Questões de Concursos: Primeiro Tenente Radiologia

Prepare-se para a prova com questões de Primeiro Tenente Radiologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q686535 | Radiologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

De acordo com Haiter et al (2014), em relação aos tomógrafos computadorizados de feixe cônico, é correto afirmar que:

2 Q684762 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Sobre as anomalias dentárias de desenvolvimento, segundo White e Pharoah (2015), marque a opção correta.

3 Q694326 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Para a correta interpretação radiológica, segundo White e Pharoah (2015), alguns passos de uma estratégia sistemática devem ser seguidos em uma ordem específica. Sendo assim, marque a opção que apresenta corretamente esses passos.

4 Q691988 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Segundo Conceição et al. (2007), os dentes podem apresentar alterações de cor por uma série de fatores que, por sua vez, podem estar associados, determinando o fator etiológico do escurecimento. Para que se tenha sucesso no tratamento clareador, é importante ter o conhecimento da origem, da natureza e da composição da mancha. Sendo assim, assinale a opção que apresenta as causas das alterações de cor intrínsecas adquiridas pós-eruptivas.

5 Q686400 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Segundo Neville et al (2016), sobre as patologias ósseas dos maxilares, é correto afirmar que:

6 Q686380 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

A radiossensibilidade de um tecido ou órgão é medida por sua resposta à irradiação. A perda de um número moderado de células não afeta a função da maioria dos órgãos, no entanto, com a perda de um grande número de células, todos os organismos afetados apresentam resultados notáveis. A gravidade dessas alterações depende da dose e, portanto, da quantidade de células perdidas. Sendo assim, de acordo com White e Pharoah (2015), assinale a opção que apresenta somente órgãos / tecidos de radiossensibilidade relativa intermediária.

7 Q691940 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

De acordo com Andrade (2014), qual é o analgésico de escolha para qualquer período da gestação ?

8 Q691765 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Lesão radiolúcida, com margens radiopacas regulares bem definidas, lesões grandes, em particular no corpo posterior e no ramo da mandíbula, que podem se apresentar multiloculadas, e um dente não erupcionado pode estar envolvido na lesão em 25% a 40% dos casos descrevem, segundo Neville et al (2016):

9 Q694446 | Radiologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Texto associado.

Analise as afirmativas abaixo.

De acordo com a Portaria SVS/MS número 453, de 1° de junho de 1998, as exposições ocupacionais normais de cada indivíduo, decorrentes de todas as práticas, devem ser controladas de modo que os valores dos limites estabelecidos na Resolução - CNEN número 12/88 não sejam excedidos. Nas práticas abrangidas por esse Regulamento, o controle deve ser realizado da seguinte forma:


I- a dose efetiva média anual não deve exceder 20mSV em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50mSV em nenhum ano.

II- a dose equivalente anual não deve exceder 500mSV para extremidades e 200mSV para o cristalino.

III- para mulheres grávidas, as condições de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose na superfície do abdômen não exceda 2mSV durante todo o período restante da gravidez, sendo pouco provável que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 1mSV nesse período.

IV- menores de 18 anos não podem trabalhar com Raios X diagnósticos, exceto em treinamento.

V- é permitida a exposição ocupacional de menores de 16 anos.

Assinale a opção correta.

10 Q686469 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha

Para a realização de exames radiográficos convencionais extrabucais, uma série de fatores é levada em consideração com a finalidade de se obter uma padronização e alcançar um resultado adequado para um estudo radiográfico completo da região craniofacial. Segundo Freitas et al (2004), assinale a opção na qual a média de variação, da Distância área-focal e objeto; a Miliamperagem (mA) e o Tempo de Exposição em segundos se encontram, respectivamente, dentro dos valores aceitáveis em que é possível se obter uma imagem de qualidade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.