Questões de Concursos Públicos: Professor de Artes Visuais

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1 Q42601 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar uma política coronelista estadual, efetivada pela relação entre os coronéis interioranos e a capital.A permanência dessa política é decorrente

2 Q42580 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

Grande parte das políticas educacionais brasileirasfoi reorientada a partir de 2003, implicando alterações nos marcos regulatórios vigentes para a educação básica e superior, pautadas no binômio inclusão e democratização (DOURADO. In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, n.100. especial. 2007). Nesse sentido, destacam-se as seguintes ações governamentais:

3 Q42567 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

O pensamento pós-moderno questiona os limites do projeto de racionalidade moderna e suas pretensões universalistas sobre o progresso, a felicidade e a liberdade. O mundo moderno, baseado na cultura ocidental e em suas tecnologias, ancora-se na certeza e na ordem, a pós-modernidade, por sua vez, caracteriza-se pela:

4 Q42599 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

Os fluxos migratórios para o território goiano, durante o século XX, seguiram padrões regionais influenciados pela dinâmica econômica e projetos de integração nacional. Ao observar o perfil demográfico do Sudoeste Goiano e do Entorno do Distrito Federal, percebe-se que esse padrão foi determinado, respectivamente, pela

5 Q42570 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seupapel na dissimulação de como a dominação branca colonizaas definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é

6 Q28256 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG, Ensino Superior

Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma:

7 Q42600 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

As representações expressam a relação do sujeito com as formas de organização do espaço. Nesse sentido, as representações sobre a sociedade goiana, no século XIX, foram tributárias

8 Q319598 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN, Ensino Médio

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

9 Q42582 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

Segundo Behrens (In.: MORAN, J. M. Novas Tecnologias e mediação pedagógica, 2000), os professores e alunospodem beneficiar-se da tecnologia da informação parafavorecer os processos tanto de ensino quanto de aprendizagem, pois estão disponíveis no mercado diversos tipos de programas aplicados à educação, dentre eles, os programas tutoriais, que são

10 Q42602 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior

Leia o fragmento a seguir.

                         Esta secção zurgindo, 
                         Zurgirá sem pena ou dó 
                         Enquanto estiver agindo
                         Com desmandos o Totó

(ZUMBI, 24.06.27) In: MACHADO, Maria Cristina Teixeira. Pedro Ludovico: um tempo, um carisma, uma história. Goiânia: Cegraf/UFG, 1990, p. 119.

Esse fragmento faz alusão ao contexto político de Goiás, no final da década de 1920, fundamentando-se na crítica à oligarquia local e indicando que, com a mudança do centro de poder, o Estado