências, que irão utilizar de acordo com as prescrições médicas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas das assertivas é
São vários os objetivos da farmácia hospitalar. Porém, deve se observar atentamente o alcance dos mesmos com eficiência e eficácia na assistência ao paciente e na integração às demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar.
(GOMES; REIS, 2011; MAIA NETO, 2005, TORRES;ORORIO DE CASTRO, 2007 ).
Em relação ao objetivo da farmácia hospitalar, é correto afirmar que está correlatamente relacionado ao seu componente o de
Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 67, de 8 de outubro de 2007, dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias.
Sobre a aplicação desta legislação aos hospitais ou a qualquer equivalente de assistência médica, é correto afirmar que
Um paciente (homem com 20 anos de idade) com dificuldade para dormir, devido a luto recente, passa por atendimento médico e recebe um benzodiazepínico.
Nesse caso, é correto afirmar que o fármaco recebido
O giro dos estoques é a quantidade consumida, em determinado período, do estoque mantido na farmácia. Em um determinado serviço de saúde, o valor do estoque no fechamento do mês de março foi de R$1.500.000,00 e o valor do consumo neste mesmo mês foi de R$2.000.000,00.
Qual o giro de estoque em dias?
J.C. é um homem de 20 anos, 60 quilos, internado no setor de queimados do hospital, com 70% do corpo com queimaduras de segundo e terceiro graus. J.C. está inconsciente e recebe alimentação via sonda nasogástrica. O farmacêutico clínico, que acompanha o referido paciente e supervisiona estágio, pergunta ao estagiário como deveria ser feita a administração de medicamentos por sonda e ele responde: deve-se triturar todos os medicamentos juntos, do mesmo horário de administração, diluir em 50ml de água e injetar na sonda nasogástrica.
Em relação ao caso descrito, a prática está