Ao estudar Ciências as pessoas aprendem a respeito
de si mesmas, da diversidade e dos processos de
evolução e manutenção da vida, do mundo material –
com os seus recursos naturais, suas transformações
e fontes de energia, do nosso planeta no Sistema
Solar e no Universo e da aplicação dos
conhecimentos científicos nas várias esferas da vida
humana. Essas aprendizagens, entre outras,
possibilitam que os alunos compreendam, expliquem
e intervenham no mundo em que vivem.
Em relação ao estudo de Ciências no Ensino
Fundamental, anos iniciais, de acordo com a BNCC, é
correto afirmar que
I. na unidade temática matéria e energia , nos anos
iniciais, as crianças já se envolvem com uma série de
objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diáriae na relação com o entorno. Essas experiências são
o ponto de partida para possibilitar a construção das
primeiras noções sobre os materiais, seus usos e
suas propriedades, bem como sobre suas interações
com luz, som, calor, eletricidade e umidade, entre
outros elementos.
II. na unidade temática vida e evolução , nos anos
iniciais, as características dos seres vivos são
trabalhadas a partir das ideias, representações,
disposições emocionais e afetivas que os alunos
trazem para a escola. Esses saberes dos alunos vão
sendo organizados a partir de observações
orientadas, com ênfase na compreensão dos seres
vivos do entorno, como também dos elos nutricionais
que se estabelecem entre eles no ambiente natural.
III. na unidade temática vida e evolução , nos anos
iniciais, pretende-se que, em continuidade às
abordagens na Educação Infantil, as crianças
ampliem os seus conhecimentos e apreço pelo seu
corpo, identifiquem os cuidados necessários para a
manutenção da saúde e integridade do organismo e
desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas
diferenças individuais, tanto no que diz respeito à
diversidade étnico-cultural quanto em relação à
inclusão de alunos da educação especial.
IV. na unidade temática terra e universo , nos anos
iniciais, há uma ênfase no estudo de solo, ciclos
biogeoquímicos, esferas terrestres e interior do
planeta, clima e seus efeitos sobre a vida na Terra, no
intuito de que os estudantes possam desenvolver uma
visão mais sistêmica do planeta com base em
princípios de sustentabilidade socioambiental.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas
d) I, II, III e IV.